páscoa

Páscoa: professora de música ensina história cantada para fazer com as crianças

Olá meninas! Geralmente associamos a Páscoa a um momento de festejar, de ganhar muitos ovos de chocolate, mas essa data também é um momento de renovação, de reunir a família e uma oportunidade para nos conectarmos ainda mais com as pessoas que amamos.

Por isso, para esta data tão especial, divido com vocês um artigo da querida Débora Munhoz Barboni, professora de musicalização infantil, que criou uma história cantada para a Páscoa e propõe algo diferente para fazermos com os nossos filhos nessa ocasião. Com a palavra, Débora Munhoz:


“Páscoa diferente com a família”

Hoje vamos falar sobre uma das datas mais comemoradas e esperadas do ano: a Páscoa. É uma data que geralmente as famílias se reúnem para comemorar, trocar ovos, ficar juntos.

Como mãe, professora de música e educadora, acredito que a Páscoa é uma oportunidade de enfatizar com minha filha Ana Beatriz e meus alunos a importância do compartilhar. Muito mais importante do que ganhar ovos, é o sentido de partilha e solidariedade.

Vamos conhecer algumas curiosidades históricas…

Os historiadores encontraram provas que demonstram que a Páscoa já era comemorada há milhares de anos por civilizações antigas, sempre com o objetivo de comemorar uma passagem. Os europeus comemoravam a chegada da primavera, os judeus comemoravam a festa da colheita (para agradecer o alimento e bênçãos recebidas) e mais tarde para comemorar o fim da escravidão do Egito.

Já os cristãos comemoram a Ressurreição de Cristo, ou seja, a Páscoa é uma data para comemorarmos uma transformação boa, a vida (por isso o ovo a representa), a chegada de algo melhor que está por vir…. o estar e comemorar juntos.

Para enfatizar a importância de compartilhar entre as pessoas, segue um vídeo que preparei com muito carinho para vocês cantarem com suas crianças.

É uma história cantada que faz parte do meu CD “Vai começar”. Ela se chama “Bolo de Cenoura” (autoria: Débora Munhoz Barboni e Carla Calabria).

Por meio da história, a criança se identifica com o personagem e aprende muito mais do que se apenas falarmos para ela sobre a importância do partilhar e do estar juntos que são valores importantes.

Uma criança que aprende a dividir está desenvolvendo um item importantíssimo para quem quer ter mais facilidade em desenvolver relacionamentos: A EMPATIA, que é o se colocar no lugar do outro e não pensar apenas em si mesmo. Vamos aprender?

Letra da canção:

Bolo de Cenoura
(Débora Barboni e Carla Calabria)

Aninha estava muito contente
Era um dia muito especial
Seu aniversário, ia ter festinha

A mamãe disse assim:

– Aninha, sua festa será hoje á noite! Vamos preparar o bolo do seu aniversário juntas?
– Eba!!! Vamos sim! Vamos começar!!!

Cenoura, ovos, açúcar, óleo e farinha para completar
Coloco no forno, está tudo pronto é só esperar…
Tic, tac, tic, tac, tic tac… o que aconteceu?
Não cresceu! Temos que recomeçar

Cenoura, ovos, açúcar, óleo e farinha para completar
Coloco fermento, está tudo pronto é só esperar…
Tic, tac, tic, tac, tic tac…o que aconteceu?
Agora cresceu!!!
Quero compartilhar!

Aliás, vamos trabalhar o “compartilhar” na prática? Que tal propor a produção do bolo de cenoura para ser partilhado entre todos?

Sugestão de atividade antes da culinária: CAÇA AO TESOURO

Uma ideia divertida é fazer uma caça ao tesouro com seu filho. Conforme ele(a) desvenda as pistas, um ingrediente do bolo de cenoura deve ser encontrado.

Exemplo de algumas pistas que podem ser propostas:

  1. Esta pista está escondida em um lugar onde você guarda seu estojo e seu caderno (mochila)
  2. Lugar onde você guarda suas roupas (guarda-roupa)
  3. Próxima pista está em um lugar da casa que faz muito frio (geladeira)
  4. Próximo lugar é onde você guarda um objeto que esquenta seus pés (gaveta de meias)

Depois de encontrarem todos os ingredientes chegou a hora de construir e depois comer o bolo juntos!!!

Certamente será um dia divertido que pode ser em casa, um dia onde passaremos um tempo de qualidade juntos, cantando, brincando, ampliando os conhecimentos, desenvolvendo a amizade e compartilhando.

E este é o objetivo da Páscoa. Feliz Páscoa!!!


Débora Munhoz Barboni é mãe da Ana Beatriz e professora de musicalização infantil. Também é formada em Artes/ Música e possui pós-graduação em Educação Infantil e Psicopedagogia. É autora da página Cantinho Musical no Facebook e no YouTube.

 

 

Gostaram das ideias da professora de música para a Páscoa? Eu adorei e espero que sirvam de inspiração para Páscoa na sua casa também.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Cantinho Musical

Leia também (mais posts com a professora Débora):

 

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

9 ideias sobre “Páscoa: professora de música ensina história cantada para fazer com as crianças”

Deixe uma resposta