10 ideias de quarto para menino e menina (juntos)

Há pouco tempo uma leitora querida nos pediu ajuda perguntando se tínhamos alguma sugestão de decoração para um quarto conjunto de menino e menina, já que assim que a filha nascesse ela iria dividir o quarto com o irmão.

Foi então que tive a ideia de fazer esse post para ajudar nossas leitoras que têm o desafio de criar um quarto bacana para seus filhos e filhas conviverem juntos (e quem sabe sem brigas!). Aqui vão 10 ideias que pesquisei sobre o tema 🙂

Janelas
Para quem tem duas janelas no mesmo quarto essa pode ser uma boa oportunidade para separar o cantinho de cada filho usando cores diferentes nas cortinas, paredes e edredons.

cortinasFonte: Decorative Bedroom


Adesivos
Dividir o ambiente em cores “de menino” e “de menina” é uma estratégia boa para agradar a todos. Veja aqui como o adesivo de parede fez a diferença para deixar o quarto mais alegre.

bolinhasFonte: Pequeocio

Divisória
Além de usar cores diferentes na parede, almofadas, lençóis e acessórios, esse projeto contemplou uma cortina verdinha que ajuda a separar o ambiente e dar mais privacidade.

cortinaFonte: Pequeocio

Quadrinhos
O que mais gostei dessa ideia foi a brincadeira com os quadrinhos que dizem “Meninos não permitidos” e “Meninas não permitidas”.

irmaosFonte: Babble

Detalhes
Colocar uma estante entre as camas pode ser legal para “separar” o ambiente, além de usar as iniciais dos nomes nas paredes.

quartinhoFonte: Decorative Bedroom


Decoração sútil
Para quem quer algo delicado e simples, também dá para fazer uma decoração com cores mais neutras e somente alguns detalhes para diferenciar “menino” e “menina”. Nesse caso cada criança tem a sua foto na parede. Verde e vermelho/laranja se destacam no ambiente.
quarto_coresFonte: Nancy Evars Design

Colorido
Nem sempre menina precisa ser rosa e menino azul. Aqui o amarelo deixou o quarto mais alegre e o tapete azul e verde combinou com tudo. Uma opção seria combinar amarelo e verde (ao invés do amarelo e azul) na parede, cama e detalhes.

amarelo_azulFonte: Decorating Your Small Place

Móveis neutros
Gostei muito dessa sugestão porque os móveis são claros e neutros. Além disso, as cores usadas nos detalhes (rosa e azul) são mais sutis em degradê e tons pastéis.

separadosFonte: Decorative Bedroom

Tons pastéis
Interessante essa proposta que utiliza tons pastéis nos móveis (cama, mesinha de cabeceira e estantes). Deixou o ambiente agradável e em harmonia.

meninoemeninaFonte: The boo and the boy

Personagens e bichinhos
Além dos edredons e bichinhos de pelúcia que diferem a quem pertence cada cama, achei bacana a ideia de colocar quadrinhos de diferentes tamanhos com o que a criança mais gosta.

listradosFonte: Flickr via Ame.becker

Queridas, espero que tenham gostado dessa seleção e que as ideias sirvam de inspiração para decorar o quarto dos seus pequenos.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!

26 ideias sobre “10 ideias de quarto para menino e menina (juntos)”

      1. Olá,
        Gostaria se pudesse também me ajudar como o quarto misto…rsss. Tenho uma filha de 10 anos que irá compartilhar o quarto com o seu irmão que chegara em abril de 2016. Estou perdida na composição de ideias para deixar um ambiente agradável para ambos apesar da diferença da idade.
        Para entender melhor a posição do quarto. Ao entrar de frente a porta tem uma janela, espaço da área de 3,5 x 3,5 m.
        Agradeço muitíssimo atenção e colaboração da ideia.

        1. Olá Aline,

          Aqui neste outro post você tem uma foto do projeto “Entre irmãos”, neste caso um quarto dividido entre dois meninos (um bebê e um menino): http://mamaepratica.com.br/2015/06/19/5-ideias-criativas-sofisticadas-quartos-de-bebe/

          Um caminho mais fácil é priorizar os móveis na cor branca e deixar para o colorido entrar nos detalhes. Você pode adaptar as ideias desse post (de quarto para menino e menina), sendo o lado do menino com o berço e trocador, por exemplo.

          Beijos, da Mamãe Prática Mari

      1. Me ajude o quarto do meu bebe e muito pequeno e 4por5 e eu tenho uma menina de 4 anos e uma de 1 ano ela dorme juntas agora vai chegar um menino eu agosto como q eu vou arrumar o quarto deles se tem 2 portas uma pra ir pro meu quarto outra pra ir pra cozinha me ajude a decorar

        1. Olá Monica. Neste caso que o quarto é bem pequeno para três crianças, uma sugestão seria fazer uma decoração mais neutra possível (com móveis e paredes brancos ou em bege, por exemplo), deixando para trazer cores e elementos de menino e menina nos detalhes, como no edredom, colcha e lençol, nos bichinhos de pelúcia e nos quadrinhos.

          Beijo grande, da Mamãe Prática Mari

  1. tenho 3 filhos e so um quarto, uma menina de 6 anos,um menino de 4 anos e um pre adolescente de 14 anos me ajude como arrumar o quarto deles medidas do quarto 5 Metros de comprimento por 3 metros de largura.

    1. Olá Elizangela!

      Parabéns pelos três pimpolhos! A nossa dica é dividir o quarto em dois ambientes: de um lado a decoração para menina e, do outro lado, para menino. Você pode, por exemplo, optar por beliche no lado dos meninos. Essa é uma solução mais simples. E então é só decorar. Neste post mesmo você encontra ideias bem interessantes para decorar!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

    1. oi Marta, que legal que gostou das dicas! Infelizmente não temos o contato do fornecedor, pois esta ideia encontramos em um site internacional. Mas fica a sugestão para te inspirar… beijos, Fabi

  2. Oi eu estou montando um quarto para o meu casal e filhos a menina tem 7 e o menino 3 . Mais eu já tenho a cama que é uma beliche que não da para solta as camas. Ai estou muito confusa pois quero compra um guarda roupa de duas cores branco ( para ela) do lado lilas( para ela).E nas parede não sei o que faço tem como vcs me ajudarem.

    1. oi Francilene! Você pode usar roupas de cama (lençol, edredom) com cores diferentes para diferenciar o cantinho de cada um. Quanto ao guarda-roupa, você pode pintar as portas de cores diferentes (mas que combinem como lilás e azul claro, por exemplo) ou usar adesivos. Na parede você também pode usar adesivos decorativos e quadrinhos para delimitar o “espaço” de cada um. Tapetes também podem ajudar. O ideal é que você escolha cores e elementos diferentes para cada filho, mas que combinem no ambiente, ficando algo harmonioso. Espero que tenha ajudado! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  3. boa tarde gostei muito dos quartos. Gostaria muito que me ajudasse a dividir minha suíte com meus dos filhos, o mais velho te 8 anos e a menina tem 4 anos ainda não conseguir chegar em uma divisão que agrade aos dois. Por favor me ajude. muito agradecida

    1. oi Vania! Seguindo a linha dos exemplos deste post, você pode, por exemplo, escolher cores diferentes para cada criança como azul e rosa ou verde e vermelho ou as cores que eles mais gostam. Você pode escolher edredons ou colchas de personagens, tapetes, cortinas e quadrinhos diferentes. Uma sugestão é fazer o cantinho de cada um com as coisas que eles gostam. O legal é escolher cores e tons que combinem para criar uma harmonia no quarto. Espero ter ajudado! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  4. Olá tenho dois meninos, e estou grávida de uma menina quero arrumar o msm quarto para os três por favor me dê um sugestão como faço pra decorar o mesmo quarto para dois meninos de 06 e 10 anos e uma bebezinha

    1. Oi Rosimeire, que bacana! Parabéns pela gravidez! É um desafio, mas você pode “dividir”o quarto em dois (um beliche para os meninos) e do outro lado o berço para bebezinha. Use cores diferentes, mas que tenham harmonia. Deixe os meninos escolherem o tema que eles gostam e use na colcha/ edredon, quadrinhos e tapete, por exemplo.

      Encontrei esse episódio do programa Santa Ajuda, da GNT, que traz exatamente uma ideia de quarto para menino e uma bebezinha. Olha só que legal:http://gnt.globo.com/programas/santa-ajuda/videos/5435247.htm

      Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta