Recentemente meu filho Serginho completou dois anos e passou a frequentar a escolinha em meio período (como está crescendo rápido!). Todos os dias preparo a lancheira pra ele levar e, geralmente, coloco pão com queijo branco, bolachinhas água e sal ou do tipo maisena, uma fruta, água e suco natural. Mas confesso que fico na dúvida sobre como variar esse lanche e se a quantidade está adequada!
Por isso, tenho pesquisado um pouco sobre lanches para crianças, lanches saudáveis e como montar a lancheira da escola. Encontrei o documento “Lanche Saudável – Manual de orientação” produzido pelo Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e divido aqui com vocês algumas dicas:
O QUE COLOCAR NA LANCHEIRA DA ESCOLA
1 bebida
- É importante para repor as perdas de líquido nas atividades físicas. Pode ser suco, chá, água de coco (engarrafados ou em embalagem tetra-pack), preferencialmente sem açúcar. Eu sempre priorizo o suco natural e a água de coco natural porque coloco na lancheira térmica e, como Serginho fica poucas horas na escola, não corre o risco de estragar!
1 fruta
- Escolha frutas que sejam práticas para consumir com casca (bem higienizada) ou que a casca possa ser retirada com facilidade.
- As frutas são alimentos reguladores ricos em vitaminas e sais minerais, importantes para regular as funções do organismo como o sistema imunológico, a digestão e o funcionamento do intestino.
- Prefira frutas frescas da época, por exemplo: banana, maçã, pera, tangerina, uvas, morango, goiaba, pêssego, ameixa. Banana e maçã é o que mais mando pra escola, preciso variar mais!
1 tipo de carboidrato
- Os carboidratos fornecem energia ao organismo. Cuidado com a quantidade, pois os alimentos energéticos são apenas parte do lanche.
- Pode ser: pão de farinha integral (aveia, grãos, centeio, integral, preto), pão sírio, pão francês com gergelim; bolo simples (de laranja, cenoura, maçã, fubá); biscoito doce ou salgado sem recheio.
- Dependendo da idade do seu filho, outras opções de alimentos energéticos são barra de cereais, geleia de frutas e mel. Costumo fazer sempre um lanchinho com pão e queijo branco!
1 tipo de proteína
- Mande esse tipo de alimento para escola quando for possível mantê-lo em temperatura adequada. Pode ser: queijo branco, ricota, queijo cottage, requeijão, iogurtes.
- Esses alimentos são chamados construtores porque têm a função de ajudar na construção dos tecidos do organismo. Fazer um patezinho de ricota também pode ser uma boa opção!
O QUE NÃO DEVE ENTRAR NA LANCHEIRA
- Snacks e salgadinhos de pacote
- Refrigerantes
- Isotônicos
- Balas e doces
- Bolos com recheios e cremes
- Frituras
- Bolachas doces e recheadas
Mais dicas! É importante cuidar também da higiene do lanche que mandamos para a escola. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatra também recomenda:
- Deixe os alimentos longe dos outros materiais que as crianças for levar para a escola.
- Para que o aroma do sanduíche não interfira no gosto da fruta, guarde tudo separado e bem embalado.
- Envolva o sanduíche em papel filme (eu também uso papel alumínio).
- Mande as frutas para a escola já lavadas e secas.
- Utilize lancheiras de material térmico para manter a qualidade dos alimentos.
Meninas, vale lembrar que as sugestões devem ser adaptadas de acordo com a idade dos seus filhos, condições de saúde e hábitos da família. Por isso, é sempre legal consultar o pediatra e até um nutricionista especializado em alimentação infantil para avaliar caso a caso. Espero que essas dicas sejam úteis para vocês!
Beijos, da Mamãe Prática Fabi
Foto: Flickr/ Creative Commons
Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!
o que eu poderia colocar de lanche para meu filho levar para escola sendo que ele tem 2 anos e 5 meses? tenho muita duvida quanto a isto, principalmente a quantidade que devo colocar na lancheira. pois é o primeiro ano dele na escola e meu primeiro filho. mais ele come quase que de tudo mais não sei. me ajude por favor
oi Patricia, você pode procurar variar a lancheira colocando sempre 1 fruta + 1 carboidrato + 1 proteína. Por exemplo: 1 maçã + 1/2 pão com geleia natural + 1 pedaço de queijo OU 1 banana + 1 pão de milho + 1 iogurte. Como ele gosta de tudo você pode colocar, por
exemplo, cenoura picada, tomatinhos cerejas, ovo e outros itens também nutritivos. Quanto à quantidade, procure pensar na quantidade que ele normalmente come na sua casa e se lembre de colocar água para beber.
Esse post também pode te ajudar:
https://mamaepratica.com.br/2016/02/18/lancheirainteligente/
Beijos, da Mamãe Prática Fabi