Publicado em Deixe um comentário

Troca de fraldas passo a passo

Foto bebê recém-nascido

Olá meninas! Como temos milhares de leitoras gestantes e mamães de primeira viagem, com bebês recém-nascidos, resolvi fazer esse post sobre como trocar a fralda do bebê com dicas práticas para mães, pais, vovós e toda a família que vai ajudar com o bebê. É engraçado como no começo a gente troca a fralda meio sem jeito, fica insegura, mas depois de alguns dias ou semanas já estamos craques! Pelo menos comigo foi assim (risos). Vamos lá!

1º Passo
Lave as mãos e deixe todos os itens no local aonde você vai trocar o bebê: água morna, algodão ou toalhas umedecidas*, fraldas de pano, fralda descartável e pomada para prevenir assaduras. Em seguida, coloque o bebê no trocador (ou outro local adequado) com a barriga virada para cima.

*Nos primeiros meses eu usava somente algodão com uma gota de sabonete líquido na água morna. 

2º Passo
Tire a parte debaixo da roupa do bebê. Em seguida, solte as tiras adesivas da fralda usada e levante as perninhas do bebê. Na sequência, com cuidado, dobre a fralda suja e a jogue no lixo, que deve estar próximo ao local.

3º Passo
Para remover os resíduos de xixi e cocô, limpe a região íntima com algodão e água morna e uma gota de sabonete líquido para bebês. É importante também remover por completo os resíduos de pomada. A limpeza sempre deve ser feita no sentido descendente – de cima para baixo, em ambos os sexos.

4º Passo:
Enxugue bem as dobrinhas do bebê com uma fralda de pano* ou toalha macia. Passe uma camada fina de pomada para prevenção de assaduras nas virilhas, nas dobrinhas e no bumbum.

*Ganhei diversas fraldas de pano brancas e estampadas. Separei as estampadas somente para limpar o bumbum e deixei as brancas para outras situações (babinhas, refluxo, resfriado etc).

5º Passo: Levante as perninhas do bebê, posicionando a fralda limpa bem embaixo do bumbum e na linha da cintura. Desta forma, é possível deixar a fralda no lugar certo. Feche as fitas nos locais indicados* e coloque a roupinha do bebê. Pronto, agora seu filhote está trocado, cheiroso e limpinho!

*Sempre verifico se a fralda está confortável e não muito apertada. Você pode, por exemplo, passar o dedo indicador entre a fralda, a barriga e as perninhas para checar.



Mais dicas

  • Troque a fralda antes das mamadas. Depois de amamentar, o bebê pode sentir algum desconforto no processo de mudar a fralda, podendo regurgitar com mais frequência. Além disso, trocar a fralda antes da mamada, ajuda a despertar o bebê quando ele está dormindo e você precisa acordá-lo.
  • Troque a fralda assim que perceber que ela está suja ou molhada, eliminando a urina e possíveis bactérias das fezes que podem causar assadura.
  • Não se assuste com o mecônio. Este é o nome do primeiro cocô do bebê. Ele possui coloração diferenciada (verde escuro) e é pegajoso. Depois de iniciada a amamentação, a coloração vai ficando amarelada. Se você quiser mais informações sobre as fezes do recém-nascido vale dar uma olhada nesse post!
  • Limpe de frente para trás. Faça a limpeza sempre de frente para trás. Isso evita que resíduos das fezes se encaminhem para a uretra. A atenção deve ser redobrada no caso das meninas para evitar infecções na vagina por conta de germes das fezes.
  • Limpe bem a região do saco escrotal e do pênis dos meninos, seguindo para a área do ânus a fim de remover delicadamente, com o algodão úmido ou lenço umedecido, eventuais resquícios de fezes pomadas e outras secreções.
  • Verifique o tamanho da fralda. Cada bebê deve usar uma fralda específica para seu tamanho. Isso é importante para evitar que a fralda fique apertada e incomode o bebê, além de “acidentes” como vazamentos de xixi e cocô. Geralmente as marcas diferenciam os modelos pelo peso do bebê (veja na embalagem).
  • Fique atenta com as esguichadas. Se você é ou será mãe de menino, é quase inevitável levar uma “esguichada” de xixi na hora de trocar a fralda (risos). Eu sempre mantinha uma fralda de pano junto ao trocador e na hora do “acidente” cobria o pipi dele com a fralda.
  • Nunca deixe o bebê sozinho. Se você perceber que esqueceu algo na hora de trocar a fralda, pegue o bebê no colo e leve-o junto com você para buscar o que precisa (mesmo que seja algo que esteja perto). Infelizmente, quedas do trocador são muito comuns e causam acidentes graves!

Por fim, encontrei esse vídeo que ilustra o tema:

Queridas, espero que essas dicas sejam úteis para vocês e que vocês possam curtir bastante esse momento da troca de fraldas, sentindo-se mais seguras. Aproveitem que é uma fase super gostosa para interagir com o bebê!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Estúdio Roni Sanches 

Fontes consultadas: Pom PomMili e Bepantol Baby

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.