Como decorar quarto de bebê (dicas valiosas)

Esses dias eu estava lembrando como foi gostoso preparar o enxoval e o quarto para a chegada do Serginho, pensar com carinho em cada item da decoração de quarto de bebê. O tema que escolhi foram bichinhos (leão, girafa, corujas, esquilo…) e até hoje o pequeno se diverte com os quadrinhos e adesivos na parede (risos).

Mas eu sei que na hora de decorar o quarto de bebê são tantos detalhes que, às vezes, a gente fica até perdida sem saber como combinar cores, escolher os móveis e o tema ideal. Pensando nisso e para inspirar as nossas leitoras, fiz uma entrevista super bacana com a designer Vanessa Guimarães que é especializada em quartos de bebê e crianças. Para vocês terem uma ideia, ela já assinou mais de 10 mil quartos infantis em mais de 20 anos de atuação! (Uau!!)

Vejam as dicas (super valiosas) da querida Vanessa para quartos de bebê. Para cada item ela nos enviou lindas fotos que ilustram as sugestões:

Por onde começar
Segundo a designer, o primeiro passo para fazer a decoração do quarto de bebê (ou mesmo das crianças maiores) é ter a planta do quarto com, inclusive, as medidas de portas e janelas. Em seguida é recomendável pesquisar algumas referências na internet, em revistas e livros, já selecionando os contextos que mais agradam. “Essa busca já auxiliará e, provavelmente, definirá o tema do quarto. Com a temática escolhida, a definição das cores fica mais fácil”, explica Vanessa. Como exemplo ela cita que se a escolha for o tema pirata, vermelho, azul e bege serão as cores base da decoração. Se o tema for bailarina, as cores rosa, branco, lilás ganham destaque. “É importante lembrar que não existem regras. Existe o equilíbrio da composição!”, destaca.

Robo
Robôs foi o tema escolhido nesse projeto
Quartinho no tema "selva"
Quartinho no tema “selva”


Itens que não podem faltar
É importante lembrar que o ambiente do quarto de bebê deve aliar conforto, segurança, harmonia entre as cores, boa circulação e ser aconchegante. “Ou seja, um quarto bem ambientado e funcional deve ter o berço, o trocador, a poltrona, a cama da babá, a cortina, o porta-trecos e a almofada de amamentação”, detalha Vanessa. Outros itens que também são relevantes: caixa higiênica completa, abajur, lustre, quadros, móbile do berço e enfeite de porta.

Vivier
Tudo que mamãe e bebê precisam


Aconchegante e funcional
Para a designer, esse é o quarto que a maioria das mães busca atualmente e o segredo está na disposição dos móveis. “É preciso que haja área de circulação, pois a mãe ou a babá devem conseguir andar de maneira segura em todos os contextos que envolvem o cuidado do bebê”, explica. Com uma área bem organizada dos móveis, os demais itens terão a função de trazer aconchego, como cortina, tapete, manta, bichos e outros.

transporte
Boa circulação nesse quartinho com o tema “transporte”
casinhas 02
Casinhas e objetos decorativos em quarto aconchegante


Se tiver pouco espaço
A designer explica que o aproveitamento do espaço é fundamental num projeto de quarto pequeno de bebê. “Cômodas embutidas, iluminação caprichada dando amplitude e cores leves são perfeitas para quem tem pouco espaço. Mas se optar por uma cor mais forte, use-a em apenas uma das paredes”, diz. Vanessa lembra que também é importante pensar nos itens que serão mais necessários para os cuidados do bebê e que um quarto pequeno repleto de acessórios decorativos pode deixá-lo ainda menor e até torná-lo incomodo.

Cores claras e iluminação caprichada
Cores claras e iluminação caprichada
Poucos itens, mas funcionais
Poucos itens, mas funcionais
Móveis embutidos
Móveis embutidos


Como ser criativo
Também perguntei pra Vanessa como podemos ser criativas e, ao mesmo tempo originais: “Ambientando e decorando o quarto de maneira que faça sentido para a mamãe e para a família desse bebê. O contexto no qual a família está inserida deve ser preservada. Não há nada mais original e criativo do que isso!”, destaca.

Urso
Lindo projeto para quarto de irmãos com diferentes idades

Queridas, fiquei encantada com os projetos da Vanessa para quarto de bebê  e com tanta dica legal que ela dividiu com a gente. Espero que possam te ajudar e inspirar na decoração do quarto dos seus babies 🙂

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fotos: Luis Gomes

logo_clube (1)Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

3 comentários em “Como decorar quarto de bebê (dicas valiosas)”

  1. Olá! Gostaria de saber onde encontrar os itens (papel de parede, enxoval do berço…) que compõe o quartinho amarelo e branco de borboletinha?? Desde já agradeço!!

    1. oi Kleanne, tudo bem? As linhas de papel de parede e enxoval criadas pela designer Vanessa Guimarães (entrevistada desse post) podem ser encontradas nas lojas Etna (https://www.etna.com.br/etna/etna-baby). A coleção que você se refere é antiga, não mais comercializada, mas nesse link você encontra outras opções. Beijos, Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.