7 brincadeiras para fazer com seu filho

Há poucos dias a Ediouro Publicações/ Coquetel enviou pra gente o livro “Crianças inteligentes: 100 brincadeiras criativas para crianças de 2 a 5 anos”, uma publicação interessante porque dá ideias de como podemos entreter e, ao mesmo tempo, ensinar os nossos filhos.

Achei legal a indicação porque nem sempre a gente consegue ser criativo e pensar em atividades diferentes para fazer com os pequenos, não é? Então resolvi aproveitar o clima do Mês das Crianças para escrever esse post e sugerir pra vocês algumas brincadeiras para fazerem com seus filhos.

Apesar das brincadeiras sugeridas no livro não serem super diferentes ou originais, o bacana é que a publicação detalha os materiais que precisamos para fazer cada atividade e os benefícios que ela pode trazer para o desenvolvimento das crianças. Veja o que selecionei:

  1. Álbum de recortes
    Foto: Rositsajeliazkova

O que precisa: álbum, fita adesiva dupla face ou cola
Como fazer: crie um álbum de recortes com seu filho, guardando cartões, fotografias, figurinhas, mensagens e outros objetos importantes para a criança que lembrem alguma conquista ou acontecimentos especiais (ex: viagens, férias, passeios, escola, festas, comemorações).
Benefícios: estimula a sensação de conquista e orgulho. Ao guardar diversos álbuns, a criança percebe como está crescendo e progredindo tanto fisicamente quanto mentalmente.
Idade: indicado para crianças a partir de 4 anos.

  1. Bolhas e bolas
    Foto: Istvan Benedek

O que precisa: bolas de plástico leves, espuma de banho ou xampu infantil, banheira ou piscina inflável
Como fazer: encha a banheira ou a piscina com bolas. Coloque água morna, espuma de banho ou xampu para criar bolhas de sabão. Seu filho vai gostar de brincar com as bolhas entre os dedos, procurar as bolas escondidas, jogar e pegá-las.
Benefícios: estimula os sentidos, torna o banho mais divertido.
Idade: indicado para crianças a partir de 2 anos.

  1. Chaves e fechadura
    Foto: Phil Landowski

O que precisa: diferentes chaves e fechaduras
Como fazer: misture as chaves e desafie a criança a adivinhar qual é a chave que abre cada fechadura.
Benefícios: seu filho aprenderá que precisa variar a força para virar as chaves em diferentes fechaduras e que existem diferentes formatos para as coisas
Idade: indicado para crianças a partir de 4 anos
Dica: depois da brincadeira mantenha as chaves em lugar seguro para a criança não sair abrindo portas que não deve rs rs

  1. Carinhas comestíveis
    Foto: Chrissi Nerantzi

O que precisa: frutas e vegetais; um prato branco grande
Como fazer: Pegue um prato e mostre ao seu filho como criar carinhas usando frutas e vegetais. Cenoura, ervilhas e tomates-cerejas podem ser o nariz, uvas e kiwi os olhos, alface ou brócolis o cabelo, entre outras opções.
Benefícios: ajuda a desenvolver a destreza e a consciência espacial, além de estimular a alimentação saudável de forma divertida
Idade: indicado para crianças a partir de 2 anos

  1. Fazendo perfume
    Foto: iStock

O que precisa: frasco de spray, pétalas de rosa ou outra flor, água, panela com tampa, colher de pau, peneira, tigela de vidro, corante alimentício vermelho, água de rosas e glitter (opcional).
Como fazer: ferva duas xícaras de água. Desligue o fogo e deixe a panela sobre o fogão. Retire a tampa e jogue duas xícaras de pétalas de rosa, usando a colher de pau para empurrá-las para o fundo da panela. Deixe a água esfriar por uma hora. Durante esse tempo as pétalas liberarão óleos e fragrâncias. Use uma peneira par coar a água, amassando as pétalas. Acrescente duas gotas de corante e coloque o líquido no frasco de spray. Acrescente água de rosas para um aroma mais forte e glitter para deixar o “perfume” mais divertido.
Benefícios: introduz a criança a diferentes aromas, estimula o olfato e proporciona conhecimento.
Idade: indicado para crianças a partir de 3 anos.

  1. Experiência química
    Foto: iStock

O que precisa: bicarbonato de sódio, maisena, corante alimentício, vinagre, frasco de spray e bacia
Como fazer: misture um frasco pequeno de bicarbonato de sódio, ½ xícara de maisena, algumas gotas de corante e água quente (para a mistura não ficar muito grossa). Faça essa “tinta” em diferentes cores. Coloque vinagre em um frasco de spray. Ao borrifar o vinagre nessa mistura ocorre um efeito efervescente.
Benefícios: boa introdução da criança à química, melhora a compreensão das cores, desenvolve habilidades motoras.
Idade: indicado para crianças a partir de 2 anos

  1. Selos do mundo
    Foto: Graham Soult

O que precisa: selos de diferentes países, álbum para colecionar, pinça, lupa
Como fazer: Separe os selos por países, criando uma ordem para serem colados em um álbum. Ex: por ordem alfabética, regiões ou temas dos desenhos (animais, flores, personagens). Use um mapa-mundi ou globo para mostrar ao seu filho onde ficam os países, além de uma lupa para tornar a atividade mais divertida.
Benefícios: ensina sobre os países e as culturas, incentiva a boa organização, ajuda a desenvolver o controle motor pelo uso da pinça
Idade: indicado para crianças a partir de 4 anos

Queridos leitores, gostaram das ideias? Eu fiquei animada e não vejo a hora de curtir esses momentos com meu filhote que ainda é pequenininho, mas logo vai poder curtir essas brincadeiras.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.