atividade física na gravidez

Atividade física na gravidez

Olá meninas, muitas mulheres gostariam de fazer uma atividade física na gravidez, mas têm receios. Por isso, hoje conto pra vocês sobre os principais exercícios que podem ser realizados com moderação pelas gestantes que querem se cuidar. Aliados a uma alimentação equilibrada e saudável, eles ajudam a grávida a manter o ganho de peso recomendado pelos médicos – em geral, em torno de 10 ou 12 quilos durante toda a gravidez, mas esse número varia, pois quanto mais acima do peso a mulher estiver antes de engravidar, menos ela deve engordar na gestação.

Se você está animada para começar uma atividade física na gravidez, saiba que, em primeiro lugar, é preciso conversar com seu ginecologista/obstetra para que este a avalie e a libere para as atividades, ok? A professora da academia Fit Premium, de Curitiba (PR), Amanda Kurecki Stima, explica que existe um período da gestação que se deve mais atenção, mas as mulheres podem praticar atividades do início ao fim da gravidez, tomando cuidado com o primeiro trimestre e dando preferência a atividades de baixo risco.

Entre os exercícios mais indicados e seguros para as gestantes, segundo a professora, estão a caminhada, o pilates, a hidroginástica, a yoga e a natação. Amanda, que também é bacharel em Educação Física e pós-graduada em Treinamento Desportivo, explica pra gente mais detalhes:

Caminhada
Ajuda a manter a forma sem sobrecarregar as articulações. Não há muito segredo, pois já estamos acostumados a fazer esse tipo de locomoção. Ao caminhar é preciso a grávida evitar o sol forte e sempre usar roupas adequadas (leves, confortáveis e que permitam a transpiração).

Pilates
A atividade atua nos músculos abdominais e do assoalho pélvico, que durante a gestação geralmente enfraquecem. Uma das principais vantagens dessa atividade é que muitos movimentos são realizados utilizando quatro apoios: os dois joelhos e as duas mãos (ou cotovelos), podendo diminuir a pressão sobre as costas e a bacia, além de auxiliar no posicionamento do bebê, colocando-o na direção adequada para o parto.

Hidroginástica
A hidroginástica alivia o peso extra da gestação e, por ser uma atividade de intensidade moderada, também auxilia na diminuição do impacto dos movimentos na articulação.

Ioga
Essa atividade ajuda as mamães a se tornarem mais flexíveis, age na tonificação dos músculos, além de melhorar o equilíbrio e a circulação. O relaxamento obtido por meio da ioga, que também oferece técnicas de respiração, traz mais segurança e calma para a hora do parto.

atividade física na gravidez
A professora de Ioga da Fit Premium, Kali Ananda, quando estava grávida

Natação
Os benefícios da natação para as grávidas são bem parecidos com os da hidroginástica. Ao realizar uma atividade aquática, a gestante evita lesões comuns de atividades em solo, como quedas ou impactos, sentindo-se mais segura. A atividade também alivia o peso extra da barriga e pode evitar incômodos comuns, como dores lombares e inchaço.

Alguns cuidados
Segundo a professora Amanda, a gravidez traz uma série de mudanças no corpo da mulher e, com a alteração do centro de gravidade do corpo, o cansaço aparece com maior frequência e rapidez. Por isso, é preciso prestar atenção em alguns sinais que o próprio corpo revela, indicando quando é chegado o limite da atividade física. Sintomas como falta de ar, desmaios, inchaços, dores no peito e abdômen, tonturas, náuseas, elevação de pressão ou sangramento devem ser observados pela gestante e, se for o caso, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.

Meninas, outra dia é a sequência de alongamento para gestantes que produzimos para nossas leitoras! Vale conferir também!

Espero que vocês tenham gostado desse post e encontrem a melhor atividade física para a sua realidade. E lembrem-se que também é importante cuidar da saúde bucal, como já contamos aqui.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Diego Castelo

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.