Hora do banho: estimule os sentidos e o cérebro do seu bebê

Por aqui, os banhos da Manuela sempre foram de muita brincadeira, conversa, gargalhadas e bolhas de sabão! Tanto que ela demorou muito para deixar a banheira – só agora, com 2 anos e meio, passou a tomar banho “igual gente grande” (risos). Mas isso não significa que as brincadeiras acabaram!

Desde que a Manu nasceu, a hora do banho sempre foi muito valorizada aqui em casa. Tanto é que o banho se tornou um momento especial entre ela e o pai, uma forma “leve” de aproximar ainda mais o vínculo entre os dois, principalmente quando a pequena ainda mamava no peito.

Eu já tinha consciência sobre o lado afetivo desse ritual maravilhoso e cheiroso, mas não tinha ideia do quanto esse momento também contribui para o desenvolvimento cerebral dos bebês! Sabia que experiências que estimulam os sentidos são fundamentais para determinar a forma como o cérebro vai se desenvolver? Por isso, o momento do banho, por exemplo, vai muito além da higiene do bebê.

Bom, isso foi o que aprendi na semana passada quando fui conferir um evento muito bacana da Johnson & Johnson em São Paulo para o lançamento do movimento global – “JOHNSON’S. Muito mais para o seu bebê” – sobre o poder das experiências multissensoriais no desenvolvimento saudável das crianças. É aí que eles abordam também “a ciência da Hora do Banho”. Veja que legal:

horadobanhocheirostoquefalar_aprendizado

A campanha da JOHNSON’S fala sobre como enriquecer os rituais, incluindo a hora do banho, para estimular os sentidos e fornecer aos pais uma oportunidade de desenvolver as habilidades dos filhos de aprender, pensar, amar e crescer. Composto por eventos de lançamento, pesquisa e nova campanha publicitária, o movimento foi anunciado simultaneamente em sete países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Arábia Saudita, Índia, China e Filipinas.

A pesquisa JOHNSON’S® Global Baby Bath Time Report foi feita com mais de 3,5 mil pais de sete países, incluindo 484 do Brasil, sobre a importância do ritual do banho na rotina dos bebês. Segundo o estudo, 91% dos pais acreditam que a hora do banho é muito mais do que apenas deixar o filho limpo, é um momento importante para estreitar os laços familiares. E até o primeiro banho foi analisado. Entre os países pesquisados, os brasileiros (60%) são os que possuem maior chance de considerar o primeiro banho dos filhos um evento memorável, em comparação com a média global (45%). E isso é bem verdade, não é mesmo? Eu mesma, assim como grande parte das famílias brasileiras, fiz questão de filmar e fotografar o primeiro banho da minha filha.

Mamães, espero que estas informações ajudem vocês a curtir e valorizar ainda mais a hora do banho com seus pequenos.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

2 comentários em “Hora do banho: estimule os sentidos e o cérebro do seu bebê”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.