7 dicas para contar que seu filho terá um irmão caçula

Esses dias eu estava conversando com uma amiga que me contava como está difícil para lidar com a filha primogênita, de três anos, que vem demonstrando ciúmes pela chegada do irmão mais novo.

Apesar da menina sempre pedir um irmãozinho, agora que o bebê nasceu ela começou a perceber que terá que dividir a atenção dos pais, o que não é tão simples para uma criança entender e aceitar.

Pensando nesse assunto, achei bem bacana as orientações que recebi da psicóloga Patricia Bader, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, sobre como conversar com os nossos filhos sobre a chegada de um irmão ou irmã. Veja as dicas:

  1. Ao contar para seu filho a novidade explique que a chegada do novo bebê em nada diminuirá o amor da mamãe e do papai por ele.
  2. Peça opinião do seu filho quando estiver montando o quarto do bebê e tente  envolvê-lo em toda a preparação para a chegada do irmão.
  3. Coloque seu filho para escutar e sentir os chutes do bebê dentro da barriga.
  4. Peça para a criança levar um brinquedo para o novo irmão ainda na maternidade.
  5. É normal se ocorrer um retrocesso no desenvolvimento da criança mais velha para chamar a atenção dos pais. Permita que retroceda um pouco, mas explique os limites.
  6. Não tome decisões que mudem de forma drástica a rotina do seu filho por conta do novo irmão (por exemplo, não os coloque no primeiro dia de escola no momento da internação na maternidade; não tire suas fraldas assim que o bebê nascer).
  7. Depois do nascimento, peça ajuda da criança ao trocar fraldas e dar banho. Ele precisa entender na prática que o mais novo precisa de cuidados extras.

Queridos leitores, vocês estão passando por isso aí na sua casa? Como foi contar a novidade para seu filho?

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Ariel Sione/freeimages

logo_ClubeMamaePraticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta