Mães blogueiras falam sobre o momento de amamentar em público

Selo Semana Mundial de AleitamentoA amamentação, assim como outros assuntos sobre maternidade, é um tema que divide opiniões. A Manuela mamou de forma exclusiva até os seis meses de idade e nessa época eu não me incomodava com o fato de precisar amamentar em público. Mas eu sempre procurei maneiras de ser discreta: por exemplo, buscava um local mais tranquilo dentro do restaurante e levava uma fraldinha de pano para cobrir o seio.

Recentemente, a inglesa Hollie McNish divulgou um vídeo sobre a sua indignação em ter que se esconder para amamentar a filha em público. O desabafo em forma de poema (escrito enquanto ela tentava amamentar em um banheiro público e seu bebê de seis meses caiu) já ultrapassou 800 mil acessos no YouTube! 

Fiquei intrigada e resolvi investigar como as mamães brasileiras lidam com essa questão. Quatro adoráveis mães blogueiras compartilham com os leitores do Mamãe Prática a sua opinião sobre o assunto. Veja aqui trechos das entrevistas ao nosso blog. Com a palavra, Emanoelle, Glauciana, Melina e Milena:

Emanoelle Wisnievski, do blog Manu Mamãe

ManuW2_30 (1)_NOVA“A amamentação ainda rende muitas controversas. Se a mãe não dá o peito, é uma bruxa. Se amamenta, precisa passar por situações bastante constrangedoras. Não porque mostrar o peito seja constrangedor, afinal, é só uma parte do nosso corpo muito importante para o desenvolvimento dos nossos pequenos e não um simples ícone de sensualidade. Mas porque muita gente nos censura, principalmente se a mãe decide continuar amamentando após os seis meses. Meu bebê tem um ano e três meses, anda, fala algumas coisinhas e sabe muito bem como conseguir o mamazinho dele, que é ainda em livre demanda. O preço é alto. Semana passada, numa festa, vi olhares sisudos e comentários preconceituosos do tipo: ‘que feio um bebezão desses puxando a blusa da mãe'”

Glauciana Nunes, do blog Coisa de Mãe

maededois-400x300“Eu nunca me senti constrangida, nem no meu primeiro filho, quando eu não tinha experiência. Sempre amamentei muito, em todo lugar, sem me cobrir demais, tomando apenas alguns cuidados básicos, claro, de não expor demais o meu seio, mas nunca tive nenhum problema ou pudor extremo nessas situações. Amamentar pra mim foi sempre um ato muito natural e fisiológico, então o seio era visto como instrumento de alimentação de meus filhos e não como uma área sensual … Se pudéssemos entrar mais em contato com nosso lado animal, bicho mesmo, cheio de instinto, de fêmea que reproduz e alimenta seus filhotes, poderíamos curtir mais esse momento com todo o prazer que ele pode oferecer, tanto para a mãe quanto para o seu filho.”

Melina Pockrandt, do blog Mãe pela 1a vez

IMG_1244_web“Eu até amamentei em público, mas foram poucas vezes. Na verdade, eu achava um pouco constrangedor, mas não necessariamente por causa das pessoas. Eu que era um tanto quanto envergonhada. Sempre procurava locais mais reservados, como o espaço família no shopping ou o berçário na igreja, por exemplo. Como a Manuela mamou pouco no seio, eu tive menos experiências para contar sobre isso … Eu acho que sempre temos que fazer o que é melhor para nosso bebê, certo? Se você está preocupada com os outros, não fique. Infelizmente – ou, melhor, felizmente – só você pode fazer isso para seu filho e você não vai privá-lo porque uma ou outra pessoa acha ruim.”

Milena Formagio, do blog Mamãe aos 22

602363_4398472953914_1426988305_n“Sempre achei a amamentação algo lindo e natural, nunca me senti constrangida em amamentar meu filho em lugares públicos. Ele era um bezerrinho e eu o amamentava em qualquer lugar com o máximo de descrição possível para não chamar muita atenção … Porém quando ele foi crescendo foi ficando tão normal [amamentar em público] que eu já não tinha tanto cuidado assim … Hoje ele ainda mama, está com 21 meses. Eu o amamento quando quer, mas como come de tudo, ele raramente pede o peito quando estamos em público .. mas tenho uma técnica que quase ninguém percebe que ele está mamando, pois viro o peito pra parede e ele mama sentadinho de frente pra mim.”

Quer ler mais sobre o assunto? Veja o depoimento completo das mães blogueiras sobre a amamentação em público:

Depoimento da Emanoelle
Depoimento da Glauciana
Depoimento da Melina
Depoimento da Milena

4 comentários em “Mães blogueiras falam sobre o momento de amamentar em público”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.