Amamentar em público – Reflexão da Melina

IMG_1244_webA blogueira Melina Pockrandt, do blog Mãe pela 1a vez, fala especialmente aos leitores do Mamãe Prática sobre sua experiência de amamentar em público. Com a palavra, a Melina:

Eu até amamentei em público, mas foram poucas vezes. Na verdade, eu achava um pouco constrangedor, mas não necessariamente por causa das pessoas. Eu que era um tanto quanto envergonhada. Sempre procurava locais mais reservados, como o espaço família no shopping ou o berçário na igreja, por exemplo. Como a Manuela mamou pouco no seio, eu tive menos experiências para contar sobre isso.

Na cidade da Melina
Aqui em Curitiba (PR), os principais shoppings têm banheiro família ou fraldário, mas confesso que não me lembro se tinham espaço para amamentar. Claro que a exceção é o ParkShopping que tem um espaço família liiiindo, com várias poltronas, cadeirões de alimentação, banheiras, trocadores… Um dia, a Manuela precisou tomar banho lá devido a um daqueles cocôs que chegam na nuca, rs.

Cuidados
Eu sempre levava fralda de pano para cobrir todo o seio e sempre estava com roupas com decote grande ou botões para que eu pudesse amamentar sem precisar levantar a blusa. Particularmente, eu não gosto da exposição. Não acho que seja errado a mulher amamentar em público, muito pelo contrário. Mas entendo que tem gente (terceiros) que fica constrangida, por isso, acho que não custa as mamães tomarem alguns cuidados tão simples para não criar situações ruins.

“Se você está preocupada com os outros, não fique. Infelizmente – ou, melhor, felizmente – só você pode fazer isso para seu filho e você não vai privá-lo porque uma ou outra pessoa acha ruim” 

Recado para outras mães
Eu acho que sempre temos que fazer o que é melhor para nosso bebê, certo? Se você está preocupada com os outros, não fique. Infelizmente – ou, melhor, felizmente – só você pode fazer isso para seu filho e você não vai privá-lo porque uma ou outra pessoa acha ruim. Se você tem vergonha, procure se programar para evitar essa situação. Em geral, os bebês estabelecem uma rotina de amamentação que dá um intervalo entre as mamadas. Se você não quer amamentá-lo em público, pode tentar evitar essas situações – na medida do possível, claro. Se você fizer uma viagem, dificilmente conseguirá não amamentá-lo no avião, mas a gente dificilmente fica três horas em um shopping com bebê pequeno, né? Enfim, se você fica constrangida, procure usar roupas que diminuam a exposição e use fraldinha de pano para cobrir o seio. E sempre se informe se há locais apropriados para atendimento ao bebê no estabelecimento em que você estiver. Acima de tudo, lembre que é algo natural e deve ser visto assim em qualquer lugar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.