organizacao

Plantando a sementinha da organização – blog Mamãe Prática

Veja como estimular seu filho a se tornar uma criança mais organizada

Nós, mamães, quando estamos cuidando de um bebezinho, principalmente nos primeiros meses, precisamos nos organizar para darmos conta de tudo, afinal somente trocar as fraldas, dar de mamar e entreter a criança já toma um tempo enorme da gente. No meu caso, no começo eu tive ajuda intensa da família, mas logo já precisei me virar sozinha pra cuidar da Manuela.

De acordo com a consultora organizacional Simone Lima, de São Paulo (SP), o ideal é que, mesmo antes do nascimento do bebê, a grávida já comece a se organizar para receber o mais importante membro da família, pois assim, quando ele chegar, as coisas ficarão um pouco mais fáceis para a mamãe. Além disso, segundo Simone, organizar os objetos e roupinhas de maneira estratégica é fundamental para agilizar as trocas de fraldas, por exemplo. “Muitas vezes, esses cuidados evitam acidentes muito comuns, causados por cansaço/sono da mãe aliado à distância demasiada de coisas que deveriam estar bem próximas”, comenta.

Mas quando o assunto é organização Simone também dá muitas dicas que valem não só para as mamães, mas também para os pequenos, como já divulgamos aqui no blog, no post “5 maneiras de fazer a criança arrumar o próprio quarto”. Agora, neste novo texto, a consultora organizacional orienta os pais de crianças a partir de 1 ano a já prepararem seus rebentos para serem crianças mais organizadas. Veja a seguir o que ela diz. Quem sabe se a gente orientar nossos filhos desde cedo, poderemos evitar a famosa cena familiar de pais que brigam muito para os filhos arrumarem a casa e o próprio quarto. Com a palavra, a Simone:

 Crianças de 1 a 2 anos

• É óbvio que é perda de tempo ter longas conversas sobre organização com uma criança de 1 ou 2 anos de idade. Então, o melhor é dar exemplos, como: algo caiu, incentive desde cedo o pequeno a pegar o objeto.

• Não deixe a criança solta num ambiente que ofereça risco à sua segurança. Assim, não tem sentido colocar uma criança que está começando a andar e precisa treinar esta nova habilidade num lugar cheio de enfeites de cristal, mesas com pontas secas, etc.

• Outra dica: os pais devem aprender o significado da palavra “não” antes de querer ensiná-la a seus filhos.

Crianças a partir de 3 anos

• Agora, mais do que nunca, os pais devem policiar seus hábitos. Se eles desejam ter um filho organizado, eles devem ser pais organizados. Filho de peixinho, peixinho é.

• Caso não queiram ver o lindo sofá da sala todo manchado de manga, porque o pequeno limpou a mão nele depois de achar super divertido ver o suco escorrer por entre os dedos, não deixe seu filho comer andando pela casa. Lugar de comer é na mesa, portanto, ensine isto a ele e faça isto junto com ele.

• Nesta idade as crianças já gostam de jogos e até de competição (de forma saudável). Aproveite para criar uma brincadeira que envolva a organização do quarto dele.

• Outra dica importante é o quarto do seu filho SEMPRE estar organizado. Viver num lugar limpo e arrumado gera sensação de conforto e prazer, mesmo para aqueles que não são organizados. Se esta for a realidade dele desde pequeno, algo diferente, isto é, bagunçado, o incomodará.

• Ainda é importante frisar que, quando tudo estiver no lugar, ele terá mais espaço para brincar e encontrará seus brinquedos com mais facilidade.

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Foto: Fernando Braga Fotografia

Um comentário em “Plantando a sementinha da organização – blog Mamãe Prática”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.