Cupcake de maracujá saudável pra fazer com as crianças

Hoje eu vou falar pra vocês sobre uma receita bem fácil de bolo saudável que eu testei aqui em casa! É esse bolinho de maracujá com farinha de trigo integral e açúcar mascavo, cuja receita é da nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora do programa “Socorro! Meu Filho Come Mal”, do canal GNT, que eu adoro. É uma sugestão principalmente para as crianças que não gostam de comer frutas.

A receita original é com maracujá e abacaxi, mas como eu estava com pressa e muita preguiça de comprar e cortar o abacaxi (risos), decidi apenas fazer um bolinho sem cobertura mesmo, afinal, esses mais simples são aqueles que eu mais gosto de comer. Enfim, se você quiser incluir o abacaxi, é só ver aqui como fazer. Mas vamos à minha experiência:

Manu com a mão na massa
Manu com a mão na massa

Coloquei todos os ingredientes na mesa e chamei a Manuela para fazer os bolinhos comigo. Ela amou a brincadeira! Dá pra ver na foto, né? Esta é mais uma receita de bolo que não precisa usar batedeira, apenas liquidificador. Vocês já sabem que eu sou super fã disso, né? (risos). Lá vai a receitinha super simples, fácil e rápida de fazer:

Ingredientes:
– 1 xicara de farinha de trigo integral
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 xícara de açúcar mascavo (mas sugiro você colocar um pouco mais, pois o maracujá é azedinho)
– 1 colher sobremesa de fermento em pó
– 2 ovos
– ½ xícara de óleo de canola
– 2 unidades de polpa de maracujá (mas eu sugiro você colocar apenas 1 maracujá para o sabor ficar mais suave. Fiz com dois e achei que muito azedo)

Como fica a massa antes de ir para o forno

Modo de preparo:
– Em uma tigela, peneire todos os ingredientes secos.
– Bata em um liquidificador os ovos, o óleo e o maracujá.
– Com ajuda de um fouet (mas eu usei colher de pau mesmo), acrescente a parte líquida à seca e vá misturando aos poucos, até formar uma massa homogênea.
– Coloque a massa em forminhas de cupcake já untadas (untei de forma tradicional, como na forma de bolo).
– Asse por cerca de 30-40 minutos a 200ºC (no meu forno elétrico assou em cerca de 20 a 25 minutos).
– Por fim, com os bolinhos ainda quentes e usando uma peneira, polvilhe por cima com açúcar e canela (isto não estava na receita original, tive a ideia e ficou gostoso!)

Notas:
– Pré-aqueça o forno a 200ºC por 10 minutos.
– Dica: a apresentadora usou forminhas de silicone, que é mais prática por não precisar untar.

Resultado:
Ficou um bolo gostoso, mas como usei dois maracujás ficou um pouco forte o azedinho. Então, minha pequena e o papai não gostaram muito. Mas se você colocar menos maracujá, um pouco mais de açúcar e uma cobertura (como chocolate), aí com certeza vai agradar as crianças! Hummm, chocolate quebraria um pouco o azedinho do maracujá e iria ficar delícia!

Se você colocar a mão na massa, escreva nos comentários e me conte como foi, ok?

Beijos, da Mamãe Prática Mari

3 comentários em “Cupcake de maracujá saudável pra fazer com as crianças”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.