Como fazer um móbile para quarto de bebê

Quando conhecemos o blog da mamãe Francielle Mattos, o Cores do Dia, ficamos encantadas! Ela põe a mão na massa e cria projetos coloridos, fofos e práticos, tudo o que a gente gosta. Então, logo corremos convidar a Fran pra escrever um post especial às leitoras do Mamãe Prática. Hoje ela estreia como nossa convidada, trazendo um pouco do seu estilo “faça você mesmo” ao nosso blog. Vejam a seguir dois tutoriais criados especialmente pra gente: um móbile de borboletas para as meninas e um móbile de pipas para os meninos. Com a palavra, a Fran:

Objetos coloridos são sempre bem-vindos para o desenvolvimento do bebê, pois eles ajudam a estimular as habilidades de busca visual. Por isso, móbiles são sempre bem-vindos no quarto do bebê. E pensando nisso elaborei um tutorial mostrando como fazer um móbile. Mas antes de começar, gostaria de deixar algumas dicas sobre móbiles:

• Se o bebê ainda não sabe sentar, escolha móbiles que ele vai conseguir ver. Não adianta nada fazer um móbile com imagens bonitas penduradas, se seu bebê só vai conseguir ver um “risco” flutuando no ar.

• Para ter certeza de que o bebê vai gostar do móbile, teste-o. Basta olhar o móbile de baixo para cima, do mesmo ponto de vista que o bebê vai olhar; se você gostar do que ver, com certeza o bebê também vai gostar.

• Ao escolher o tema do móbile, dê preferência para objetos que simulem algum fluxo natural das coisas. Como pássaros, nuvens no céu, peixes nadando, pipas voando…

Cuidado com o tamanho do móbile: antes de fazê-lo, veja onde você vai pendurar. Se for no teto, não importa a distância entre os objetos do móbile e o suporte; mas se for no berço, você deve observar a melhor distância para o móbile e os objetos pendurados nele.

• Prefira sempre combinações de cores com contrastes fortes, pois ajudam mais no desenvolvimento do bebê.

Para fazer o mobile, você vai precisar de alguns materiais. Segue uma lista abaixo.

Além desses materiais, você precisa imprimir os desenhos do móbile. Clique abaixo para fazer o download:
Borboleta grande
Pipa grande
Borboleta + Pipa pequenos

Fiz um tutorial super ilustrativo com os passos para seguir. Primeiro mostrarei como fazer o suporte para os móbiles e depois ensinarei como fazer o móbile de borboletas e o de pipas.

COMO FAZER O SUPORTE PARA O MÓBILE:

Existem várias formas de fazer o suporte para o móbile. Você pode fazer com arame, com palitos, com pedaços de gravetos (se quiser algo mais rústico) ou  com bastidores. Mas, se preferir, você pode comprar os braços para móbiles prontos para usar (em loja de materiais para artesanato). Na minha opinião, a forma mais prática de fazer o suporte é usando o bastidor. Se você não sabe o que é um bastidor, pode vê-lo na imagem abaixo.

Com os bastidores, você só precisa amarrar 4 pedaços de linha nele, distribuídos de forma simétrica pelo aro, e depois uni-los em uma única linha, como mostrado na imagem acima. Se quiser um acabamento mais bonito, você pode encapar o bastidor enrolando a mesma linha ao redor do aro.

Como eu não encontrei bastidores para mostrar nesse tutorial, vou ensinar como você pode fazer o suporte com palitos. Também é simples de fazer e com certeza você vai encontrar os materiais necessários para isso.

Suporte de palito

MÓBILE DE BORBOLETAS:

Siga os passos abaixo para fazer o móbile de borboletas. Você pode fazer o móbile somente com borboletas grandes ou só com borboletas pequenas, mas achei legal combinar os dois tamanhos. Por isso imprimi 1 folha com borboletas grandes e 1 com as borboletas pequenas, dando no total 8 borboletas. E ao prender no suporte do móbile, eu alternei as cores com o tamanho, por exemplo: deixei em cada ponta 1 borboleta grande e 1 borboleta pequena, sendo que coloquei uma borboleta grande rosa em uma ponta e, na ponta oposta, a borboleta rosa pequena.

MÓBILE DE PIPAS:

Para fazer o móbile de pipas, siga os passos mostrado abaixo. Do mesmo modo das borboletas, você pode fazer o móbile de pipas usando somente o modelo de pipas grande ou o modelo de pipas pequenas, mas preferi também combinar os dois tamanhos aqui.

Depois de prontos eles ficaram assim:

Espero que tenha gostado, e espero que façam para seus filhos, sobrinhos, netos… Esse é um móbile ideal para bebês, mas se você quiser fazer um móbile para crianças maiores, você vai gostar desse outro tutorial que publiquei no meu blog, o Cores do Dia.

A mamãe Francielle Mattos é designer de interiores, tem um filho que se chama Dante, de 1 ano e 8 meses, e conta pra gente que ama ser mãe. “Para mim, ser mãe é aprender a redescobrir o mundo pra apresentá-lo da melhor forma para meu filho. Nas (poucas) horas vagas, gosto de fazer projetos de brinquedos e jogos educacionais para brincar com meu filho”, comenta. Muito fofa a Fran, não é mesmo? Você vai encontrar outros lindos e criativos projetos da Francielle no blog Cores do Dia. Passa lá.

logo_ClubeMamaePratica

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

15 ideias sobre “Como fazer um móbile para quarto de bebê”

  1. Vou tentar fazer para minha bebê. Moro em interior, e não tem opções de móbiles nas lojas, e os da internet são caríssimos!
    Obrigada pelas dicas!

    1. Olá Luana,

      Uma opção é pendurar o móbile no teto do quarto. Encontrei aqui um post de outra blogueira, a Daniela, do blog Bonito Serviço, no qual ela ilustra com fotos essa opção.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

    1. Olá Denise,

      Se bem instalados e longe do recém-nascido, você pode fazer e instalar antes mesmo do baby nascer. Beijos, da Mamãe Prática Mari

  2. Eu gostaria de deixar uma dica aliás duas , eu costumo orientar meus clientes a comprar aaqueles suportes de ferro que prega prateleiras , fica ótimo para colocar os mobiles, e a outra dica e que eu faço as rodas dos móbiles com tranças de jornal, cobre com tecidos ou se quiser pode pintar de verniz vai dar efeito rústico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *