Smash the Cake: bebês se divertem brincando

Como funciona as sessões de fotos em que bebês são fotografados esmagando um bolo

Smash, em inglês, significa “esmagar”, e é essa mesma a proposta da sessão de fotos conhecida como “Smash the Cake”, ou seja, deixar que a crianças esmaguem à vontade bolos de festas, cupcakes e o que mais a imaginação dos pais e dos fotógrafos deixar.

Geralmente feitas com bebês entre 1 e 2 anos de idade, essas produções garantem fotos espontâneas e, nos batidores, momentos de muita diversão para os pais e seus filhos. Eu até cheguei a pensar em fazer essas fotos na época em que a Manu fez 1 aninho, mas como somos super restritos com relação à alimentação da pequena, que praticamente ainda não come doces, acabamos desistindo.

Mas descobri que essa não é uma preocupação só minha. Segundo as fotógrafas Karine Pinheiro e Gediaene Pulini, da Mimo Fotos, de Santo André (SP), as mães costumam ficar preocupadas, pois, geralmente, essa é a primeira vez que o bebê irá sair da sua rotina alimentar (normalmente ele só consome leite, papinhas salgadas e frutas). “Mas não faz mal, já que, na maioria das vezes, o bebê vai preferir brincar do que comer e vai levar o bolo para a boca porque está conhecendo algo novo”, contam.

Assim, o Smash the Cake também pode ser encarado como uma nova experiência para o bebê. Para as fotógrafas Isadora de La Noce e Carla Brasiliense, da Composé Photography Design, de São Paulo (SP), além de divertir muito, essas sessões de fotos têm a proposta de estimular o tato, o olfato e o paladar da criança, pois ela poderá sentir a textura, o cheiro e o gosto do bolo. “O Smash the Cake proporciona um momento único e surpreendente para a criança e para a família”, afirmam.

O primeiro contato com um bolo de glacê, por exemplo, gera diferentes reações nas crianças que sequer haviam experimentado doces. O fotógrafo Fernando Braga, da Fernando Braga Fotografia, de Taquaritinga, no interior de São Paulo, já presenciou diversas reações diferentes. “Existem as que logo de cara já colocam a mão no bolo e adoram a farra. Outras ficam bem desconfiadas do bolo e acabam estranhando a textura do glacê. Já houve quem chorou de medo só por estar perto do bolo e também quem precisou ser afastado dele, pois a criança não parava de comer!”, relata.

Fernando acrescenta que a participação dos pais na sessão de fotos é fundamental, afinal, ninguém conhece melhor o bebê do que eles, que também sabem o que é necessário para fazer a criança sorrir ou parar de chorar, por exemplo. “O Smash the Cake é um sessão divertida onde gargalhadas rolam o tempo inteiro. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas nesse clima divertido, melhor será o resultado, seja para os pais, para a equipe de fotografia e inclusive para o bebê”, explica.

Mais sobre o Smash the Cake:

Duração As sessões costumam durar de 30/40 minutos até 1 hora e meia, dependendo da curiosidade da criança e o quanto ela vai se lambuzar.

Figurino Varia bastante: o bebê pode estar sem roupa, apenas de cueca/calcinha ou até de fantasia. Vai depender da criatividade de pais e fotógrafos nessa escolha.

Cuidados
– Pais e fotógrafos devem estar atentos para o bebê não se machucar, principalmente ao se levantar ou querer engatinhar ou andar, já que estará lambuzado de bolo.
– Deve-se também ficar alerta ao contato do bolo com os olhos, ouvidos e nariz da criança.
– É importante que o bebê esteja bem disposto, por isso, deve-se respeitar o horário em que ele dorme e se alimenta.
– Se tiver um clima mais frio, é interessante ter um aquecedor no local para deixar a temperatura agradável.
– Não oferecer ao bebê o bolo gelado é outra dica. Uma sugestão é retirá-lo da geladeira 1 hora antes da sessão fotográfica para que fique mais próximo da temperatura ambiente.
– Os pais precisam estar presentes não apenas para a segurança do bebê, mas para brincar, dar risada e mostrar à criança que aquele momento vai ser divertido.

Gostaram? Vejam agora nossa galeria de fotos (clique nas fotos para ampliá-las):

Mamães, espero que tenham gostado deste tema e reportagem.

Beijos da Mamãe Prática Mari (que ficou com vontade de fazer essas fotos com a sua bebê Manu).

*Fotos: Composé Photography Design, Fernando Braga Fotografia e Mimo Fotos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.