brincadeiras para dias de chuva

Choveu? Calma: ainda dá pra fazer muita coisa boa na festa do seu filho!

Olá amiga seguidora! Às vezes a chuva pode atrapalhar a festa dos nossos filhos, certo? Errado! Com a ajuda da mamãe Flávia Sphair, da Inventos em Eventos, que já escreveu pra gente sobre como fazer uma festa infantil sem gastar muito, preparamos algumas dicas super bacanas de brincadeiras para dias de chuva! Com a palavra, a querida Flávia:

Seu filho está super ansioso com a festinha de aniversário que você prepara há meses. As lembrancinhas e a decoração estão lindas, as guloseimas estão perfeitas, você contratou cama elástica, piscina de bolinha e brinquedos para a diversão dos pequenos, e no dia da festa: chuva! Aliada ao frio então… e parece que ela não vai embora tão cedo. Seu filho olha com uma cara tristinha que corta seu coração. E aí, o que você faz?

Para aliviar o sufoco, veja o que dá pra até providenciar, mesmo em cima da hora, para garantir a alegria da festa no dia de chuva. Claro que pode acontecer de alguns coleguinhas não virem, pelo receio de algumas mães e por motivos de saúde, mas sempre tem amigos que vem sim e participam, e tem que ter atividades para a criançada aproveitar!


1. Contação de histórias:
Quem não tem livros em casa? Faça uma roda e empolgue a criançada com uma animada contação de histórias. Você pode pedir ajuda às próprias crianças para animarem o momento com gestos, sons e participações especiais. Se a história for sobre um Leão, por exemplo, toda vez que elas ouvirem o nome dele elas podem fazer um rugido. Dá pra improvisar batidas de porta, barulhos da própria chuva e inclusive objetos que cada criança pode receber, ou seja, toda vez que escutar seu objeto, ela pode fazer o barulho dele, como um chocalho, patas de cavalo, enfim… o que a imaginação mandar.

2. Papel e lápis de cor
Dá pra correr no mercado ou mesmo pegar a caixa de lápis de cor e giz de cera que tem em casa, e basta acrescentar umas folhas sulfite para deixar a criançada desenhar. Se puder, imprima algumas imagens de personagens da internet em preto e branco e já fica uma atividade de colorir!

3. Atividades com colagem:
Se você não se importar com a bagunça, peça ajuda de outros adultos, providencie cola branca e pincéis e deixe as crianças realizarem algum tipo de atividade com colagem. Você pode imprimir uma imagem e deixá-las enfeitar com glitter, algodões, papeis coloridos picados, entre outros.

4. Brincadeiras à moda antiga:
É minha sugestão favorita! Pense nas brincadeiras que você fazia na escola e veja o que dá para adaptar no improviso e com pouco espaço e recursos. Algumas sugestões:
– Dança da cadeira (dá até pra usar música do próprio celular);
– Elefante colorido;
– Mãe disco (conheça a brincadeira no final desse post);
– Siga o mestre;
– Morto/Vivo;
– Telefone sem fio

5. Jogos de tabuleiro/cartas:
Principalmente se a festa for pequena, veja quais jogos de tabuleiro ou de cartas você tem em casa e traga para a festa. Só um jogo de UNO dá para entreter pelo menos 10 crianças de uma única vez. Mas tem tantos: jogo da vida, detetive, lince, etc.

6. Mágica:
Se conseguir, chame um mágico para mostrar alguns truques na festa. Mas se não der, mesmo se você não for uma super recreadora, dá pra tirar umas ideias no google e quem sabe fazer algumas mágicas, vai ser divertido!

7. Teatro:
Arrume uma caixa ou baú e coloque muitos objetos lá (nada perigoso hein): roupas antigas, brinquedos, utensílios, o que for. Deixe as crianças prepararem um mini teatro e para apresentarem aos convidados. Elas (e nós) vamos dar muitas risadas!

8. Karaokê:
Dá pra locar ou mesmo ver se seu aparelho de DVD já tem a função, a maioria vem com microfone que pouco usamos. Deixa a criançada cantar e encantar todo mundo!

9. Traga a televisão e o DVD para o salão:
Claro que o objetivo não era esse, mas para o fim da festa, ter um filme e alguns desenhos disponíveis pode ajudar a acalmar os ânimos, depois de a mãe inventar tanta coisa!

Acho que dá pra animar a festa mesmo com o maior temporal, não é?

Flávia SphairFlávia Sphair é turismóloga com ênfase em Eventos e amante de festas. A organização do Chá de Bebê de uma amiga e o nascimento do seu filho Mateus a inspiraram a se tornar mamãe empreendedora (da Inventos em Eventos) e hoje Flávia cria brincadeiras originais e divertidas para eventos especiais.

Dica: as nossas leitoras ganham 10% de desconto nas opções de brincadeiras e produtos da loja virtual da Flávia! Basta escrever no pedido (no campo de mensagem ao vendedor): “sou leitora do blog Mamãe Prática”. Vale aproveitar!

Amiga leitora, o que achou destas brincadeiras para dias de chuva? Eu adorei tanto para aproveitá-las em festas de aniversário como para aqueles feriados ou finais de semana que ficamos em casa, fugindo do frio e da chuva. E pra você que não conhece a brincadeira “Mãe disco” (eu também não conhecia), segue como ela acontece:

Brincadeira: Mãe da rua do disco (ou Mãe disco)
Em um grupo, um participante é escolhido para ser o pegador. As outras crianças irão fugir dele. O pegador fica de costas e diz: “Mãe da rua do disco”. Os outros participantes perguntam “Que disco?”. O pegador responde com o nome de um cantor e de um disco dele. Os participantes devem falar o título de uma música do cantor mencionado e fugir. Em seguida, a mãe da rua do disco corre atrás dos participantes.

Foto: freeimages.com/Freepik

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta