Publicado em 13 comentários

Rotina de sono: corrigindo problemas

Sabe a tal Lei de Murphy? Então, foi isso que aconteceu por aqui algumas semanas depois que publiquei o post “Como ensinar o bebê a dormir sozinho” em que eu contava como, até então, o Serginho dormia super bem (risos). Tudo desandou e as nossas noites de sono (que eram tranquilas) passaram a ser terríveis!

Serginho começou a não querer dormir no quarto dele, acordava várias vezes na madrugada, chorando e até berrando (o que nunca tinha feito antes). Cheguei a pensar que ele estava tendo pesadelos! Foi então que eu parei para analisar o que estava acontecendo e a ficha caiu: tínhamos mudado, sem querer, a nossa rotina de sono!

Acontece que o marido (que trabalha de noite) estava de férias e, com o pai em casa, Serginho ficou bem mais ligadão, não queria ir para a cama pra não ficar longe do pai. Por conta disso, ele estava dormindo bem mais tarde.  Além disso, começamos a deixá-lo na nossa cama até ele pegar no sono (e às vezes a televisão ficava ligada) e só depois a gente colocava o pequeno no berço. Conclusão: ele não queria mais dormir no quarto dele, mas sim com a gente!

Eu já tinha lido que para algumas crianças pode não ser bom fazê-las adormecer em um lugar (no caso no meu quarto) e depois colocá-las no quarto delas porque podem acordar durante a noite assustadas e perdidas, provocando uma certa ansiedade de separação (elas não querem ficar longe dos pais, o que é natural). No meu caso, tenho certeza que esse novo hábito não foi bom para o Serginho, realmente ele começou a acordar de madrugada assustado, ficou inseguro e só queria dormir com a gente.

Depois que o desespero bateu e parei para pensar no que estava acontecendo, o jeito foi reorganizar a rotina de sono. Felizmente, depois de cerca de uma semana (ou dez dias, já não lembro kkk) tudo voltou ao normal e agora ele está dormindo bem a noite toda, não acorda mais chorando daquele jeito.

Essa passou a ser a nova rotina de sono: banho gostoso e morninho + colocar pijama + tomar leitinho + escovar os dentes. Em seguida, lemos uma história (ou várias kkk) no quarto dele com o abajur ligado. Esse ponto é novidade por aqui e ele está curtindo bastante o momento das historinhas, já vai correndo pegar os livrinhos e sabe que é a hora da leitura.

Por fim, coloco o pequeno no berço enquanto está sonolento. Digo que é “hora de nanar” e que vou esperar ele dormir para somente depois sair (falo bem baixinho…). Ufaaa, por enquanto está dando certo (pelo menos na maior parte do tempo) e espero que continue assim!

Mamães, aprendi com essa experiência que uma simples mudança (que parece boba para nós adultos) faz toda a diferença na vidinha dos nossos pequenos. Mas o bom é que tudo pode ser corrigido e até melhorado. Agora o momento de colocar meu filho para dormir ficou ainda mais gostoso!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Stúdio V Fotografias Artísticas

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

13 comentários sobre “Rotina de sono: corrigindo problemas

  1. Ai….eu estou sofrendo demais com meu bebê… Ele ja tem 1 ano e 1 mês e não dorme a noite, durante o dia eu trabalho e quem cuida dele da mamadeira de vitamina e suco que é somente oque ele gosta além da comidinha, pq ele come de tudo! Mas depois que eu pego ele acabou o meu sossego, pq ele quer peito o tempo todo…a noite toda…e se eu não der ele faz o maior escândalo! Ele não pegou chupeta tbm…. Ja Estou deprimida!!! Quero tira-lo do peito, ja estou esgotada! Me ajudem !! Ja pensei em tomar remédio, mas não queria fazê-lo sofrer. Bj

