Como nosso bebê evolui a cada mês

Se você está grávida e é uma pessoa curiosa como eu, provavelmente já pesquisou na internet algum tipo de informação relacionada ao desenvolvimento do seu bebê. Afinal, é incrível como a cada semana o feto evolui de um simples embrião, menor que um grão de feijão, até virar um bebezinho lindo que, se nascer grandão, terá cerca de 50 cm e pesará até quatro quilos!

De acordo com o livro “O que esperar quando você está esperando” (em inglês, What to Expect When You’re Expecting), da norte-americana Heide Murkoff, nas primeiras quatro semanas de vida dentro do útero materno, o feto deixa de ser apenas um aglomerado de células e já tem cabeça e coração.

Lennart-Nilsson_7semanas
Sete semanas de gestação

A partir daí, cada ultrassonografia solicitada pelo seu médico durante o pré-natal será uma descoberta diferente! Ouvir pela primeira vez o coraçãozinho batendo, enxergar os dedinhos das mãos e dos pés formados, identificar o sexo do bebê são alguns dos momentos mais bacanas nesse processo.

O National Geographic Channel produziu um vídeo com imagens do desenvolvimento do feto, usando uma micro câmera dentro do útero de uma gestante. Fica a dica para assistir! Veja que lindo:

Para saber mais sobre o tema, veja abaixo, resumidamente, como ocorre o desenvolvimento do bebê mês a mês:

Período

Aspecto   físico do bebê

1º Mês (1 a 4 semanas aproximadamente) No final do primeiro mês, o bebê ainda é um embrião minúsculo, como   um girino, menor que um grão de arroz. Mesmo tão pequeno, já tem cabeça e um   coração primitivo!
2º Mês (5 a 8 semanas) O feto mede cerca de dois centímetros. Até o final do mês braços e   pernas estarão formados, inclusive os dedos das mãos e dos pés. Olhos,   orelhas, nariz e língua começam a se desenvolver.
3º Mês (9 a 13 semanas) O bebê começa a crescer mais rápido, atingindo 6 a 8 cm de   comprimento e 40 gramas (quase uma “maçã”). Detalhes da formação como unhas,   papilas gustativas e a genitália estão se desenvolvendo.
4º Mês (14 a 17 meses) O feto mede cerca de 10 cm e pesa 140 gramas. O crescimento do corpo   começa a superar o da cabeça, atingindo as proporções humanas normais. Ele já   tem até as impressões digitais dos dedos desenvolvidas!
5º Mês (18 a 22 semanas) Na metade da gravidez, o bebê tem entre 20 e 25 cm de comprimento e   pesa 500 gramas. O sistema nervoso se expande e o esqueleto é enrijecido.   Sobrancelhas e cabelos são visíveis. Os movimentos são mais intensos e   percebidos pela mãe!
6º Mês (23 a 27 semanas) O neném atinge cerca de 30 cm e 900 gramas. Os olhos podem abrir e   fechar, reagindo à luminosidade direcionada à barriga da mãe. Ele continua   ativo e seus movimentos mais coordenados. Soluços também são comuns.
7º Mês (28 a 31 semanas) O bebê ganha peso rapidamente podendo pesar 1.500 gramas e medir 40   cm. O crescimento do cérebro neste e nos próximos dois meses é considerável.   Os pulmões, embora ainda imaturos, começam a funcionar.
8º Mês (32 a 35 semanas) Ao final do mês, o bebê mede entre 45 e 50 com, pesando cerca de   2.500 gramas. A aparência é mais rechonchuda e menos enrugada. Como o bebê   tem menos espaço no útero para se mexer, os movimentos são menos vigorosos,   apesar de se contorcer e se sacudir mais.
9º Mês (36 a 40 semanas) O crescimento continua acelerado e na metade do mês o bebê pode ser   considerado “pronto para nascer”. A maioria dos bebês já se encontra de   cabeça para baixo. O cordão umbilical atinge mais de 60 cm de largura e a   placenta pesa cerca de 700 gramas.

Fonte: Livro “O que esperar quando você está esperando”, editora Record. Autores: Heide Murkoff, Arlene Eisenber e Sandee Hathaway, B.S.N.

Lennart-Nilsson_20semanas
Aspecto de um bebê com 20 semanas de gestação

As imagens que ilustram este post são do fotógrafo sueco Lennart Nilsson, um dos pioneiros em todo o mundo na produção de fotografias científicas e médicas.

Beijos da Mamãe Prática Fabi

Fotos: Lennart Nilsson

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.