Por que é tão importante que seu filho tenha amigos

Olá meninas,

Todo mundo sabe o quanto importante na vida é ter amigos e existe até uma data para se comemorar o Dia do Amigo (20 de julho) e outra para o Dia Internacional da Amizade (30 de julho). Há pesquisas que dizem que, no quesito felicidade, a amizade vem antes do dinheiro, tornando as pessoas realmente mais felizes.

Mas quando falamos de crianças pequenas, de 1 a 5 anos, por exemplo, até que ponto ter amigos realmente importa? Eu posso falar pra vocês da experiência que tenho percebido aqui em casa com a minha pequena, que agora está com 3 anos.

Com certeza, a noção de amizade que ela tem é bem diferente da minha, afinal ela ainda está só começando a entender as relações humanas e suas complexidades. Mas se eu pudesse enumerar os benefícios de se ter amigos na primeira infância, eu destacaria estes pontos aqui:

Ter amigos na primeira infância:

1. Amplia o mundo da criança
Quando seu filho passa a conviver em outros círculos sociais, que não seja o da família, ele percebe que seu mundinho vai além do papai e da mamãe e que ele pode ter outras referências, como na escola ou no condomínio onde mora.

2. Ensina sobre as diferenças
Cada criança é única, está formando a sua personalidade e traz na bagagem histórias de vidas diferentes. Por isso, a forma como o Zezinho lida com uma frustração pode ser bem diferente da maneira como seu amiguinho lida com ela. Enquanto uma criança chora inconformada diante de um brinquedo que quebrou, outra pode simplesmente procurar outro brinquedo para substituir sua brincadeira. Sem contar a riqueza que é seu filho aprender que existem famílias distintas: amigos que têm irmãos, amigos de outras raças, de outras religiões e costumes.

3. Ensina sobre dividir
Por mais que algumas crianças sejam mais insistentes em dizer “é meu, é meu” e não quererem dividir, os amigos podem ajudar seu filho a crescer nesse aspecto. A minha filha já percebeu na escolinha que há aqueles amigos que já sabem dividir e que há aqueles que não dividem, ou seja, ela sabe o que é certo e que eles também estão aprendendo sobre isso, assim como ela.

4. Ensina sobre conflitos e reconciliação
É praticamente inevitável que os atritos aconteçam entre as crianças, mas o interessante é que elas aprendem com essas situações e começam a perceber que é melhor brincar junto do que brigar e até aprendem a pedir desculpas quando necessário.

Este episódio do Pocoyo – um desenho animado em 3D destinado a crianças em idade pré-escolar – é uma graça e ensina um pouco sobre isso. Fica a sugestão para vocês assistirem com seus filhos. Eu e a Manu adoramos o Pocoyo e seus amigos!


Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Sueli Zischler Photography

Este texto faz parte de uma blogagem coletiva do grupo Mentes Maternas. Não deixe de ler os artigos dos blogs participantes e boa leitura:

Leticia Tomsik – Psicologa Infantil
Por Leticia Tomsik
Psicóloga infantil, analista do comportamento e proprietária do BEM VIVER. Consultório de Psicologia, em Valparaíso de Goiás. Casada com um tcheco e(ainda) sem filhos. Apaixonada pela família e pela sobrinha mais que especial Beatriz.

Mamy Antenada
Por Priscilla Aitelli
Gestante do coração há quase 3 anos, tentante há mais de 6. Bióloga de profissão. Carioca, criada em Joinville- SC. Atualmente mora em Florianópolis- SC com o maridão Silvio e com os filhos de 4 patas Dora e Minduim. Experiências pessoais e muita informações são compartilhadas de um jeito simples e divertido.

Mamãe Coach
Por Vanessa Braga
Mamãe do Raphael e também é uma profissional que deseja usar sua maternidade e profissão para trocar experiências e dicas, trazendo ferramentas para outras mamães, que assim como ela, sonham em ser uma mãe melhor a cada dia!

Mãe de 02
Por Laura Carvalho
Mãe do Jean Jr e João Felipe, tem muitas paixões e as maiores são escrever, ler, ouvir músicas, assistir filmes românticos, jogos, viajar, conversar, fazer novas amizades, comer massas, comida japonesa e chinesa e doces, principalmente muito chocolate. Juntado seus amores e o Amor pelos filhos surgiu o Mãe de 2, que fala de mãe para mãe, conta experiências, rotinas, vida de mãe, gestação e filhos.

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.