mamãe com criança no colo

5 coisas que ninguém nos contou sobre a maternidade

Olá meninas, tem coisas que a gente aprende sobre a maternidade logo que nosso filho nasce, mas outras demoram um pouquinho mais para “cair a ficha” (risos). Não são necessariamente coisas boas ou ruins, mas aquelas que te mostram que a vida é uma evolução e logo seu bebê vai crescer, perder a inocência e descobrir que existe o lado bom e o lado ruim da vida… Essa é a minha lista e da Fabi, e qual é a de vocês?

5 coisas que ninguém nunca nos contou sobre a maternidade

1. Suas férias nunca mais serão as mesmas
Pelo menos por alguns anos, você vai precisar chegar bem cedo na praia e sair de lá quando a maioria das pessoas estiver chegando, afinal precisa ter muito cuidado com o sol e a pele do seu bebê. E aquelas férias tão sonhadas planejadas durante o ano? Se seu filho ficar doente, você vai largar tudo e voltar pra casa se for preciso.

2. Você vai agradecer quando as crianças estiverem dormindo
Quando você tem bebê, você vai torcer para ele dormir um pouco pra você fazer um bilhão de outras coisas (e quase sempre não vai dar tempo de fazer quase nada). E quando seu bebê cresce, você vai continuar tentando fazer outras coisas, como simplesmente descansar, enquanto seu filho estiver dormindo.

3. Você vai pedir desculpas pro seu filho
Sim, você vai errar algumas vezes, vai confundir o dia da aula de natação e vai esquecer de mandar algo importante pra escola. Sem contar que vai ter aquele dia em que tudo deu errado e você vai ficar muiiiiito impaciente com seu filho (mas ele não tem nada a ver com seus problemas, né?).

4. Você não estava preparada para as perguntas
Quando as crianças pequenas começam a fazer perguntas você percebe o quanto é difícil explicar sobre a vida, suas alegrias e tristezas. Olha só algumas perguntas da Manu, de 3 anos: “O que tem embaixo aqui da rua?”, “Por que o vovô foi pro céu?”, “A vovó saiu da barriga de quem? Onde ela está agora?” e “O que faz o Policial?”. Perguntas que te mostram que a inocência vai logo acabar e que, infelizmente, não dá mais para esconder os perigos e tristezas da vida. Faz parte!

5. Tem horas que você tem vontade de tirar férias dos filhos
E aqui não adianta apenas umas horas de sono das crianças. Vai ter um dia em que você vai estar tão irritada e estressada com as birras que vai agradecer porque aquele é dia de escolinha. Tem horas que educar realmente cansa, sim! Mas aí você vai respirar fundo, as coisas vão mudar e você vai ficar muito feliz com o desenvolvimento do seu filho.

Meninas, e o que mais vocês colocariam nessa lista? Quantos meses ou anos têm seus filhos e o que vocês já descobriam sobre a maternidade? Na foto, eu (Mari) com a minha pequena, Manuela. Esse olhar dos nossos filhos faz a gente superar todas as dificuldades, não é mesmo?

Dica: se você gostou deste texto, uma sugestão pra você é também ler este outro post: 21 coisas pra dizer a uma mãe de primeira viagem

Beijos, da Mamães Práticas Mari e Fabi

Foto: Lu Morassi (Mari com a Manu)

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta