No Dia das Crianças, dê lembranças ao seu filho

Fiquei muitos dias matutando sobre o que seria legal escrever aqui no blog para celebrar o Dia das Crianças, afinal essa data tão especial não podia passar em branco, não é? Quem nunca curtiu esse dia quando pequeno? Eu e a Mari costumávamos aguardar ansiosas pelos presentes (risos). Mas fiquei pensando se tinha algo interessante que pudéssemos abordar sem cair nos temas recorrentes como dicas de presentes, passeios e brinquedos (que já falamos de alguma forma aqui também).

É fato que esta data tem um grande apelo comercial e isso não é à toa. Fui pesquisar e descobri que o Dia das Crianças foi criado em 1924 a partir de um projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho e a data comemorativa ganhou destaque no final da década de 1950 e início dos anos 60 quando as empresas Johnson & Johnson e Estrela fizeram uma promoção chamada “Semana do Bebê Robusto” (quem se lembra disso? Não é da minha época rs rs).  A campanha tinha como objetivo a venda de produtos e foi um grande sucesso. A partir daí, a indústria e o comércio passaram a aproveitar a data para promover seus produtos e serviços destinados à criança.

Atualmente existem até movimentos que debatem o fato do Dia das Crianças estimular o consumismo infantil. Esse é o caso do “Infância Livre de Consumismo”, formado por mães, pais e cidadãos que questionam a publicidade infantil e encorajam os pais a dedicarem mais tempo de qualidade aos seus filhos.

Dentro desse contexto, fiquei pensando o que nós, mamães e papais, podemos fazer pelos nossos filhos no Dia das Crianças. Será que podemos dar algo diferente a eles? Algo que dure para sempre? Sim!! É possível!

Neste Dia das Crianças, dê lembranças ao seu filho! Algo que ele(a) possa curtir e vivenciar com você e que será uma boa recordação para toda a vida, afinal, são nas pequenas coisas que estão os melhores sentimentos e valores que podíamos passar a eles, não é mesmo?

Bons momentos geram boas recordações, por isso, selecionei 10 ideias para passar o Dia das Crianças com seu filho. São atividades que além de divertir trazem algum ensinamento. Claro que, dependendo da idade do seu filho ou filha, ele(a) poderá gostar mais de uma ou de outra atividade, por isso, tudo pode ser adaptado. Aí vai a minha lista:

10 ideias para passar o Dia das Crianças com seu filho

  1. Acampar. E se você não tiver espírito aventureiro vale acampar na sala de casa, no quintal ou até na varanda do apartamento!
  2. Adotar um bichinho de estimação. Pode ser cachorro, gato, peixe ou outro animalzinho, mas lembre-se que quem vai cuidar do pet é você, por isso, você precisa estar consciente da responsabilidade de ter um animal.
  3. Andar de bicicleta. Se seu filho está louco para aprender a andar de bicicleta, mas você nunca tem tempo, essa pode ser uma boa oportunidade para vocês fazerem algo juntos.
  4. Brincar como antigamente. Aproveite o dia para contar para seu filho sobre a sua infância e as brincadeiras mais legais, como amarelinha, bolinha de gude, adoletá, passa o anel e cabo de guerra (outras brincadeiras aqui).
  5. Contar a história da sua família. Uma das coisas mais legais da infância é ouvir as histórias da nossa família. Pegue os álbuns de fotografia antigos e mostre para o seu filho, com certeza as fotos vão render boas histórias e muitas risadas.
  6. Doar brinquedos. Além de economizar espaço na sua casa, você estará ensinando uma boa ação ao seu filho e o desapego das coisas materiais.
  7. Fotografar. Brinque com seu filho de ser fotógrafo por um dia, saiam por aí clicando paisagens e se divirtam juntos!
  8. Plantar uma árvore. Mas se não for uma árvore, pode ser uma flor ou plantinha no vaso mesmo. O legal aqui é mexer na terra e ter contato com a natureza.
  9. Trocar brinquedos. Ao invés de comprar brinquedos, porque não trocá-los entre as crianças da família? É só passar o brinquedo para a criança mais nova, como algo especial que ela está ganhando do seu irmãozinho ou priminho.
  10. Usar a imaginação. Vocês podem escrever, juntos, uma poesia, montar uma peça de teatro, criar uma história ou fazer um desenho.

Espero que vocês tenham gostado das ideias e que elas possam te inspirar a aproveitar o Dia das Crianças com os seus filhotes. Você gostou das sugestões? Tem outras ideias? Deixe seu comentário aqui.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Studio CL Art

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

3 comentários em “No Dia das Crianças, dê lembranças ao seu filho”

  1. Excelentes dicas, meninas! Adorei e acredito que deverão ser práticas para sempre… Outro dia em uma pracinha me surpreendi como Gui brincava de amarelinha…E contar histórias da família, é delicioso demais… Obrigada, Fabi e Mari! Beijos!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.