Ensaio fotográfico de grávida

Como identificar o trabalho de parto

Olá meninas, o post de hoje é especial para as nossas queridas seguidoras grávidas. Afinal, como saber quando começa o trabalho de parto e quando é preciso correr para a maternidade?

Segundo Cinthia Calsinski, especialista em Obstetrícia com mestrado e doutorado em Enfermagem, o trabalho de parto difere de mulher para mulher e é impossível determinar exatamente quando ele começa. “Não é algo repentino; são mudanças fisiológicas que acontecem ao mesmo tempo no corpo”, explica.

Mas algumas ocorrências podem anunciar o trabalho de parto ou sensações que acontecem nas semanas ou dias que antecedem o mesmo. De acordo com a especialista em Obstetrícia , o parto pode ter início através:

Do rompimento da bolsa das águas.
Pode ser rompimento baixo (próximo à vagina, no qual a mulher sente água escorrendo) ou rompimento alto (o volume geralmente é menor, o que chama a atenção da mulher é o odor parecido com água sanitária).

No caso do rompimento da bolsa, sabe-se que o parto está próximo, porém, apenas o rompimento sem desencadear contrações não indica trabalho de parto ativo e pode ser necessário antibioticoterapia após algumas horas do rompimento. O mesmo raciocínio vale para a saída do tampão (veja abaixo).

Da saída do tampão mucoso
É um muco, uma secreção espessa que protege o bebê de contaminações externas. Quando ocorre sua saída, seja percebido na calcinha ou no vaso ao usar o banheiro, sabemos que o parto está próximo, mas ainda pode demorar mais de 10 dias.

Por contrações uterinas ritmadas e efetivas
Com intervalos constantes, as cólicas são parecidas com uma dor de barriga intestinal, mas há irradiação para a lombar. É o músculo se contraindo para dilatar o colo uterino e posteriormente expelir o bebê. Se houver de duas a três contrações em 10 minutos já é hora de ir para o hospital.

Atenção!
Quando se pode esperar ou quando se deve correr para a maternidade? Segundo Cinthia, a gestante pode ficar tranquila em situações como rompimento de bolsa e saída de tampão sem contração e contrações irregulares e esporádicas. Mas em casos de sangramento vivo, rompimento de bolsa com saída de líquido esverdeado (mecônio), contrações fortes com intervalos pequenos como 1 minuto, ela avisa: procure atendimento urgente.

Meninas, esperamos que estas orientações sejam úteis para vocês nesse momento tão lindo e maravilhoso que é o nascimento dos nossos filhos.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto (linda!): Sueli Zischler Photography

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.