Quero ser mãe empreendedora: por onde começar?

Olá meninas!

Hoje a gente vai contar pra vocês como surgiu a nossa vontade de criarmos o blog Mamãe Prática e que existem algumas iniciativas no mundo virtual criadas por mães empreendedoras que são voltadas a ajudar outras mamães que desejam criar seu próprio negócio.

Acredito que a maioria das mães que precisa voltar da licença maternidade acaba, em algum momento, se questionando: volto ou não a trabalhar fora? Bem, para as mulheres que podem fazer essa escolha, parabéns! Mas o fato é que grande parte das brasileiras precisam continuar ganhando o seu suado dinheirinho, concordam comigo? Ao mesmo tempo, é muito gratificante termos uma profissão e uma carreira que nos realize.

Então, foi mais ou menos nesse contexto que a gente decidiu aproveitar esse momento “100% mães” para darmos uma virada na nossa carreira, mas sem abandonar as nossas raízes que tanto amamos: a nossa formação e experiência em Comunicação/Relações Públicas e Jornalismo.

Da vontade de escrever sobre o tema maternidade (tão forte e presente nas nossas vidas de mães de primeira viagem), surgiu também o desafio de criarmos, pela primeira vez em quase 20 anos de profissão, o nosso primeiro projeto pessoal de comunicação. Primeiro eu (Mari) engravidei e depois a Fabi. E quando a minha Manu tinha um ano o sonho de criar meu próprio blog foi tomando forma. Foi aí que a Fabi (já barrigudona do Serginho kkk) entrou em cena e, juntas, começamos a trilhar um caminho novo e desafiador: o empreendedorismo materno digital.

Organização pessoal e financeira, otimização do nosso tempo (ficamos com as crianças meio período e trabalhamos no outro), mergulho mais profundo em conteúdos (e administração) das nossas redes sociais e, ainda, a formalização do nosso trabalho. Esses foram (e ainda são) apenas o início de um longo e contínuo aprendizado nosso e de dezenas de outras mamães que, como a gente, estão criando o seu próprio negócio no mundo virtual.

Mas ninguém faz tudo sozinho, por isso, a nossa dica pra você que ainda está começando ou pretende empreender é: em primeiro lugar, procure novos conhecimentos, planeje-se e estude mesmo! E você pode buscar ajuda. Nessa nossa caminhada, temos encontrado iniciativas muito interessantes de mães que fazem consultoria, ministram cursos ou criam eventos dirigidos a nós, mamães, que temos uma imensa vontade de ter sucesso profissional e, ao mesmo tempo, queremos estar muito presentes na vidinha dos nossos bebês e crianças pequenas. Olha só:

Mães que ajudam outras mães
Segue aqui uma lista de iniciativas como sugestão para você conhecer:

Barbara Vitoriano
Pós-graduanda em Marketing, jornalista com foco em Conteúdo Online, Web Jornalismo e Empreendedorismo Materno, ela criou os blogs “Indiretas Maternas” e “Empreender Materno”. Lá você vai encontrar muitos conteúdos para mães que querem empreender.

Melodia Moreno
Entre outras iniciativas, ela é fundadora do Congresso Internacional de Mães e Pais Empreendedores (Conimepe), realizado em 2014, e do Academia de Mães Empreendedoras (A.M.E.), um curso virtual super concorrido (este ano, as inscrições já terminaram). Mas vale muito conhecer o seu trabalho e acompanhá-la nas redes sociais, por exemplo. >> Canal Melodia Moreno no YouTube

MOM’SA – Empreendorismo Materno
Criado pela Amanda Rocha e pela Lúcia Stradiotti, o MOM’AS incentiva as mamães que desejam empreender a colocar a mão na massa e tirar seus projetos do papel. Elas realizam cursos e coaching, para quem busca uma orientação mais personalizada, e são criadoras do CONAMÃE – Congresso Nacional para Mães Empreendedoras, que aconteceu em março deste ano, entre outras iniciativas muito bacanas.

Vanessa Braga
Nossa parceira no Encontro de Mentes Maternas (blogagem coletiva), a Vanessa é autora do blog Mamãe Coach, tem formação em Professional Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (Life Coaching & Executive Coaching) e é co-Autora do Livro Leader Coach – Um Guia Prático para Gestão de Pessoas (Editora França). No dia 4 de julho, ela fará o 1º Encontro Empreender – Mamãe Trabalha em Casa, na capital paulista.

Texto de blog x texto jornalístico
As meninas do MOM’SA – Empreendorismo Materno nos convidaram para participar do Mom’SA Convida, quando falamos sobre como escrever e desenvolver conteúdos na internet. Vem assistir:

E vocês, mamães? Estão trabalhando? Têm novos planos profissionais em mente? Contem pra gente!

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Lu Morassi (Fabi e Mari, da esquerda para direita, com nossos pimpolhos Serginho e Manuela)

Este texto faz parte de uma blogagem coletiva do grupo Encontro de Mentes Maternas. Não deixe de ler os artigos dos blogs participantes e boa leitura:

Leticia Tomsik – Psicologa Infantil
Por Leticia Tomsik
Psicóloga infantil, analista do comportamento e proprietária do BEM VIVER. Consultório de Psicologia, em Valparaíso de Goiás. Casada com um tcheco e(ainda) sem filhos. Apaixonada pela família e pela sobrinha mais que especial Beatriz.

Mamy Antenada
Por Priscilla Aitelli
Gestante do coração há quase 3 anos, tentante há mais de 6. Bióloga de profissão. Carioca, criada em Joinville- SC. Atualmente mora em Florianópolis- SC com o maridão Silvio e com os filhos de 4 patas Dora e Minduim. Experiências pessoais e muita informações são compartilhadas de um jeito simples e divertido.

Mamãe Coach
Por Vanessa Braga
Mamãe do Raphael e também é uma profissional que deseja usar sua maternidade e profissão para trocar experiências e dicas, trazendo ferramentas para outras mamães, que assim como ela, sonham em ser uma mãe melhor a cada dia!

Mãe de 02
Por Laura Carvalho
Mãe do Jean Jr e João Felipe, tem muitas paixões e as maiores são escrever, ler, ouvir músicas, assistir filmes românticos, jogos, viajar, conversar, fazer novas amizades, comer massas, comida japonesa e chinesa e doces, principalmente muito chocolate. Juntado seus amores e o Amor pelos filhos surgiu o Mãe de 2, que fala de mãe para mãe, conta experiências, rotinas, vida de mãe, gestação e filhos.


logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.