O que colocar na lancheira da escola

Recentemente meu filho Serginho completou dois anos e passou a frequentar a escolinha em meio período (como está crescendo rápido!). Todos os dias preparo a lancheira pra ele levar e, geralmente, coloco pão com queijo branco, bolachinhas água e sal ou do tipo maisena, uma fruta, água e suco natural. Mas confesso que fico na dúvida sobre como variar esse lanche e se a quantidade está adequada!


Por isso, tenho pesquisado um pouco sobre lanches para crianças, lanches saudáveis e como montar a lancheira da escola. Encontrei o documento “Lanche Saudável – Manual de orientação” produzido pelo Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e divido aqui com vocês algumas dicas:

O QUE COLOCAR NA LANCHEIRA DA ESCOLA

1 bebida

  • É importante para repor as perdas de líquido nas atividades físicas. Pode ser suco, chá, água de coco (engarrafados ou em embalagem tetra-pack), preferencialmente sem açúcarEu sempre priorizo o suco natural e a água de coco natural porque coloco na lancheira térmica e, como Serginho fica poucas horas na escola, não corre o risco de estragar!

1 fruta

  • Escolha frutas que sejam práticas para consumir com casca (bem higienizada) ou que a casca possa ser retirada com facilidade.
  • As frutas são alimentos reguladores ricos em vitaminas e sais minerais, importantes para regular as funções do organismo como o sistema imunológico, a digestão e o funcionamento do intestino.
  • Prefira frutas frescas da época, por exemplo: banana, maçã, pera, tangerina, uvas, morango, goiaba, pêssego, ameixa. Banana e maçã é o que mais mando pra escola, preciso variar mais!

1 tipo de carboidrato

  • Os carboidratos fornecem energia ao organismo. Cuidado com a quantidade, pois os alimentos energéticos são apenas parte do lanche.
  • Pode ser: pão de farinha integral (aveia, grãos, centeio, integral, preto), pão sírio, pão francês com gergelim; bolo simples (de laranja, cenoura, maçã, fubá); biscoito doce ou salgado sem recheio.
  • Dependendo da idade do seu filho, outras opções de alimentos energéticos são barra de cereais, geleia de frutas e mel. Costumo fazer sempre um lanchinho com pão e queijo branco!

1 tipo de proteína

  • Mande esse tipo de alimento para escola quando for possível mantê-lo em temperatura adequada. Pode ser: queijo branco, ricota, queijo cottage, requeijão, iogurtes.
  • Esses alimentos são chamados construtores porque têm a função de ajudar na construção dos tecidos do organismo. Fazer um patezinho de ricota também pode ser uma boa opção!

O QUE NÃO DEVE ENTRAR NA LANCHEIRA

  • Snacks e salgadinhos de pacote
  • Refrigerantes
  • Isotônicos
  • Balas e doces
  • Bolos com recheios e cremes
  • Frituras
  • Bolachas doces e recheadas

Mais dicas! É importante cuidar também da higiene do lanche que mandamos para a escola. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatra também recomenda:

  • Deixe os alimentos longe dos outros materiais que as crianças for levar para a escola.
  • Para que o aroma do sanduíche não interfira no gosto da fruta, guarde tudo separado e bem embalado.
  • Envolva o sanduíche em papel filme (eu também uso papel alumínio).
  • Mande as frutas para a escola já lavadas e secas.
  • Utilize lancheiras de material térmico para manter a qualidade dos alimentos.

Meninas, vale lembrar que as sugestões devem ser adaptadas de acordo com a idade dos seus filhos, condições de saúde e hábitos da família. Por isso, é sempre legal consultar o pediatra e até um nutricionista especializado em alimentação infantil para avaliar caso a caso. Espero que essas dicas sejam úteis para vocês!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Flickr/ Creative Commons

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2 ideias sobre “O que colocar na lancheira da escola”

  1. o que eu poderia colocar de lanche para meu filho levar para escola sendo que ele tem 2 anos e 5 meses? tenho muita duvida quanto a isto, principalmente a quantidade que devo colocar na lancheira. pois é o primeiro ano dele na escola e meu primeiro filho. mais ele come quase que de tudo mais não sei. me ajude por favor

    1. oi Patricia, você pode procurar variar a lancheira colocando sempre 1 fruta + 1 carboidrato + 1 proteína. Por exemplo: 1 maçã + 1/2 pão com geleia natural + 1 pedaço de queijo OU 1 banana + 1 pão de milho + 1 iogurte. Como ele gosta de tudo você pode colocar, por
      exemplo, cenoura picada, tomatinhos cerejas, ovo e outros itens também nutritivos. Quanto à quantidade, procure pensar na quantidade que ele normalmente come na sua casa e se lembre de colocar água para beber.

      Esse post também pode te ajudar:
      https://mamaepratica.com.br/2016/02/18/lancheirainteligente/

      Beijos, da Mamãe Prática Fabi

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