Publicado em 1 comentário

Curau de Milho Sem Lactose

CurauHummm, só de pensar nas comidinhas e bebidas de Festa Junina, já fico com água na boca! Vinho quente, pinhão, pamonha, cangica, paçoca, pé de moleque, curau, bolo de milho e de fubá são só algumas delícias pra relembrar. São tantos sabores que fica difícil fazer dieta nessa época do ano, né gente?

Eu estava procurando uma receita de Festa Junina legal pra fazer e mostrar pra vocês e acabei encontrando um blog muito bacana, o Diário de Receitas Sem Lactose. Dentre as receitas no tema, a blogueira Monalisa Cavallaro sugere um curau que é feito com água, uma boa sugestão para as mamães que têm filhos intolerantes à lactose!

Veja como parece ser fácil fazer essa receita. E se você quiser fazer um charme, como a Monalisa, você pode colocar o curau em forminhas de silicone e depois desenformar. Não ficou lindo o curau no formato de estrelas? As crianças vão adorar essa ideia!

Curau de Milho Sem Lactose

Ingredientes:
– 10 espigas
– Açúcar a gosto (pode ser demerara)
– 1 pitada de sal
– 1/2 copo de água (ou um pouquinho mais caso necessário)

Modo de preparo:
1. Raspe as espigas e bata bem no liquidificador com o 1/2 copo de água. Coloque água o suficiente para o milho conseguir ser batido pelo liquidificador, o mínimo possível.
2. Coe a mistura e transfira para uma panela alta.
3. Coloque açúcar a gosto, a pitada de sal e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela.
4. Se você achar que está muito grosso, pode colocar mais um pouco de água quente. O ponto certo é quando você prova e não sente um gosto aguado e quando o curau está brilhante.
5. Coloque em um refratário de vidro ou em forminhas individuais.
6. Se quiser um curau “de corte” (que dá para cortar), coloque amido de milho: 4 ou 5 colheres para essa quantidade são suficientes.

Mamães, o que acharam dessa receita da Monalisa? Ficaram com vontade de comer curau? Quais outras receitas de Festa Junina vocês gostam? Contem pra gente!

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

*Foto: Diário de Receitas Sem Lactose

Um comentário sobre “Curau de Milho Sem Lactose

  1. Achei interessante, vou experimentar!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.