Publicado em Deixe um comentário

Vacina contra hepatite A disponível para crianças

Quem tem bebê ou criança pequena sabe como a maratona de vacinação nos primeiros anos é importante para a saúde dos nossos pequenos. Por isso, quando soube que o Ministério da Saúde tinha ampliado o calendário de vacinação infantil fui ver do que se tratava.

A nova vacina já está disponível em todos os estados brasileiros e protege as crianças contra a hepatite A, doença que afeta cerca de 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (no Brasil a estimativa é de 130 novos casos a cada 100 mil habitantes).

A imunização gratuita é destinada a crianças de 1 ano até 2 anos incompletos. São cerca de 3 milhões de brasileirinhos para serem vacinados, assim como o meu Serginho que vai tomar a vacina nas próximas semanas! Para esclarecer mais sobre o assunto, veja as informações que encontrei:

O que é a hepatite A
A hepatite A é uma doença viral que causa um processo inflamatório no fígado. Geralmente é uma doença benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante).

Quais são os sintomas
Os sintomas mais frequentes são mal-estar e febre baixa, associados a náuseas, vômito, mudanças na cor da urina (mais escura) e das fezes (mais claras). Além disso, a esclera (parte branca do olho) sofre alteração de cor e fica amarela, condição chamada de icterícia.

Como ocorre o contágio
A principal forma de contágio da hepatite A é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes das pessoas infectadas contribuem para a transmissão. A disseminação da doença está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.

Quais são as complicações
Nos casos mais graves, a evolução fulminante da doença pode levar o paciente à insuficiência hepática, sendo necessário transplante de fígado. Esse quadro leva o paciente à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves.

Por que os bebês devem ser vacinados
A vacina tomada na infância gera proteção para a vida toda, evitando casos graves e óbitos causados pela doença. A vacina é aplicada em dose única e pode ser dada, simultaneamente, com qualquer outra vacina do calendário nacional de vacinação.

Quais são as reações
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a hepatite A é segura e praticamente isenta de reações, sendo as mais comuns vermelhidão e inchaço no local da aplicação.

E quem não tem de 1 a 2 anos
O objetivo do Governo é prevenir e controlar a hepatite A, imunizando gradativamente toda a população, por isso, a campanha começa com as crianças de 1 a 2 anos incompletos. A vacina também está disponível na rede privada e qualquer pessoa, de qualquer idade, pode recebê-la.

Fontes: Hospital São Luiz Morumbi; Ministério da Saúde

Queridos leitores, espero que esse post tenha sido útil para vocês e desejo muita saúde para seus filhos e sua família.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Anna Szlachta/freeimages

logo_ClubeMamaePratica

 

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.