20 fotos inspiradoras com recém-nascidos

Eu já tinha ouvido falar, mas confesso que não fui atrás quando a Manu nasceu. Estou falando das fotos conhecidas como Newborn, fotos maravilhosas que podemos fazer de nossos filhos logo após o nascimento.

Alguns fotógrafos consideram esse tipo de ensaio fotográfico o trabalho com bebês que têm de 7 a 20 dias de vida. Como nessa fase os bebês costumam ficar mais paradinhos (os recém-nascidos ainda dormem muito durante o dia), é possível colocá-los nas mais lindas e variadas posições, que também precisam ser confortáveis para eles (VEJA 20 EXEMPLOS DE FOTOS NO FINAL DESTE POST).

Esse tipo de registro ganha adeptos em todo o Brasil e o mais legal é que cresce o número de fotógrafos especializados nesse segmento. Se você tiver um período de pós-parto bastante tranquilo e for uma pessoa “zen”, mesmo nesse período de adaptação entre mãe e bebê, vale encontrar um bom profissional para garantir fotos memoráveis.

Então, o que você precisa saber sobre esse assunto antes de marcar com um fotógrafo? Veja aqui dicas para seu bebê não apenas “sair bem nada foto” (risos), mas também receber toda a tranquilidade e segurança que ele merece.

Local
As fotos do recém-nascido costumam ser feitas em estúdio ou na casa dos pais (como no quarto do bebê), mas tanto em um quanto em outro local é preciso que o profissional siga alguns cuidados.

Principais cuidados
– Ambiente aquecido, principalmente porque em muitas fotos os bebês ficam sem roupa.
– Iluminação agradável para o bebê (seja esta natural ou artificial).
– Local silencioso ou com uma música “de fundo” que acalme o neném (há até a opção de som que simula o útero materno!).

Antes das fotos
– Os pais precisam se organizar para deixar o bebê bastante tranquilo para o momento das fotos.
– Recomenda-se que o recém-nascido esteja de banho tomado e amamentado.
– Geralmente os fotógrafos já possuem alguns itens (como mantinhas macias e toquinhas), mas você pode separar e levar bichos de pelúcia, roupinhas ou qualquer outro item que seja bonito e importante para você.
– Escolha um profissional que se preocupe com a segurança, bem-estar e conforto dos bebês. Procure saber, por exemplo, se a equipe lava e higieniza as mãos antes da sessão de fotos.
– Também já existem estúdios que oferecem conforto e mimos para os pais e o bebê, como sets de filmagem que incluem trocador, cadeira de amamentação, fraldas e até coffee break para os pais. Muito chic!

Para os pais fazerem em casa
– Faça as fotos quando seu filho estiver com bastante sono
– Coloque-o em uma posição confortável
– Não use o flash diretamente no rostinho dele
– Deixe o ambiente em uma temperatura agradável
– Fotografe próximo a uma janela e aproveite uma luz lateral ambiente (mas cuidado com as correntes de ar!)

Selecionamos 20 fotos Newborn produzidas pelos fotógrafos consultados para esta reportagem. Dá só uma olhada … uma foto é mais linda que a outra! (clique na galeria para ver as fotos mais de perto)

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Fotos: Composé Photography DesignCristiano Borges Fotografia, Mimo Fotos e Roni Sanches Fotografia

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.