oficina de cupcake

Brincadeiras lúdicas e divertidas para festa infantil

Uma das coisas mais legais da infância é a festa de aniversário. Lembro de esperar com ansiedade essa data e tenho ótimas recordações dos nossos aniversários (sempre eu e a Mari juntas porque somos gêmeas!). Naquela época as festas infantis eram feitas na garagem de casa e a gente se divertida à beça com os primos, os amigos da nossa rua e da escola (lembra mãe?? dava muito trabalho??).

Pensando nisso, selecionei algumas ideias de brincadeiras lúdicas e criativas para você preparar para a festinha dos seus filhos. Você pode adaptá-las de acordo com o número de convidados e a faixa etária das crianças.

Caça ao tesouro

Caça ao tesouroEssa é uma brincadeira simples, mas as crianças se empolgam! Esconda brinquedos/ prêmios pela festa, deixando pistas com dicas de onde encontrar a próxima pista até encontrar o tesouro. Contextualize a brincadeira com o tema da festinha.

Contação de histórias

Contação de históriasSe você tiver um espaço mais reservado no local da festa (sem tanto barulho), uma ideia é criar um momento para contar uma história divertida (não muito longa) para as crianças. Existem vários profissionais no mercado especializados em contação de histórias.

Dança das cadeiras

crianças brincandoEssa brincadeira é super tradicional e sempre faz sucesso. As crianças andam em volta de cadeiras e sentam quando a música parar. Quem fica sem assento, sai. E o vencedor é quem fica por último na brincadeira.

Brincadeira de mímica

mímica infantilTodo mundo gosta de brincar de mímica (até os adultos) porque é muito divertido! Você pode preparar com antecedência cartões com palavras simples como frutas, alimentos, lugares, coisas. Na hora de brincar, a criança seleciona um cartão e faz a mímica da palavra para os outros adivinharem.

Oficina de cupcakes 

oficina de cupcakeAs crianças amam! A atividade é diversão garantida tanto para os menorzinhos quanto para as crianças maiores. Providencie cupcakes já assados e coloque em uma mesa para as crianças fazerem a decoração com diferentes coberturas, confeitos, balinhas e outros itens.

Oficina de desenho

crianças desenhandoQuando o Serginho fez um ano de idade, imprimi vários desenhos com o tema da festa (Chaves) para as crianças pintarem. Você pode disponibilizar folhas em branco, desenhos para colorir, lápis coloridos e giz de cera, por exemplo. A atividade incentiva a interação entre as crianças e eles podem levar o desenho para casa.

Teatro de fantoche

teatro de fantochesVocê pode preparar com antecedência uma apresentação divertida de teatro de fantoche e também estimular que as crianças inventem e contem histórias com diferentes personagens (5 ou 10 minutos para cada criança fazer a sua apresentação, dependendo do número de convidados). 

E se você quiser ajuda profissional, hoje em dia existem vários serviços para festas infantis como os oferecidos pelo Estúdio V Festa com Cabanas e pela Perylampo Festas, fontes que consultei para preparar esse post!

Queridas, gostaram das sugestões? Alguma ideia diferente para dividir com outras mamães? Deixe seu comentário no final do post!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fotos: Divulgação Perylampo Festas, Estudio V Festas com Cabanas, Freeimages.com, Flickr, Google Images

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.