Como ter sucesso na amamentação

Como já falei aqui no blog, uma das primeiras coisas que uma mãe vai precisar ensinar ao seu filho é como ele deve mamar (este foi o meu caso). E um dos principais fatores para que a amamentação ocorra de forma tranquila e sem dores para a lactante é a chamada “pega” correta. Mamãe, leve isso muito a sério e faça disso um mantra, para não se esquecer: “pega correta, pega correta, pega correta”.

_MG_7559_corte

A nutricionista Rosane Baldissera, consultora em amamentação de Porto Alegre (RS), explica que, aliada à pega correta, a posição da mamãe para amamentar deve ser a mais confortável possível. “Deve estar sentada, sem sentir desconforto, com as costas apoiadas. O bebê deve estar barriga com barriga com a mãe (na posição tradicional), totalmente voltado para a mamãe, sua boca deve estar de frente para o mamilo, e o nariz deve estar livre”, orienta.

De acordo com a consultora, existem várias posições para amamentar e a mãe deve escolher aquela que se adapta melhor. E olha só o que ela diz: “Se a posição da mãe ou do bebê estiver incorreta, a pega do bebê pode fica prejudicada, o que ocasionará lesões nos mamilos, retirada insuficiente de leite, pois o bebê não conseguirá extrair grandes quantidades de leite, com consequente acúmulo de leite nos seios, causando o ingurgitamento mamário”. Isso parece familiar para você?

Veja abaixo mais dicas da Rosane e confira seu artigo “Dicas de amamentação nos primeiros dias pós-parto”, em seu site.

  • A aréola é o fator principal para evitar dor nos seios e lesões, assim como para que o bebê consiga extrair o leite corretamente.
  • O bebê deve ser estimulado pela mamãe a abrir um “bocão”. Encostar o mamilo nos lábios do bebê estimula o reflexo de abertura da boca.
  • Não adianta querer colocar o mamilo na boca do bebê quando ele estiver com uma boquinha pequenininha, normalmente ele vai pegar, mas vai machucar. Assim que o bebê abre bem a boca, a mãe deve levar a boca do bebê ao seio (não é o seio à boca do bebê). Ele deve abocanhar toda ou quase toda a aréola (parte escura do seio), se o bebê abocanhar somente o mamilo (bico do seio), vai doer muito e machucar.
  • Para facilitar, a mãe deve segurar o seio com os dedos (polegar e indicador) em forma de “C” bem na base do seio, e não realizar uma pinça com o dedo indicador e o dedo médio na aréola (isso dificulta a pega).
  • Outro segredo: NÃO SENTIR DOR. Se estiver com dor, a mamãe deve retirar o bebê do seio, introduzindo o dedo mínimo no canto da boca do bebê (para tirar o vácuo), a fim de não deixar o bebê sugar o mamilo (isso dói muito), e fazer o bebê pegar novamente o seio.

Foto: Mamãe Prática

Beijos da Mamãe Prática Mari, que felizmente aprendeu a amamentar certinho e nunca mais precisou sentir dor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.