Brincar: criança brincando

12 motivos para você brincar mais com seu filho

Olá meninas, quem aí já tem uma fofura que adora brincar? Um pequeno ou pequena que vive brincando e não quer parar de brincar nem pra comer? Aqui em casa é assim: a minha Manuela (hoje com 4 anos) parece que já acorda a mil e só pensa em uma coisa: brincar, brincar, brincar!

Confesso que às vezes é cansativo, mas fiquei muito feliz em descobrir recentemente os benefícios que o ato de brincar realmente proporciona às crianças, principalmente na primeira infância.

Segundo Priscila Cruz, fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação, brincar não é brincadeira. “É parte fundamental do desenvolvimento da criança. É tão importante que é instintivo, como querer andar”, explica Priscila que também cita diversas evidências da importância do brincar (veja abaixo).

12 motivos para você brincar mais com seu filho
1. Crianças que brincam mais na pré-escola têm melhores notas ao longo do percurso escolar.
2. Crianças que brincam mais aprendem a perseverar, a controlar a atenção (foco) e a dominar as emoções.
3. Uma vida adulta feliz é propiciada principalmente pela saúde emocional que temos na infância. Em seguida, pelo comportamento social, e só depois pelo desempenho acadêmico.
4. Brincar estimula o crescimento dos nervos da amígdala (emoções), promove o desenvolvimento do córtex pré-frontal (cognição) e da maturidade emocional e aumenta a capacidade de decisão. E ainda:
5. Aumenta a autopercepção, a autoestima e o autorrespeito.
6. Melhora e mantém a saúde física e mental.
7. Dá a oportunidade de se socializar com crianças diferentes.
8. Promove a criatividade, a imaginação e a independência.
9. Constrói resiliência por meio do enfrentamento dos riscos e desafios e da necessidade de solucionar problemas e de lidar com o novo.
10. Dá a oportunidade de aprender a conhecer o ambiente e a comunidade.
11. Previne acidentes: quanto mais eu brinco, menos me machuco.
12. Brincar com seu filho faz com que ele aprenda mais.

A evidência número 12 – Brincar com seu filho faz com que ele aprenda mais – foi revelada em um estudo divulgado recentemente no New York Times. Priscila cita um artigo de Paul Tough, jornalista e escritor canadense, sobre o assunto. “Experiências realizadas com grupos de crianças em situação de pobreza, com acompanhamento de especialistas – e ele [Paul Tough] cita três neste artigo –, comprovam que as crianças que receberam mais atenção e tiveram mais tempo e oportunidades de interagir e brincar com seus pais ou responsáveis apresentaram melhor aprendizado, tanto em conteúdo didático (português, matemática, etc.) como no desenvolvimento das chamadas habilidades socioemocionais”, comenta. As crianças que brincaram mais com seus pais tiveram melhores resultados em testes de Q.I., menor agressividade e maior autocontrole.

Mas não é qualquer interação que causa esse impacto positivo, já que é preciso uma interação de qualidade. “Por isso, nesses experimentos que Paul relata houve intervenção de tutores que orientaram os pais e responsáveis sobre como tornar esses momentos juntos melhores ainda. Algumas das dicas foram: passar mais tempo brincando ativamente com os filhos; ler livros (podem ser só de imagens); cantar; brincar de esconde-esconde”, explica Priscila.

> Veja também “7 brincadeiras para fazer com seu filho”

Também já divulgamos no blog (aqui), a opinião da pediatra Ana Maria Escobar. Segundo ela a criança que brinca é a criança que consegue desenvolver a sua imaginação porque o brincar promove todas essas conexões nos neurônios. Ela orienta: “No período de dois e três anos de idade, o mais importante que devemos fazer como pais e cuidadores é educar com limites, dar aconchego e limites, além de deixar a criança brincar.”

Então, meninas, o que acharam deste texto? Vale desligar a TV, o smarthphone e o computador interagir com qualidade com as crianças, não é mesmo? Deixem seus comentários aqui pra gente.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: freeimages.com/Valdas Zajanckauskas

O blog Mamãe Prática faz parte da rede de blogs embaixadores do movimento Todos pela Educação. Informações de Priscila Cruz reproduzidas com autorização. Acesse: www.todospelaeducacao.org.br

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

12 ideias sobre “12 motivos para você brincar mais com seu filho”

  1. Ótimo post. Brincar é tão bom e tão fundamental. É incrível que algumas pessoas precisem de resultados de pesquisas de instituições renomadas para acreditar nisso, né? Tão bom sentar no chão e brincar com os filhos…
    Muito legal ter colocado motivações para se fazer isso.
    beijos
    Chris

  2. Muito bom esse texto!
    Brinco bastante com as crianças, o pai também (até mais do que eu). Achamos esses momentos muito importante e parte essencial no crescimento deles e na formação do vínculo familiar.
    Beijos,

  3. Ah se os pais soubessem como esse momento é importante!! Brincar sem se preocupar com relógio ou celular, olhar no olhe, deitar e rolar no chão!! Momentos que passam tão depressa e fazem grande diferença na vida da criança!

  4. Brincar é super importante para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. Fora que estimula a criatividade. Por aqui prezamos bastante o brincar com o nosso pequeno.

    Bjs

  5. Costumo dizer que brincar com crianças é coisa séria! A brincadeiras tem papel fundamental na vida dos pequenos e acho até que na nossa enquanto brincamos com eles. Adorei o post, assunto que amo!

  6. Oi Mari
    Com certeza vale a pena desligar a TV, deixar o celular de lado e brincar com os pequenos!
    Muito bom o post
    Estes momentos são super importantes e necessários!
    Bjks mil

  7. Oi Meninas!
    Adorei o post (aliás acho que adoro todos rsrsrs) e compartilhei na minha fan page @artesdacarlotaqueiroz, correlacionei com nossa atual tristeza esportiva, espero que não se importem e gostem do que escrevi.
    Um beijão ,
    Artes da Carlota
    Artes em feltro para bebês e crianças

Deixe uma resposta