Foccacia com tomate e ricota

Essa é mais uma receita enviada pra gente pelo pessoal da Bunge Brasil (fabricante de marcas como Soya e Primor) que sempre sugere dicas bem legais pra gente. Gostei dessa receita de foccacia (um tipo de pão de origem italiana) porque parece simples de fazer, além de gostosa!

Ingredientes:

Massa
– 1/3 xícara (chá) de óleo de soja e canola (80 g)
– 3 xícaras (chá) rasas de farinha de trigo tradicional (340 g)
– 2 colheres (sopa) rasas de fermento biológico seco (14 g)
– 1 colher (sobremesa) cheia de mel (10 g)
– 3 ½ colheres (sopa) de orégano seco (8 g)
– 1 colher (sobremesa) de sal (5 g)
– 1 xícara (chá) rasa de água gelada (220 g)
– 3 colheres (sopa) de óleo de soja e canola para untar (30 g)

Cobertura

– 1 xícara (chá) cheia de ricota fresca cortada em cubos (150 g)

– 3 tomates higienizados, sem sementes, cortados em cubos (200 g)
– 1 colher (sopa) de manjericão fresco (3 g)
– 1 colher (sopa) de salsa picada (3 g)
– 1 cebolinha grande fatiada (25 g)
– 1/3 xícara (chá) de óleo de soja e canola (65 g)
– ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
– Sal grosso à gosto
– Queijo parmesão ou orégano para polvilhar 

Moda de preparo:

Em uma vasilha coloque os cinco primeiro ingredientes e misture bem. Junte o sal e continue misturando a massa. Vá adicionando aos poucos a água até obter uma massa lisa e homogênea. Sobre uma assadeira retangular untada com óleo, coloque a massa abrindo-a bem. Cubra com plástico ou pano e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos ou até que dobre de volume. Com as pontas dos dedos faça furos por toda a extensão da massa. Cubra-os com os pedaços de ricota e tomates. Polvilhe a massa com as ervas e o queijo parmesão. Regue com o óleo de soja com canola, polvilhe com o sal grosso e deixe fermentar por mais 20 minutos.
Leve para assar em forno preaquecido, á temperatura de 180ºC por aproximadamente 30 minutos.

Fica a dica para fazer algo diferente para o lanche da tarde ou final de semana!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Bunge Brasil

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