    1. Olá Anna Paula. Pelo seu relato, parece que ele já não mama mais no peito durante o dia. Então, te sugiro ler esse meu relato, de como eu fiz, para te dar inspiração. Quem sabe assim você encontre a melhor forma para você e seu filho poderem dormir a noite inteira. É esse link: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/01/06/posts-lidos-como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Verifique se ele realmente se alimentou bem durante o dia, se não está acordando por sede, fome, frio ou calor. Se não forem esses casos, pode ser realmente apenas hábito de acordar de hora em hora para mamar no peito. Ele precisa aprender que não precisa mamar de madrugada e você vai precisar ensiná-lo. É preciso ter muita paciência, mesmo diante do choro alto, do escândalo (a minha filha fazia igual). Você precisa acreditar que você pode ensiná-lo. E acredite, você vai conseguir! Ele ainda é apenas um bebê e não entendeu que não precisa desse hábito. Com amor, você pode ensiná-lo. Mais do que falar, você precisa guiá-lo e mostrar, com amor e carinho, que ele não precisa adormecer no peito.

      Espero tê-la ajudado! Depois me conte como foi. Meu e-mail: contato@mamaepratica.com.br

      Beijos,

      Mamãe Prática Mari

  2. Ola,
    Meu filho tem 1 ano e 2 meses, de um tempo pra cá ele tem acordado de 3/3h pra tomar mamadeira. Ele come super bem durante o dia, faz soneca pela manhã e tarde, fazemos a rotina de banho, leite, dente e cama. Meu marido ou eu fazemos ele dormir na nossa cama e levamos ja dormindo para seu berço. Mas dali 3 horas ele acorda berrrrrrandooo, tento acalmar, mas só a mamadeira tem esse poder. Já trocamos a fórmula, pensando queca outra fosse fraca demais,mas o resultado continua a mesmo. Aí já viu, fico super cansada, as vezes perco o sono (como agora) e amanhã as 7h ele está no pique total!! O q vc me orienta?? Abç

    1. Oi Michelle! Nossa, super te entendo, quando acontece do meu filho acordar de madrugada fico parecendo um zumbi no outro dia (risos). É difícil dizer o que exatamente fazer porque cada criança e família têm as suas particularidades e muitos fatores podem interferir no sono (fome, frio, dente nascendo, rotina, se estão doentes etc). Pelo o que você relatou, eu tentaria observar dois pontos: primeiro se a soneca da tarde está acontecendo muito tarde, por exemplo, ele dorme e acorda por volta das 17, 18 horas? talvez isso possa interferir no sono da noite; e segundo tentar fazer ele dormir no próprio quarto, mesmo que você o leve mais sonolento, mas não dormindo. Já li algumas vezes que as crianças podem acordar assustadas e perdidas quando dormem em um lugar e acordam em outro, e percebi que isso aconteceu com meu filho.
      Talvez você já tenha visto, mas seguem alguns links de posts que já escrevemos sobre o assunto. Espero que nossas experiências e informações te ajudem, de alguma forma, a encontrar um caminho e que as noites da sua família sejam mais tranquilas, depois avise se melhorou, beijos, Fabi
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/03/19/o-que-voce-precisa-saber-para-seu-filho-ter-uma-boa-noite-de-sono/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/01/14/como-ensinar-o-bebe-a-dormir-sozinho/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/01/31/como-fazer-o-bebe-dormir-a-noite-toda/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/11/12/a-evolucao-do-sono-das-criancas/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/07/22/por-uma-rotina-de-sono-mais-tranquila/

  3. Socorro! Meu bebê tem oito meses e nunca foi de dormir a noite toda. E agora é que esta pior. A rotina dele é dirmir por volta das sete e meia, oito da noite ele no meu colo. Até umas dez da noite ele acorda umas duas vezes coloco no colo dorme de novo rapidinho, depois dorme bem até meia noite, uma hora da manhã, ai começa a tortura dele acordar de hora em hora coloco no peito pega no sono rapidinho. É mania do peito? Sei que ando estressada. Me oriente por favor.

