Bebê no colo

Como cuidar do bebê sem prejudicar sua coluna

Cuide-se! É esse o recado que queremos passar para você, gestante ou mamãe de bebê. Durante o puerpério e principalmente no primeiro ano após a chegada do bebê, muitas mães acabam se dedicando aos filhos e acabam deixando de se cuidar, seja por falta de tempo ou por esquecimento.

É quase inevitável: durante um tempo deixamos de nos arrumar e até de pentear o cabelo, já que tomar conta de um bebezinho consome boa parte do nosso tempo (eu passei por isso também). Mas, segundo Débora Santaroza Ramos, fisioterapeuta coordenadora na Central da Gestação, se tem uma coisa que você pode fazer durante os cuidados com o bebê é ficar atenta a sua postura e movimentos, como na hora de trocar as fraldas, de dar banho e brincar com o bebê. As dicas que vamos te contar agora ninguém nunca te falou. A sua coluna vai agradecer!

Na hora de segurar o bebê
Quando você está em pé com o bebê, o cuidado é não se sobrecarregar de funções com a outra mão, além de não segurar o telefone entre o ombro e a orelha. Fique atenta para não soltar o peso corporal em cima de uma única perna, procurando sempre alternar quando parada ou usar as duas pernas para se sustentar em pé. Também observe se o seu quadril está se projetando muito para frente (bumbum encolhido), o que prejudica a coluna.

Nas trocas de fralda
Neste momento, o mais indicado é usar um trocador, pois a altura faz toda a diferença para quem está fazendo a troca. E, se possível, altere o lado em que colocar o bebê para não criar vício de postura.

Quando for necessário trocar na cama, o ideal é ajoelhar-se e ficar com a coluna o menos flexionada (curvada) possível. Sentar na cama também pode ser mais confortável do que ficar fora dela em pé e com a coluna muito curvada.

Durante o banho
Evite ficar muito tempo com a coluna curvada para dar banho no bebê, o que pode causar dores. Para os banhos em balde de ofurô, sente-se no chão ou use um apoio mais alto e seguro para colocar o balde. Provavelmente você ficará com os joelhos flexionados e, se ficar muito tempo nessa posição, poderá sentir dores. Então a dica é: movimente-se, mude sua posição.

Durante a amamentação
Certifique-se de que você está amamentando em uma posição confortável. Uma dica é usar almofadas de amamentação, pois elevam o nível do bebê mais próximo à mama. Utilize apoio nos braços (da mãe) e também travesseiros ou almofadas para dar apoio à coluna lombar. Seja no sofá, em uma cadeira de amamentação, em uma cadeira comum ou cama, evite descuidar da coluna por um tempo muito longo.

Na hora de brincar
Quando os bebês estão engatinhando ou brincando no chão, ao abaixar, procure agachar e evitar flexionar o tronco. Tente se manter o mais próxima possível da altura que está seu bebê sentando no chão enquanto ele engatinha. Evite curvaturas acentuadas da fisiologia da coluna.

Outras dicas de ouro:
1. Em todos os momentos, procure espreguiçar, ou seja, alongar a coluna antes e após os cuidados com seu bebê.
2. Olhe no espelho quando você estiver com seu bebê e observe a sua postura.
3. Cuide de você para dar o seu melhor: faça exercícios regularmente, pois eles aliviam a tensão muscular e a tensão emocional que geralmente enfrentamos para dar conta de tudo.
4. Exercícios de força muscular ajudam a manter o corpo forte e condicionado e são a melhor prevenção para evitar dores nos braços de tanto segurar o bebê.
5. Evite manter o bebê dormindo em cima dos seus braços por muito tempo. Nosso corpo foi feito para o movimento.

Além dos cuidados com os bebês, muitas vezes temos a dinâmica da casa para ajustar e organizar. “Ter consciência corporal nos ajuda muito”, explica a fisioterapeuta. Por isso, esperamos que vocês consigam colocar essas dicas em prática para curtirem esse momento maravilhoso com muito mais disposição e sem dores, afinal, nas palavras da Débora: “Ser mãe é umas das melhores experiências. Viva ela com todo prazer.”

Sobre a Central da Gestação
Especializada no atendimento domiciliar às gestantes, a Central a Gestação conta com uma equipe de fisioterapeutas especializada. Com o conceito de conforto e bem-estar, a empresa facilita a vida de muitas gestantes, que podem fazer em casa tratamentos como Drenagem Linfática para Gestantes, Fortalecimento e Postura (Reeducação Postural Global para grávidas) e Massagem para aliviar dores nas costas, na lombar e em ombros lesionados. A Central da Gestação está presente em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Santos, São Paulo e Rio de Janeiro.

Site: http://www.centraldagestacao.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CentralDaGestacao/
Instagram: https://instagram.com/centralgestacao/

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto/Abertura: freeimages.com/Julie Elliott-Abshire

Série no blog Mamãe Prática!
Este post faz parte de uma série especial que fizemos com as orientações dos fisioterapeutas da Central da Gestação. Confira:
Para gestantes: massagens e outros serviços em casa
Drenagem linfática ajuda a diminuir o inchaço na gravidez
Dicas de cuidados na gravidez
Sequência de alongamento para gestantes
Como cuidar da postura e fortalecer a musculatura na gravidez
Como cuidar do bebê sem prejudicar a coluna

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