Publicado em 4 comentários

Benefícios da música para bebês e crianças

Olá meninas, a Manuela e o Serginho sempre foram incentivados a gostar de música. Enquanto a Manu pára tudo o que estiver fazendo pra ver o pai tocar guitarra e aprendeu a fazer o sinal de rock’n’roll com apenas 2 anos, Serginho adora ouvir músicas e histórias infantis tocadas nos discos da vitrola antiga do seu papai.

Mas será que apenas isto é suficiente para incentivarmos nossos filhos a gostarem de música e levarem esses ensinamentos para a vida? Será que vale também buscar aulas de musicalização e que repertório podemos oferecer para nossos filhos? Sempre tivemos essa dúvida e, por isso, pedimos a ajuda da Débora Munhoz Barboni, professora de Musicalização Infantil, para esclarecer esse assunto pra gente. Débora também é mãe da Ana Beatriz, de 8 anos, e autora da página Cantinho Musical, no Facebook. Vejam o que ela diz:

Quais são os benefícios da música para bebês e crianças?
Débora Munhoz Barboni: Os estudos afirmam que estudar música melhora as funções executivas do cérebro, responsáveis por habilidades como memória, controle da atenção, organização e planejamento do futuro. Isso acontece porque praticar música, como tocar um instrumento musical, exige foco e disciplina, além de utilizar a coordenação das mãos, senso rítmico, estímulo visual e auditivo. As artes de um modo geral educam os sentidos da criança, porém a música, quando praticada de forma prazerosa e contínua, é considerada pela Neurociência como a campeã em ativar as redes neurais do cérebro, melhorando assim a atividade do pensamento.

Como é o trabalho de musicalização?
Débora: Por meio das aulas de musicalização infantil, que são direcionadas a crianças de 0 a 7 anos, a criança tem a oportunidade de vivenciar todos os elementos da música (ritmo, melodia e harmonia), o que é feito por meio de brincadeiras, histórias e jogos, tocando e explorando instrumentos musicais, em um espaço de sensibilização onde a criança pode construir seu próprio conhecimento, por meio de práticas e reflexões musicais.

Musicalização infantil
A professora Débora Munhoz Barboni mostrando as notas musicais

Como a musicalização contribui para o desenvolvimento de bebês e crianças?
Débora: A música é uma linguagem muito atraente para bebês e crianças e quando utilizada adequadamente contribui com o desenvolvimento da fala e da parte motora, além de contribuir com a socialização, a escuta ativa e o fortalecimento do vínculo afetivo com o adulto que a acompanha nas aulas.

Mas para que a criança possa usufruir de tantos benefícios, é importante que o professor ofereça um repertório de canções e brincadeiras específicas à faixa etária, além de um espaço seguro e arejado, material sonoro rico e, ao mesmo tempo, próprio para ser manipulado sem oferecer perigo à criança. As aulas podem começar a partir de 8 meses de idade.

Por que as crianças gostam de ouvir uma mesma música várias vezes?
Débora: Quando a criança ouve uma música que gosta, o cérebro produz a dopamina, que é o neurotransmissor do prazer, ou seja, faz ela se sentir bem e por isso ela canta e não cansa de repetir. Conforme ela vai crescendo e vai tendo acesso a diversos estilos musicais, este padrão vai se ampliando.

Mas como escolher as músicas certas? O ideal é variar bastante o repertório?
Débora: A neurocientista Suzana Herculano-Houzel afirmou em uma entrevista que o repertório musical de escuta de uma pessoa é desenvolvido ao longo de sua vida de acordo com o meio social que está inserida e pelas experiências significativas que teve com certos estilos musicais. Ou seja, se a pessoa adulta gosta de música erudita (clássica), provavelmente ela teve contato com este repertório em diversos momentos prazerosos de sua vida, que a levaram a ter memórias positivas em relação a este estilo musical.

Vejam que legal esse vídeo que a Débora gravou junto com a filha Ana Beatriz para seu canal no YouTube:

 

Beijos, das Mamães Práticas Mari e Fabi

Fotos: Cantinho Musical
Foto abertura: Luciana Morassi

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

4 comentários sobre “Benefícios da música para bebês e crianças

  1. Muito boa esta matéria Fabi! Adorei!

    1. Obrigada Pri! Beijos, Fabi

  2. Meu filho caçula, desde cedo, demonstra um gosto por música, e o que me chama mais atenção é que ele gosta de música de “gente grande”, e ele canta no ritmo certo, e então por isso aproveito para incentiva-lo até porque nada melhor que uma boa música.

    http://www.eueosquatro.blogspot.com

    1. Que ótimo Sílvia! Um beijo no seu caçula!

      Mamãe Prática Mari

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.