Dicas para uma decoração lúdica de quarto infantil

Olá meninas!

Hoje temos uma novidade! A querida designer de interiores Renata McCartney, de Curitiba (PR), entrou para o nosso lindo time de colunistas! Uhuuuu! Eu a conheci recentemente no lançamento da segunda edição da Casa Baby Dreams  e simplesmente amei o seu projeto (um quarto infantil aconchegante, prático e muito lúdico). Foram estes elementos que mais me chamaram a atenção, afinal, não é a toa que o nome desse blog é Mamãe Prática, não é mesmo?

Ficamos muito felizes pela Renata ter aceito o nosso convite e hoje apresentamos pra vocês seu primeiro artigo aqui no blog. E advinha qual é o tema? Decoração lúdica de quarto infantil! Com a Palavra, a querida Renata:

Dicas para uma decoração lúdica de quarto infantil

Olá, meu nome é Renata McCartney. Sou Designer de Interiores e mãe de um garotinho encantador chamado Oliver. Sou apaixonada por projetos infantis com uma pegada bem lúdica.

Sinto que muitas mães que me procuram desejam que o quarto dos seus filhos seja lúdico, mas não têm ideia por onde começar. Apartamentos pequenos, móveis planejados, acabam deixando os ambientes mais frios e é aí que algumas pessoas se perdem… Lúdico evoca criatividade, descontração e espontaneidade.

Então, por onde começar?

1. Fantasia
Escolha um elemento que crie um espaço divertido! Aqui o porta-livros vem com uma escada BEM fixa na parede para os baixinhos subirem e descerem explorando sua própria biblioteca. Detalhe para a lupa pendurada na escada!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Fer Cesar

2. Lembre-se: descontração
Utilize na decoração as próprias obras de arte que eles fazem na escola, os rabiscos e as atividades que vocês fazem em casa, etc., e monte a sua própria galeria de arte personalizada.

Robô feito com o pai e projetos da escola decoram o quarto do filho da Renata

Projeto Renata McCartney

3. Faça você mesma!
Repagine algo que você já tenha. A porta do antigo guarda-roupa ganhou uma pintura com o formato de uma pilha de malas. Se parecer para você impossível de ser executado, é só encomendar um adesivo em uma gráfica digital. Eles geralmente fazem também a arte antes de imprimir.
Renata McCartneyFoto: Fer Cesar

4. Peças especiais
Algumas peças são simplesmente especiais, saem do comum, para trazer magia e encantamento. Porém nem sempre têm valores compatíveis ao nosso bolso. Mas às vezes existem os “achados”, como essa luminária de robô, que além de terem um preço razoável fazem toda a diferença!
Projeto Renata McCartneyFoto: Alexandre Carnieri

5. Paleta de cores
Ouse! Combine cores nada óbvias. Fuja do inteiro branco ou bege ou combinação de cores primárias. Se este passo for um pouquinho mais difícil para você, há vários profissionais na área de decoração que prestam consultoria apenas para composição de paleta de cores. Um serviço que, apesar de especializado, não é tão caro.

Paleta de cores para quarto de menino
Paleta de cores para quarto de menino
Paleta de cores para quarto de menina
Paleta de cores para quarto de menina


Projeto Renata McCartneyRenata McCartney é designer de interiores e eventos e viveu oito anos na Inglaterra. De volta ao Brasil desde 2012, trouxe de lá não apenas uma rica experiência profissional, mas também de vida. E uma das mais importantes foi ter se tornado mãe do pequeno Oliver, hoje com 4 anos. Muito criativa e detalhista em seus projetos, Renata transforma sonhos em realidade.

Meninas, amei as dicas da Renata para decoração de quarto infantil! E vocês? Vão colocar algumas delas em prática? Contem aqui pra mim nos comentários. E se vocês gostaram desse texto, não deixem de conferir o post “10 ideias legais de quartos montessorianos

Beijos, da Mamãe Prática M.ari.

Foto/Renata: Nenad Radovanovic

logo_ClubeMamaePraticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.