    1. Oi Cristiane, tudo bem? Olha é difícil te dar uma resposta específica porque existem muitos fatores envolvidos no sono dos bebês. Seu filho ainda é bem novo e talvez para ele esteja demorando um pouco mais para começar a dormir mais horas seguidas… geralmente é a partir do primeiro e do segundo ano que os pequenos começam, realmente, a dormir a noite toda. A minha sugestão é você tentar observar alguns detalhes, por exemplo, se ele está muito agitado na hora de dormir, se pode estar acordando no meio da noite por sentir fome ou frio. O ideal é que você continue amamentando o quanto puder (o recomendado é até dois anos ou mais) e talvez você possa tentar acalmá-lo de outra forma…
      Veja esses outros textos que já publicamos que abordam a questão do sono e também do bebê fazer o peito de chupeta:
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/03/19/o-que-voce-precisa-saber-para-seu-filho-ter-uma-boa-noite-de-sono/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/11/12/a-evolucao-do-sono-das-criancas/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/07/22/por-uma-rotina-de-sono-mais-tranquila/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/06/03/socorro-meu-peito-virou-chupeta/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/
      Espero ter te ajudado de alguma forma. Com o tempo vocês vão encontrar a melhor rotina de sono para vocês, beijos, Fabi

  4. Olá! Meu filhote está com 7 meses e até os 6 meses acordava uma vez de madeugada pra mamar e logo dormia. Agora ele acorda de 2 a 3 vezes por noite. Nunca consegui colocar ele sonolento no berço porque ele sempre dorme mamando. Não sei o que fazer pra que ele durma sozinho. Temos uma rotina aqui também; banho morninho, colocar pijama e mamar, e aí ele já dorme, e coloco ele no berço. Ele vai dormir em torno das 8 da noite. E começou a jantar agora, o q pode ser q esteja modificando a rotina dele. Estou tentando criar uma nova rotina pra ver se dá certo! Valeu pelas dicas e vamos sempre trocar experiências. Bjos, Cíntia

    1. oi Cíntia! Obrigada pelo seu comentário e por contar a sua experiência aqui também! O que percebo é que normalmente as crianças são de fases, passam um tempo bem em um aspecto (por ex: sono, alimentação) depois mudam, dão trabalho para dormir e comer, e depois voltam a dormir e comer bem. Qualquer coisa interfere na rotina, seja um resfriado, algo novo como começar o jantar, a mudança do clima… então a gente tem que ir adaptando e aprendendo junto com eles né. Beijos, Fabi

  5. Olá!! Estou amando o blog! Parabéns, meninas! Minha filha tem 1 ano e 2 meses e só dorme no colo. Temos uma rotina de sono: às 22:30 damos banho morninho, depois vem a camisolinha, o leite, escovar os dentes e livrinhos ou alguma brincadeira tranqüila. Logo ela fica sonolenta, meu esposo é q a faz dormir à noite, sempre no colo. Já tentamos várias vezes colocá-la no berço qdo está quase dormindo e ela acorda de vez e chora muito. Tentamos tb colocá-la próximo ao horário de dormir, mas ainda acordada, ela se mexe para lá e para cá, mas não dorme. Qdo está com mto sono, pede para ir no colo e assim dorme rapidinho. Já tentamos várias técnicas, sem sucesso. Ela ainda acorda de 3 em 3 horas para mamar (mamadeira). Estamos exaustos. Percebemos q ela adormece melhor se tiver a luz acesa ou a TV ligada, se apagados a luz enquanto estamos ninando, ela acorda e chora. Tb viajamos todo mês para a casa dos meus pais. É uma viagem de 4 horas de duração e na casa deles tem mtos atrativos para ela, tentamos manter a rotina de sono e alimentação, mas quase nunca conseguimos. Isso pode interferir na hora de dormir? Vcs tem alguma dica para nós? Muito obrigada, meninas! Que Deus abençoe vcs e suas famílias!! Bjao!

