Prato com nhoque de espinafre

Nhoque de espinafre e ricota

Nhoque é sempre uma boa opção para variar de vez em quando o cardápio, seja no almoço de final de semana com toda a família ou mesmo no dia a dia. Essa dica foi enviada pra gente pela chef Vera Damaso, do Zeffiro Restaurante.

O que mais gostei é que essa versão de nhoque parece bastante nutritiva porque é feita com espinafre e ricota. A receita rende cinco porções de 200 gramas cada. Bom apetite!

Ingredientes:
– 625 g de espinafre
– 500 g de ricota
– 4 gemas de ovo
– 200 g farinha de trigo
– 250 g de queijo parmesão
– 5 g de moscada ralada
– 5 g de sal
– 5 g de pimenta do reino

Modo de preparo:
– Limpe, lave, separe as folhas do espinafre e deixe de molho na água. Numa panela, coloque água e deixe ferver. Quando levantar a fervura, coloque as folhas de espinafre, tampe a panela e deixe ficar por mais ou menos 5 minutos.
– Retire o espinafre da água fervente e jogue as folhas em água com gelo, e deixe por mais ou menos 2 minutos. Escoe e aperte com as mãos para tirar toda a água. Pique grosseiramente.
– Desmanche bem a ricota, adicione os outros ingredientes (gemas de ovo, farinha de trigo, queijo parmesão, moscada, sal, pimenta do reino) e misture bem. Junte o espinafre e misture tudo junto formando a massa.
– Estique a massa em rolinhos e corte em cubinhos. Trabalhe os cubinhos para arredondá-los. Ferva água e cozinhe os nhoques.
– Sirva gratinado com diversas opções de molho, como branco, siciliano, quatro queijos ou com molho de tomate e manjericão.

Molho de tomate e manjericão

Ingredientes:
– 2,5 kg de tomate maduro, lavado, higienizado, sem pele e sem semente
– 100 g de cebola
– 8 g de alho
– 200 g de cenoura
– 4 de folhas de louro
– 50 ml de azeite
– Sal e pimenta a gosto
– 10 g de manjericão

Modo de preparo:
No azeite, refogue a cebola e o alho. Acrescente a cenoura. Deixe murchar o legume. Acrescente o tomate limpo, sem pele e sem sementes, picado de forma uniforme. Acrescente o louro, sal, pimenta e, no final do cozimento, o manjericão. Deixe cozinhar em fogo médio por mais ou menos 4 horas.

Que delícia, espero que tenham gostado da dica!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Divulgação Zeffiro Restaurante

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.