Publicado em 3 comentários

Pré-eclampsia na gestação

Quase toda grávida já ouviu falar de um problema chamado “pré-eclampsia”. Eu mesma sempre ouvi minha mãe dizer que no final de sua gestação teve pressão alta e, assim, eu e minha irmã nascemos de oito meses…

Muitas mães que já tiveram essa doença hipertensiva específica da gestação também se preocupam se podem engravidar novamente. De acordo com a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, diretora da clínica Gergin, de São Paulo (SP), essa situação não é impedimento para uma nova gravidez. Mas ela aconselha: “Faça um bom acompanhamento médico antes mesmo de engravidar, mantenha uma alimentação saudável e atividade física regular. Assim, terá mais chances de ter uma segunda gravidez saudável, sem complicações.”

Mais comum na primeira gestação, a pré-eclampsia, conforme explica a Dra. Bárbara, caracteriza-se por aumento da pressão, inchaço e perda de proteína na urina, além de outras alterações clínicas, podendo causar até a chamada eclampsia que é um tipo de convulsão.

A obstetra alerta que a doença pode trazer graves problemas, como prematuridade do bebê e descolamento da placenta. Por isso, é importante prevenir o problema, e a melhor estratégia para evitá-lo é o planejamento para uma gestação saudável. “O ideal é que o casal que deseja ter filhos passe por avaliação médica pelo menos 3 meses antes de interromper o seu método anticoncepcional”, orienta.

Para uma gestação saudável
Mamães, fiquem atentas! Quando manifestamos nosso interesse em engravidar, o médico deve:
– Avaliar a história do casal, seus hábitos de vida e fatores de risco para problemas.
– Checar a vacinação da mulher.
– Orientar sobre alimentação saudável, atividade física e cessação de maus hábitos (como álcool em excesso, fumo e drogas).
– Realizar exames de rotina e esclarecer todas as dúvidas do casal.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Roberta Jardim

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!

3 comentários sobre “Pré-eclampsia na gestação

  1. Tive meu filho com 24anos r não sabia nada sb gestação, dai eu adiquiri hipotireoidismo e minha pressão ficou oscilando ,mi cuido e hoje estou com 35 e quero muito ser mae e meu sonho, só que tenho medo de passá por tudo gostaria muito de saber quis os risco que corro de ter complicações na gestação.!
    E também descobri que tinha sífilis na gestação do meu 1 filho fiz tratamento com bezetacil.creiio que Deus vai mi da essa oportunidade de realizar meu sonho de ter uma princesa.

    1. Hoje eu vivo com outra pessoa e ele sonha TB com uma menina,pois ele n tem mais independente estou madura sei que quero muito ser mae..!! Do meu 1 n tinha espereriencia hoje aos 35 creio que saberei cuida mais dya minha saúde por favor mi da uma resposta,quias os cuidados e se tenho possibilidade de realizar meu sonho.! Sem que eu corra risco de ter complicações na gestação.

      1. oi Fabi, minha xará! Acredito que o ideal é você fazer um bom acompanhamento com obstetra e endocrinologista, mesmo antes de engravidar. Dessa forma, os riscos de qualquer problema diminuem bastante! Como você tem hipotireoidismo (como eu), é importante fazer os exames para avaliar os hormônios da tireoide. Veja esses posts que já fiz sobre o tema:
        Tudo o que você precisa saber sobre hipotireoidismo na gravidez
        Hipotireoidismo: cuidados na gestação
        Hipotireoidismo na gravidez: e agora?

        Não desista do seu sonho, tenha calma e tudo vai dar certo! beijos, Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.