Como recuperar a boa forma após a gravidez

Após o parto, a gente sai da maternidade de sorriso largo, feliz da vida com nosso bebê no colo, mas nem sempre revelamos que estamos nos sentindo um verdadeiro barrilzinho, fala sério! Ainda inchada e com a barriga de grávida (de uns cinco meses, pelo menos), atire a primeira pedra aquela ex-gestante que não ficou nem um pouquinho preocupada de estar rechonchuda após o nascimento do seu filho.

O abdômen inchado após a gravidez acontece com todo mundo. Quem não viu as fotos da Kate Middleton? Parabéns pra ela! Mesmo diante dos fotógrafos, ela não escondeu a barriguinha saliente.

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Dr. Guilherme Furtado: “Invista também na musculação”

Tudo bem, tenho certeza que a Kate logo vai voltar a sua esbelta forma de antes da gravidez, afinal a genética e uma ajudinha financeira ajudam muito. Então, o que nós, meros mortais, mamães anônimas, podemos fazer para recuperar a forma ou, pelo menos, diminuir alguns números do nosso manequim?

O famoso (e lindo!) médico Dr. Guilherme Furtado, consultor do programa Mais Você, da TV Globo, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que este não é um processo simples e rápido, mas é possível! “A forma é recuperada muito mais rápida com rotina e não com momentos”, afirma. Pedimos para ele preparar algumas dicas às leitoras do blog. Que tal colocá-las em prática? Com a palavra, o Dr. Guilherme:

Como recuperar a boa forma e se sentir bem após a gravidez:

  1. Pratique atividade aeróbia pelo menos 150 minutos por semana. Na academia, escolha exercícios de baixo impacto como spinning, step e transport.

  2. Invista também na musculação, que é o nosso “queimador” para crescimento muscular. Portanto, sem os músculos não emagrecemos.

  3. Evite atividades de impacto como corrida e lutas, pois estes exercícios podem deixar as mamas caídas, já que neste período elas se encontram mais pesadas devido ao leite materno.

  4. Para quem é novato na história de atividade física, não dê bobeira! Procure um personal trainer e peça liberação ao seu ginecologista/obstetra.

  5. Opte por uma dieta rica em proteínas, frutas e verduras – os antioxidantes estarão presentes nestes alimentos e são importantes para sua saúde e bem-estar.

  6. Não deixe o carboidrato de lado – ele te dará energia sem roubar a proteína que estimulará o crescimento muscular, mas prefira os de baixa absorção, como os integrais.

  7. Atenção! A dieta nesta época deve ser feita com o acompanhamento de um bom nutricionista para não atrapalhar a amamentação.

  8. Junto com dieta e malhação entram o cabelo bem feito e a escolha de roupas que disfarçam o efeito dos hormônios no corpo.

  9. Cremes e colágeno são bem-vindos (com liberação do seu médico).

  10. Algumas celebridades buscam secretamente cirurgias plásticas para a puxadinha na barriga, escondendo a cicatriz junto à cicatriz da cesárea. Não aconselho, pois para isto a mãe deve parar o aleitamento materno, que cada vez mais mostra sua importância para o bebê.

Mamães, também é importante ficarmos atentas à liberação do médico para a prática de exercícios físicos após o parto. Finalizando, deixo aqui um último recado do Dr. Guilherme: “Estas são algumas dicas que com certeza farão efeito. Mas lembrem-se: não existe mágica e sim satisfação ao ver-se linda!”.

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Foto: Studio Cl Art

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