    1. Olá Jaqueline!

      Que bom que você está amando o blog! Eu e a Fabi ficamos muito felizes!

      Lendo o seu relato lembrei bastante de quando a minha filha tinha a mesma idade que a sua. A minha situação era bem parecida a sua, com a diferença que ela não mamava na mamadeira, mas no peito. Eu já contei aqui no blog como ensinei minha filha a adormecer de outra forma (sem estar no colo e sem estar mamando). Você viu esse post? Lá tem muitas dicas.

      É este aqui: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Outra sugestão seria vocês conhecerem a técnica do Dr. Jay Gordon (para crianças acima de 1 ano), que consiste em fazer a criança desassociar, de forma gradativa, o peito para adormecer, aprendendo que ela pode dormir por ela mesma (que não precisa mais desse apoio). No seu caso o apoio pode ser a mamadeira para voltar a adormecer.

      Aqui neste post falamos um pouco sobre isto e colocamos o link direto para a técnica do Dr. Jay Gordon (que eu não testei, ok?): http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/10/15/quando-o-bebe-so-dorme-no-peito-entenda-o-que-fazer/

      Jaqueline, fique tranquila. A minha filha deu muito trabalho para dormir, mas cada vez que ficava “mais velha” foi ficando mais fácil ensiná-la a dormir “por ela mesma”, ou seja, sem colo e sem mamar no peito. Sugiro você analisar essas duas experiências (a minha e a sugestão do Dr. Jay Gordon) e encontrar uma estratégia para a sua família, pois cada criança é única.

      Não se preocupe se a sua filha não aceita adormecer sozinha no berço. Ela simplesmente precisa ter alguém perto dela na hora de dormir. Hoje a minha pequena adormece sozinha, mas sempre conosco por perto. Ou seja, ou ela está no sofá, adormece e a levamos para a sua cama (claro que preparamos “o clima” para isso) ou então a levamos para a cama, contamos historinhas e logo ela dorme. Com muito amor e carinho, tudo se ajeita!

      Quanto à viagem, sim, uma viagem geralmente mexe com a rotina de sono, mas como essa viagem tem sempre a mesma frequência vocês poderiam aos poucos ensiná-la que na casa da avó a rotina de sono é sempre a mesma, embora seja diferente da rotina de casa. E não se preocupe em deixar as luzes apagadas. Comece diminuindo as luzes aos poucos até ela acostumar.

      Espero ter ajudado!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  6. socorro meu bebe tem 7 meses,e esta durmindo muito tarde por volta das 3 da madrugada. coloco ele para durmir umas 10. horas mais depois de meia hora sempre acorda. ai pronto nao dorme mais.

    1. oi Luana, puxa é difícil mesmo. Tente observar se ele dorme com fome, se está muito frio ou calor, se tem barulho …às vezes alguns detalhes fazem diferença. Ao mesmo tempo, a rotina de sono do bebê é delicada, cada bebê é de um jeito e aos poucos eles vão aprendendo a dormir melhor e mais horas seguidas. Veja se esses outros posts te ajudam:
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/10/08/o-sono-dos-bebes-nos-primeiros-meses/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/08/28/o-sono-dos-bebes-e-a-expectativa-dos-pais/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/11/12/a-evolucao-do-sono-das-criancas/
      Beijos e boa sorte! Fabi

  7. Olá. Gostaria de saber com qual idade podemos começar a colocar a rotina de sono da noite. Minha bebê está com 2 meses.. Ela está no quarto comigo e é bem apegada à mim. Durante o dia ela quase não dorme, a não ser no meu colo e à noite é melhor, acorda 3 horas depois de ir dormir (23h) e depois acorda de 2 em 2 até às 8h. Não quero adiantar o processo pq a acho muito novinha. Mas tenho receio de ela ser aquelas crianças que criam uma certa “dependência” da mãe pq penso que a criança sofre assim.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.