Educação transformadora pelo viés da maternidade

Olá meninas, é com muita alegria que neste Dia da Educação (28 de abril) contamos para vocês uma grande novidade: o blog Mamãe Prática agora é um blog parceiro do Todos Pela Educação. Estamos muito felizes e convidamos vocês a conhecerem a iniciativa 5 Atitudes Pela Educação, que você pode conferir aqui: www.5atitudes.org.br.

Segundo a instituição, como as grandes mudanças dependem do engajamento de todos, tanto por ações cotidianas quanto por valores colocados em prática, as 5 Atitudes buscam apoiar e incentivar a população brasileira a acompanhar de perto a Educação e a ajudar crianças e jovens a aprender cada vez mais e por toda a vida. Então, como nós, mamães, podemos fazer a nossa parte e nos engajar?

Eu e a Mamãe Prática Fabi somos filhas de uma professora que durante 30 anos trabalhou com a importante missão de alfabetizar crianças. Além disso, atuei durante cerca de 5 anos no segmento educacional, escrevendo reportagens e editando revistas para professores e gestores, inclusive para educadores de escolas públicas de todo o Brasil.

Essas experiências me mostraram e reforçaram ainda mais a importante dos pais em acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos. Mas esse interesse e participação não deve ser superficial, apenas para “cumprir tabela”, pois precisa ser verdadeiro, de coração. Por isso, neste Dia da Educação, olhemos com atenção para as nossas crianças, mesmo para aquelas que ainda não iniciaram o ensino fundamental, e nos perguntemos: estamos preparando os nossos filhos para uma vida escolar de sucesso?

Eu mesma fiz esta reflexão e, com orgulho, digo que sim. Minha filha Manuela (3 anos) já demonstra interesse pela leitura (chega até a brincar que está lendo e dá pra ver que existe uma vontade grande nela em realmente ler de verdade!). Minha pequena já sabe identificar muitas letras, já conta até quase 20 e canta todas as letras do alfabeto. Outro dia fiquei espantada (e muito feliz) quando ela disse “Mãe, estamos no G2!” enquanto eu estacionava o carro em um shopping center.

Contar muitas histórias para ela (com ou sem livros, na hora de dormir e até durante o processo de desfralde), enumerar objetos e partes do corpo (como na hora de tomar banho – “agora vamos lavar o braço ‘um’ e depois o braço ‘dois’”) e sempre fazer referências positivas à escola e o que ela irá aprender no futuro são exemplos de situações que vivemos no nosso cotidiano.

A minha filha está na fase dos “porquês” e eles têm sido uma ótima oportunidade para explicar a ela que muitos elementos da Física ou da Química, que ela irá aprender na escola, fazendo parte da nossa vida. Só para vocês terem uma ideia, algumas perguntas recentes foram: “Mãe, por que as nuvens andam com a gente, com o nosso carro?”, ”Mãe, o que tem aqui embaixo da rua?” e “Mãe, o que acontece com a gasolina? Como o carro ‘come’ a gasolina, onde ela vai parar? (e riu muito se divertindo com as possibilidades que vieram a sua mente)”.

Minhas abordagens são simples, “leves” e, sobretudo, feitas com amor e muito bom humor. É assim que eu procuro fazer a minha parte, pois sei que “lá na frente” ela vai estudar motivada e muito feliz por estar aprendendo algo novo e superando os seus desafios diários da vida escolar.

No site das 5 Atitudes vocês podem conferir vídeos inspiradores de pessoas que fazem a sua parte de outras formas, como estas outras mamães:

Conheça as 5 atitudes
1. Valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento.
2. Promover as habilidades importantes para a vida e para a escola.
3. Colocar a educação escolar no dia a dia.
4. Apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos.
5. Ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens.

Meninas, eu acredito que, sim, a ‪#‎educaçãotransforma‬. E você, mamãe, também acredita? O que você tem feito para fazer a sua parte? Conte pra mim aqui nos comentários!

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto de abertura: Divulgação/Todos pela Educação

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.