Publicado em Deixe um comentário

Hambúrguer assado para fazer com as crianças

Quem tem criança em casa sabe o quanto os pequenos adoram um fast-food. Então, que tal preparar um hambúrguer em casa e assim oferecer um sanduíche muito mais saudável do que aqueles encontrados nas redes de fast-food?

Pedi para a Minichefs, escola de gastronomia voltada para o público infanto-juvenil, de São Paulo (SP), sugerir uma receita que pudesse ser preparada pelos pais junto com as crianças. A dica da escola é, justamente, o hambúrguer!

Adorei essa receita, já que o alimento não é frito, mas assado! Veja aqui como fazer o hambúrguer e o pão e leve seu filho para a cozinha para preparar estas receitas com você. Pesquisas recentes mostram que envolver os filhos no preparo dos alimentos traz diversos benefícios, como incentivar uma alimentação mais saudável.

Hambúrguer

Ingredientes
200 gramas de carne moída
100 gramas de trigo para quibe
2 colheres de sopa de cebola
Sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto
1 ovo

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma pasta homogênea. Molde em formato de hambúrguer e disponha em assadeira untada com óleo. Pincele óleo por cima e asse a 200°C até que doure levemente.

Pão

Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo peneirada
30 gramas de fermento biológico fresco (2 tablets)
2 colheres de sopa de açúcar
250 ml de leite morno
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de café rasa de sal
Gergelim para pincelar

Modo de preparo
Dissolva o açúcar no leite e aqueça até ficar morno. Em uma tigela grande, despeje 350 gramas de farinha de trigo e sal. Misture bem. Adicione o fermento fresco no leite morno e aguarde 10 minutos antes de misturar à farinha. Misture bem com as mãos e deixe descansar por 2 horas até dobrar de volume. Sove um pouco com o restante da farinha de trigo e a manteiga derretida. Modele e deixe crescer mais 20 minutos antes de assar. Asse a 180°C até que doure levemente. Retire do forno, pincele manteiga e gergelim e retorne ao forno para finalizar o dourado. Espere esfriar e monte o hambúrguer.

Pessoal, fiquem ligados: no próximo post da nossa coluna Mamãe na Cozinha daremos continuidade a esse tema com duas receitas de hambúrguer goumert enviadas pela escola Minichefs (e uma delas é o Hambúrguer Mediterrâneo com rúcula, tomate seco e parmesão que ilustra este post). Até lá!

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

*Foto: Divulgação/Minichefs

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.