Publicado em 4 comentários

Dicas para a recuperação após o parto

Como qualquer mulher, uma das minhas principais preocupações é se conseguirei perder, após o parto, todo o peso adquirido durante a gestação (e foram muitos!!) , ainda mais que sempre tive problemas nessa área de obesidade.

Segundo a cirurgiã plástica Vanessa Brandalise, que atua em São Paulo e Campinas-SP, algumas mulheres têm mais dificuldade de voltar ao peso normal após a gestação porque durante a gravidez os músculos abdominais são esticados para a fecundação do bebê. Além disso, o corpo fica mais inchado e as mamas são alteradas em formato e estrutura, ficando hipersensíveis por causa das taxas hormonais da gravidez.

Para evitar as consequências indesejáveis da gestação (como estrias, manchas na pele, celulite e flacidez) e para a melhor recuperação do organismo após o nascimento do bebê, a especialista dá algumas dicas:

  • Beber bastante água
  • Usar hidratantes a base de ureia (ativo hidratante que mantém a pele hidratada por longos períodos)
  • Usar sutiãs cirúrgicos na gestação (para conter o crescimento e a hipersensibilidade mamária). Após o parto, recomenda-se o uso de sutiãs para amamentação
  • Praticar atividades físicas regulares
  • Manter uma alimentação saudável, evitando ganhar mais de 1 kg por mês
  • Usar filtro solar diariamente
  • Fazer hidratação e esfoliação corporais
  • E quando o bebê nascer, colocá-lo para mamar, igualmente, nos dois seios (isso também vale para as mulheres que têm silicone)

A médica também orienta sobre a utilização de cintas cirúrgicas compressivas abdominais, após o parto. “O uso da cinta é polêmico, mas para nós cirurgiões plásticos, as cintas e modeladores comprimem o inchaço abdominal, modelam a silhueta, dão mais segurança e facilitam o retorno de órgãos e musculatura à posição normal, anterior à gestação”, diz Vanessa.

Tratamentos estéticos

Caso você esteja pensando em buscar tratamentos estéticos, drenagens linfáticas, infravermelho e radiofrequência ajudam a acelerar o retorno mais rápido do corpo após o parto. Já para as manchas faciais – comuns nas gestações – são indicados tratamentos com ácidos e peelings. Vale lembrar que é preciso fazer uma avaliação médica individual para saber o que é mais indicado para cada pessoa, principalmente se você estiver amamentando.

Voltar ao corpo normal após a gravidez parece ser um desafio, mas com calma e orientação é possível lidar com a recuperação pós-parto de forma mais tranquila. Se você, como eu, está passando por isso, saiba que no final tudo dará certo!

Boa sorte e boa recuperação!

Um abraço, da Mamãe Prática Fabi

Nota da Mamãe Prática Mari: amamentei meu bebê até os seis meses de idade (amamentação exclusiva) e voltei rapidamente ao meu peso anterior à gravidez, pois a amamentação é um grande exercício em termos de gastos calóricos! Lembre-se de beber muita água e comer de forma saudável nesse período.

Foto abertura: Freeimages/ Chris Greene

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

4 comentários sobre “Dicas para a recuperação após o parto

  1. Amanhã meu bb faz 5 meses e estou praticamente com o mesmo peso de quando fui pra maternidade kkk, mesmo amamentando ele apenas com leite materno e doando bastante leite para o banco de leite aqui da minha cidade. Li muitas mães dizendo eu e emagreceram porque amamentaram mas comigo não funcionou hahaha. Confesso que não passo vontade de comer nada e não prático nenhum exercício o que contribui muito para continuar gordinha rs. Esperança (em emagrecer) é a última que morre né. Bjinho meninas

    1. Olá Aline,

      Durante a amamentação, o mais importante é comer de forma saudável, o que significa também evitar doces. É difícil, né? Mas já é uma grande ajuda! Outra sugestão é começar os exercícios de forma moderada, como uma caminhada de meia hora de duas a três vezes na semana. Não desanime, comece devagar e quem sabe assim você logo fica mais animada para os exercícios. Beijo grande, Mamãe Prática Mari.

  2. Eu grávida de quinze semana três dias sinto. Muita dor de cabeça

    1. Aline, esperamos que você melhore logo. Vale conversar com sua médica sobre isso. Uma linda gestação pra você 🙂 Beijos Mari

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.