Foto grávida deitada

Relaxamento ajuda a minimizar desconfortos da gestação

Olá meninas!

Sei que algumas vezes é difícil, mas é importante “desacelerar”, principalmente durante a gravidez, quando geralmente sentimos os desconfortos da gestação. Para ajudar vocês que estão passando por essa experiência, conversei com a professora de Yoga e educadora perinatal Simone Melo Tessari, também mãe do Arthur, de quase 6 anos, e da Victória, de quase 4 anos.

No seu trabalho com as gestantes, Simone ensina relaxar e, dessa forma, evitar e minimizar os desconfortos da gestação, como dores nas costas, falta de ar, problemas de circulação e inchaço. Então, quer aprender?

O primeiro passo é encontrar uma forma de reservar um momento do seu dia para fazer o relaxamento (nem sempre é fácil, né?). Outra dica é escolher um local agradável no qual você possa estar sozinha. Veja abaixo como fazer o relaxamento:

Como fazer o relaxamento durante a gravidez

1. A posição
Em uma posição confortável, ou seja, fazendo o cruzamento simples de perna ou deitada (veja as fotos), sente-se sobre uma almofada. Você também pode colocar outra almofada nas costas, apoiada contra a parede, como apoio.

Simone ensina posição deitada para grávida relaxar
Simone ensina posição deitada para grávida relaxar
Simone ensina posição sentada para grávida relaxar
Simone ensina posição sentada para grávida relaxar

2. A respiração
Observe o ritmo da respiração, acompanhe alguns ciclos, procure focar a mente no presente e apenas RESPIRE. Acompanhar o compasso da respiração é uma forma bastante eficaz para relaxar e desocupar a mente.

3. A maior consciência
Coloque sua mão no alto do tórax e perceba o ritmo da respiração.

4. A inspiração e a expiração
Aos poucos, direcione o ar na inspiração movimentando a barriga (a barriga irá inflar), aprofunde o volume do ar inspirado e solte-o lentamente na expiração (pelo nariz, sem abrir a boca).

5. O tempo
Se você for iniciante, faça esta técnica de relaxamento por cerca de 3 minutos e procure aumentar o tempo de forma gradativa, até chegar a 10 minutos (tempo considerado ideal).

Meninas, o que acharam? Também é interessante inserir o relaxamento como um hábito diário na rotina do seu dia. Que tal tentar e ver como os desconfortos da gestação podem ser diminuídos?

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Foto abertura: Estúdio V

Fotos: Divulgação/Simone Melo Tessari

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