Festa rosa para menina no tema Joaninha

Check list pra fazer uma festa infantil com economia

Olá meninas, quem aí está morrendo de vontade de fazer uma festa linda para seu pequeno (ou pequena), mas precisa “segurar as pontas” e economizar? Foi pensando nessa necessidade, que também foi levantada por uma de nossas leitoras, que fui atrás de algumas dicas simples, mas que podem impactar no nosso bolso na hora de fazermos uma festa infantil ou até um Chá de Bebê.

Além de trazer para vocês as minhas próprias dicas, conversei com a Helô Garbosa (da Singular Festas Criativas) e com a arquiteta Andrea Couto, que já escreveu para o blog. Vamos lá às nossas sugestões para uma festa infantil com mais economia:

1. Faça em casa mesmo
Se você tiver espaço em casa (na sala ou na garagem), que tal fazer a festa como antigamente? Lembra que quando éramos crianças as festas sempre eram em casa?

2. Aproveite o que você já tem
Fique de olho nos móveis da sua casa: itens como sua mesa de jantar, pufes e vasos podem ajudar a compor a decoração da festa, dependendo do tema.

3. Utilize a parede do local da festa
Repare se o local tem uma parede bonita (repare na parede de pedra na foto que abre este post) e a use de fundo para a mesa principal. Outra opção é aproveitar a parede lisa mesmo colando (ou fixando de outra maneira) alguns quadrinhos (3 ou 5 quadrinhos), fotos da criança aniversariante ou imagens impressas do tema.

4. Use os brinquedos do seu filho para decorar
Faça a festa em um tema que seu filho já tenha brinquedos e use esses personagens na decoração. Veja a festa Homem Aranha e Os vingadores do meu sobrinho de coração, o Theo, com seus super-heróis na mesa de doces.

5. Opte pela simplicidade (como pipoca e gelatina) 
Em geral, criança sempre adora o que é mais simples de fazer, como pipoca e gelatina! Você pode decorar tanto os pacotes das pipocas quanto os potinhos de gelatina no tema. As festas de Homem Aranha e no tema Marinheiro, que também mostramos aqui no blog, são exemplos disso.

6. Seja criativa
Às vezes, do mais improvável podem surgir ideias bacanas, como espelhos (com molduras brancas) que se tornam provençais para os docinhos (veja na festa Frozen da minha filha Manu), xícaras de brinquedos que recebem brigadeiros e cupcakes (veja na festa Peppa da Ana Elisa) e potinhos de papinhas vazios que se tornam os recipientes das lembrancinhas (veja na festa Chaves do meu sobrinho Serginho).

7. Pesquise preços e produtos
Seja pela internet, seja nas lojas perto da sua casa, sempre vale lembrar: pesquise! Você pode encontrar um produto mais barato na última loja que entrar ou, ainda, uma variação de preço significativa de um mesmo produto ou de um tema para o outro. Avalie se vale tentar fugir de temas com personagens da moda. Fique de olho!

8. Aproveite os brinquedos do prédio
Se você, algum amigo ou parente morar em um prédio que já tem salão de festas próximo a um parquinho, então você vai poder economizar por não precisar alugar um monte de brinquedos (como cama elástica e piscina de bolinhas).

9. Coloque a mão na massa
Sem dúvida, montar sozinha a decoração, ou seja, sem ajuda de uma empresa especializada pode ficar mais em conta (mas vai dar mais trabalho). Além disso, ao invés de encomendar itens personalizados, prefira buscar materiais prontos em casas de festas, como personagens, letras e outros detalhes em E.V.A e/ou, ainda, toalhas de mesa, descartáveis e até balões no tema. Outra dica é fazer você mesma as lembrancinhas e os convites (que não precisam ser impressos). E se você está precisando muito economizar, você pode fazer as lembrancinhas somente para as crianças.

10. Reavalie o tipo da festa
Será que seu filho precisa de uma festa com tanto glamour? Será que se você fizer a festa em casa mesmo ou no salão de festas do seu prédio (com a presença de seus amiguinhos e muitas brincadeiras) não é o bastante para que seu filho fique feliz? Lembre-se que festa de criança é, antes de tudo, uma festa para as crianças (que não querem saber qual é a cor da toalha das mesas ou o fundo criado para a mesa de doces). Outra sugestão se o orçamento estiver muito apertado, é mudar os planos, como fazer um piquenique de comemoração ou um passeio especial convidando os amiguinhos mais próximos de seu filho.

Meninas, espero que vocês tenham gostado destas ideias. E o que vocês têm feito para economizar na hora de montar uma festa infantil ou Chá de Bebê? Contem pra mim aqui nos comentários.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Projeto da Singular Festas Criativas

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

 

 

2 comentários em “Check list pra fazer uma festa infantil com economia”

  1. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.