Publicado em Deixe um comentário

Como aliviar os incômodos dos primeiros dentinhos (+ lidos 2015)

menina sorrinho

Olá queridas, nas próximas duas semanas vamos reproduzir aqui no blog os 10 Posts Mais Lidos de 2015, considerando somente os textos produzidos no ano passado. Esse post com dicas de como aliviar os incômodos dos primeiros dentinhos fez muito sucesso e foi o 10º colocado do nosso ranking. Vamos relembrar?

Quem tem bebê sabe como eles ficam irritados e chatinhos quando os primeiros dentes começam a nascer. Lembro bem como meu filho Serginho ficava incomodado nessa fase, bastante choroso, salivava muito e vivia com a mão na boca, tentando coçar a gengiva.

Geralmente, os primeiros dentes surgem entre seis meses e 1 ano e os principais sintomas que o bebê pode apresentar são irritabilidade, excesso de saliva, inchaço na região da gengiva, alteração do apetite e até mesmo febre (não muito alta). Em alguns casos, o nascimento dos primeiros dentinhos também pode estar associado a fezes mais amolecidas, diarreia e alterações do sono.

Segundo o odontologista Sérgio Kignel, que é especialista em Estomatologia, o nascimento dos dentes posteriores (molares) acontece entre os 18 e 36 meses e somente a partir dos seis anos é que os dentes de leite (chamados decíduos) irão cair para dar espaço aos permanentes. Sobre a limpeza bucal, ele aconselha: “Desde os primeiros dias de vida, a cavidade bucal do recém-nascido deve ser higienizada com gazes umedecidas. Na fase de introdução de alimentos, dedeiras de silicone podem ser utilizadas para escovação e alívio das coceiras na gengiva. Além disso, a criança já aprende desde cedo a importância do asseio bucal”.

Dicas para aliviar os incômodos da primeira dentição:

  • Ofereça mordedores de silicone para o bebê (verifique na embalagem qual a fase recomendada). Além de aliviar a coceira, os mordedores ajudam a rasgar a gengiva.
  • Deixe os mordedores um pouco na geladeira antes de dar para o bebê. As temperaturas frias anestesiam a região e aliviam a dor.
  • Faça massagens na gengiva do bebê utilizando uma gaze ou dedeira de silicone. É muito importante higienizar corretamente as mãos antes de fazer o procedimento!
  • Alimentos frios e gelados também amenizam as dores, mas devem ser administrados com moderação para evitar que o bebê fique doente.
  • Em casos extremos, o médico pediatra pode receitar analgésicos ou pomadas tópicas. O ideal é não utilizar medicação sem prescrição, pois sem a avaliação do peso e idade do bebê, alguns componentes podem provocar reações alérgicas e hemorrágicas.

Também encontrei na internet esse vídeo com a odontopediatra Jael Henrique de Melo sobre o tema:

Meninas, aqui em casa essas recomendações funcionavam com o Serginho. Percebia que ajudavam mesmo a aliviar o desconforto dos primeiros dentinhos nascendo. Ah vale lembrar que é sempre bom consultar o pediatra ou odontopediatra do seu filho.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Mimo Fotos

10799609_753530831384867_836884265_n Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.