Check list rápido para organizar uma festa infantil

Meu filhote vai fazer dois aninhos em julho e hoje caiu a minha ficha: só faltam três meses para o aniversário dele e ainda nem comecei a preparar a comemoração! Antes de tudo, preciso decidir se vamos fazer ou não uma festinha especial ou se será apenas um bolinho para a família e alguns amigos mais próximos. Como vamos viajar no meio do ano, a ideia inicial é fazer algo simples, como um piquenique no parque, mas ainda não está nada certo! Socorro!

Como uma boa mãe desesperada, acabei de fazer um check list de tudo que tenho que pensar e organizar para a comemoração do aniversário do Serginho. Se você, querida leitora, está numa situação parecida como a minha (risos), espero que essa lista possa te ajudar também.

Check list para organizar uma festa infantil:

  1. Definir data e horário
  2. Escolher o local, checar ou contratar estrutura (mesas, cadeiras, cozinha etc)
  3. Fazer lista com o número de convidados (adultos e crianças)
  4. Criar convite (digital ou impresso) e enviar para os convidados
  5. Decidir o tempo de duração da festa (geralmente uma festa infantil dura de 3 a 5 horas)
  6. Definir se a festa terá música, preparar som e repertório
  7. Escolher o buffet e definir todo o cardápio de salgados, docinhos, cupcakes e bebidas
  8. Escolher o sabor e a decoração do bolo
  9. Definir o tema e preparar a decoração da festa
  10. Encomendar papelaria personalizada com o tema da festa (ex: forminha de doces, caixinhas, lembrancinhas)
  11. Separar a câmera fotográfica ou contratar um fotógrafo
  12. Fazer as lembrancinhas dos convidados
  13. Definir recreação e contratar serviços (brinquedos como piscina de bolinha, pula-pula, brincadeiras, equipe de recreação etc)
  14. Escolher uma roupa especial para o aniversariante
  15. Checar quantos convidados confirmaram presença e rever preparativos

Se você tiver tempo, gostar ou quiser economizar dá para colocar a mão na massa e fazer sozinha muitos desses itens, como as lembrancinhas e a decoração. Espero que eu consiga fazer algo bacana para comemorar o aniversário do Serginho, depois conto pra vocês aqui no blog!

Ah e só um comentário final: apesar do meu “desespero”, quero dizer que o mais importante de uma festa infantil é o momento gostoso de comemorar mais um ano dos nossos pequenos junto com a família e os amigos, não é? Hoje em dia as festas estão cada vez mais caras e sofisticadas, mas não precisa ser assim. Tenho muitas boas recordações de infância das festas que meus pais faziam pra gente na garagem de casa. Eram simples, divertidas e o mais importante feitas com muito amor!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Luciana Morassi

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

2 comentários em “Check list rápido para organizar uma festa infantil”

  1. Oi, daqui alguns dias é a festa de um ano do meu filho, estou muito em dúvida em relação a lembrancinhas para os adultos, são 100 convidados, não sei o que fazer…das crianças já estão ok, mas dos adultos não, faço lembrancinha para todos? (porque me indicaram fazer só para mulheres) e o que fazer para essa quantidade sem gastar rios de dinheiro? (Não gostaria de opção comestível).

    1. Olá Renata,

      Podemos te contar a nossa experiência. Na festa de 1 ano da Manu, fizemos apenas lembrancinhas para as crianças: saquinhos no tema com doces e brinquedos. Você pode ver a foto neste post (“Festa da Moranguinho Baby”).

      Já na festa do Serginho, fizemos duas lembrancinhas (uma para os adultos e outra para as crianças) que você pode ver aqui: “Festa do Chaves”.

      No caso das crianças, você pode optar apenas por colocar brinquedos.

      Abs

      Mari e Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.