Como estimular o hábito de leitura

Uma das recordações mais legais que tenho da nossa infância (minha e da Mamãe Prática Mari) são os livros. Talvez porque a nossa mãe foi professora ou porque nosso pai adorava colecionar obras literárias. Também crescemos em uma época em que não havia computador ou internet (nossa, isso soou muito antigo rs rs rs), mas o fato é que sempre tivemos  a leitura como algo gostoso de passar do tempo.

Agora que meu filho está interagindo e prestando mais atenção nas coisas quero começar a ler para ele ou, pelo menos, mostrar os livrinhos infantis que ganhei quando ele nasceu. Tenho certeza que se criarmos o hábito de leitura esse será um momento bastante prazeroso para termos juntos.

Há pouco tempo recebemos algumas dicas bem legais da pedagoga Adriana P. Battisti, da Editora Vale das Letras, sobre como estimular o hábito de leitura nas crianças e achei bem legal dividir com vocês.

Segundo a Adriana, existem várias formas de incentivar as crianças a lerem,  principalmente durante o processo de alfabetização e letramento. Isso porque nessa fase as crianças ficam curiosas diante de um mundo desconhecido, cheio de possibilidades, fantasias e conhecimentos. Ela lembra que o contato com a leitura deve ser prazeroso e que quando os pais conseguem inserir na vida das crianças situações agradáveis envolvendo livros de história, elas se apaixonam por esse universo.

Dicas para estimular o hábito de leitura nas crianças:

Dê o exemplo
Para a leitura ter significado para a criança é necessário que ela tenha seus pais como exemplo, ou seja, veja eles lendo revistas, jornais, livros, propagandas, receitas, bulas etc.

Leia para seu filho
Os pais devem ler diariamente histórias para seus filhos, desde bebês. Criança ama ouvir histórias e o tempo de aconchego nos braços dos pais ouvindo faz com que ela desenvolva vínculo positivo com o universo das letras.

Dê livros de presente
Presenteie a criança com livros em datas comemorativas, como aniversário, Natal e Dia das Crianças.

Visite bibliotecas e livrarias
Leve a criança em livrarias e bibliotecas para que ela se familiarize com outros acervos literários e escolha o livro que deseja comprar ou alugar.

Incorpore a leitura no dia a dia
Use a leitura no dia a dia e ressalte a sua importância. Leia uma placa e demonstre surpresa com a informação, destacando o quanto ela foi útil para você.

Monte uma biblioteca
Crie uma mini biblioteca em sua casa (pode ser no canto da sala ou do quarto). Assim a criança perceberá que os livros são valorizados pelos pais e que devem ser bem cuidados e conservados. Além disso, sempre que ela quiser um livro saberá onde encontrar.

Envolva toda a família
Leia um livro em família. Cada dia um de vocês lê uma parte ou faz a leitura intercalada num mesmo dia.

Use a criatividade
Desenvolva atividades que estimulam a imaginação e a criatividade a partir da leitura de um livro. Por exemplo:
– Após ler uma história com o tema praia (menina que colecionava conchas) planeje um passeio na praia para vocês coletarem conchas.
–  Transforme a história lida em uma peça teatral. Os pais e os filhos se transformam nos atores principais e improvisam o figurino.
– Faça uma atividade de artes em que cada membro da família deve desenhar uma parte da história do livro.
– Proponha à criança a dramatização de uma das histórias lidas e depois a incentive a apresentá-la para os avós, tios ou primos.
– Mesmo que a criança não saiba ler, estimule-a a fazer o relato oral da história a partir das figuras. Escolha um bom livro e planeje uma apresentação para o pai ou irmãos.

Fonte: Adriana P. Battisti, da Editora Vale das Letras

Queridos leitores, espero que tenham gostado das dicas e que aproveitem bastante os momentos de leitura com seus filhotes.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Ned Horton/ freeimages

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!

2 comentários em “Como estimular o hábito de leitura”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.