cuidados na gestação

Dicas de cuidados na gravidez

Olá meninas, quando estamos grávidas, geralmente nos sentimos muitos especiais (eu me sentia assim, e vocês?). Para muitas mamães, esse é realmente um período mágico, mas para que mamãe e bebê fiquem bem, também é importante a gestante se cuidar. Por isso, pedimos para a Débora Santaroza Ramos, fisioterapeuta coordenadora na Central da Gestação (empresa que realiza atendimentos domiciliares a gestantes), destacar os principais cuidados que precisam ser seguidos pelas grávidas. Ela conta tudo pra gente em detalhes.

Dicas de cuidados durante a gravidez

1. Siga sempre a orientação de seu médico
Normalmente, todas as grávidas fazem o acompanhamento pré-natal e essas visitas ao médico são fundamentais para cada fase da gravidez. Também é muito importante a liberação médica para a prática de exercícios físicos, massagens, drenagem linfática para gestantes e RPG (Reeducação Postural Global). Outras orientações são beber bastante água, nunca segurar o xixi, alimentar-se em intervalos recomendáveis e fazer boa ingestão de fibras para evitar a prisão de ventre.

2. Use calçados adequados
O risco de torções na gravidez é maior, pois nesse período as articulações ficam mais frouxas (para se adaptar às transformações do corpo). Por isso, para evitar torções e lesões musculares e de ligamentos nos tornozelos, recomenda-se usar sapatos fechados no calcanhar e/ou com salto mais baixo. Durante a gravidez, alguns exames e medicamentos são contra indicados, então prevenir é melhor que remediar!

3. Suba e desça as escadas com cautela
Recomenda-se que a gestante sempre use o corrimão ao subir e descer as escadas e que, principalmente ao final da gravidez, suba e desça cada degrau com os dois pés em cada. É uma forma de poupar energia, diminuir o cansaço e evitar acidentes, já que a gestante pode sofrer desequilíbrio pela mudança de seu centro de gravidade.

4. Fique atenta ao inchaço
Uma dica é fazer o movimento de vai e vem para cima e para baixo (dorsiflexão e extensão), com o pé forçando o tornozelo (parecido ao ato de acelerar o carro ou ao movimento de pé da bailarina). O exercício ajuda no bombeamento sanguíneo e de líquidos por conta da contração dos músculos da “batata da perna” e melhora o inchaço. Ele pode ser feito em qualquer posição, mas o alívio no caso da gestante é mais eficiente quando esta estiver deitada de barriga para cima e pernas para cima, apoiadas. Pode-se fazer a variável de círculos com os pés também.

Outra dica para as grávidas que apresentam muito inchaço é procurar o serviço de drenagem linfática em casa para gestantes, lembrando que também é importante a liberação de seu médico.

5. Procure descansar e relaxar
É aconselhável repor e poupar a energia que está sendo empregada para o crescimento do bebê e o bem-estar da mãe. Algumas dicas:

• Procure evitar o estresse e fazer intervalos de descanso entre as tarefas diárias, em casa e/ou no trabalho.
• Prefira relaxar deitada mantendo as pernas para cima, pois dessa forma se consegue relaxar todos os músculos do corpo e a perna para cima ajuda no retorno venoso (melhorando a sensação de inchaço nos pés e tornozelos).
• Ao deitar-se de lado, sempre deite para o lado esquerdo para evitar a compressão da veia cava (responsável por levar o sangue ao coração).
• Para as gestantes que sentem desconfortos como dores nas costas, falta de ar, dificuldade para dormir e mal-estar em geral, uma opção para aliviar esses sintomas é o serviço de massagem em casa realizado por um profissional especializado no atendimento a gestantes.

Sobre a Central da Gestação
Especializada no atendimento domiciliar às gestantes, a Central da Gestação conta com uma equipe de fisioterapeutas especializada. Com o conceito de conforto e bem-estar, a empresa facilita a vida de muitas gestantes, que podem fazer em casa tratamentos como Drenagem Linfática para Gestantes, Fortalecimento e Postura (Reeducação Postural Global para grávidas) e Massagem para aliviar dores nas costas, na lombar e em ombros lesionados. A Central da Gestação está presente em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Santos, São Paulo e Rio de Janeiro.

Site: http://www.centraldagestacao.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CentralDaGestacao
Instagram: https://instagram.com/centralgestacao/

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Divulgação/Central da Gestante

Selo de Post Patrocinado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.