Como cuidar da postura e fortalecer a musculatura na gravidez

Olá meninas, já contamos pra vocês sobre os cuidados necessários durante a gestação e mostramos uma sequência de alongamento especial para grávidas. Nesta série em parceria com a Central da Gestação, vamos explicar nesse post por que também é importante observar a postura durante a gravidez e, se possível, fortalecer a musculatura.

Vocês já repararam que quando estamos grávidas tentamos adequar nossa postura às mudanças do nosso corpo? É o que fazemos quando a barriga e os seios crescem, quando as pernas incham e a lombar dói. Mas segundo Débora Santaroza Ramos, fisioterapeuta coordenadora na Central da Gestação, o ideal é a grávida não adotar posturas que trarão mais incômodos e dores.

Outra dica é fortalecer a musculatura. “Durante a gravidez, também aumentamos nosso peso corpóreo e as articulações são sobrecarregadas, mas se tivermos músculos fortes estes ajudarão muito a manter a função íntegra de todas as articulações”, explica Débora. Esse fortalecimento pode ser feito por meio da Reeducação Postural Global (RPG) e de exercícios físicos, que precisam ser liberados pelo médico. Vejam mais dicas da fisioterapeuta:

1. Evite prejudicar a coluna
Evite posições que levem à curvatura muito acentuada da coluna, como à cifose (quando curvamos o tronco para frente e os ombros ficam mais próximos, ocorrendo um fechamento da região torácica), o que prejudica a coluna e a respiração. E se você já possui a hiperlordose, que é uma acentuação exagerada da curvatura lombar, exercícios de RPG podem ajudar a evitar uma piora, já que promovem uma conscientização corporal e autocorreção da postura.

Ilustração de cifose e hiperlordoseFonte da ilustração: Jeferson Molina

2. Mude seus hábitos
Carregar peso e falar ao telefone segurando o aparelho entre o ombro e a orelha, por exemplo, são hábitos muito prejudiciais às grávidas. Evite fazer isso!

3. Procure sentar e andar corretamente
Sentar-se com a coluna lombar sem o devido apoio e usar a lateral do pé durante a pisada são outros exemplos prejudiciais às gestantes. Por isso, fique atenta a estas dicas e receba com carinho quando algum familiar ou amigo corrigir ou reparar que você está adotando uma postura “esquisita”.

4. Faça exercícios físicos
Iniciar um tipo de exercício físico auxilia em todas as mudanças que estão ocorrendo no corpo e contribui para o fortalecimento da musculatura. Após a liberação médica, você pode optar por exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura, como musculação, caminhadas, pilates, yoga e a Reeducação Postural Global (RPG). Os exercícios de RPG melhoram a capacidade respiratória e a postura, ajudam no fortalecimento do assoalho pélvico, melhoram a aptidão física e ajudam no pós-parto (como músculos mais fortes para segurar o bebê no colo, por exemplo).

RPG em casa
Na Central da gestação, que faz atendimentos domiciliares a gestantes, a sessão tem duração de aproximadamente uma hora e são trabalhados a respiração, a consciência corporal e exercícios de postura. Também pode haver indicação de exercícios para fortalecer um grupo muscular específico. Não são usados equipamentos, mas podem ser utilizados faixas elásticas, bolas ou pesos, por exemplo.

Sobre a Central da Gestação
Especializada no atendimento domiciliar às gestantes, a Central a Gestação conta com uma equipe de fisioterapeutas especializada. Com o conceito de conforto e bem-estar, a empresa facilita a vida de muitas gestantes, que podem fazer em casa tratamentos como Drenagem Linfática para Gestantes, Fortalecimento e Postura (Reeducação Postural Global para grávidas) e Massagem para aliviar dores nas costas, na lombar e em ombros lesionados. A Central da Gestação está presente em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Santos, São Paulo e Rio de Janeiro.

Site: http://www.centraldagestacao.com.br/
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Instagram: https://instagram.com/centralgestacao/

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto/abertura: Central da Gestação

Série no blog Mamãe Prática!
Este post faz parte de uma série especial que fizemos com as orientações dos fisioterapeutas da Central da Gestação. Confira:
Para gestantes: massagens e outros serviços em casa
Drenagem linfática ajuda a diminuir o inchaço na gravidez
Dicas de cuidados na gravidez
Sequência de alongamento para gestantes
Como cuidar da postura e fortalecer a musculatura na gravidez
Como cuidar do bebê sem prejudicar a coluna

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