Exercícios para gestantes

Exercícios para gestantes: o que você precisa saber antes de começar!

“Sempre me exercitei, mas será que o exercício físico pode trazer riscos para a gestação?” “Não pratico atividade física, mas quero ter uma gravidez saudável, será que é a hora para começar a me exercitar? ”, “Quais os exercícios para gestantes?”

Pensando nas futuras mamães que nos acompanham, a educadora física Fernanda Vargas Amaral esclarece algumas dúvidas sobre a prática de atividade física na gestação. Com a palavra, a Fernanda:

1. Qual o tempo ideal de atividade física para a gestante?

Pelo menos 30 minutos por dia, de 3 a 5 vezes na semana. Caso seja difícil realizar 150 minutos de atividades físicas semanais, divida este período em pequenos pedaços de tempo durante todo o dia. Por exemplo, você pode realizar pequenos períodos de 10 minutos de atividade física moderada, que pode ser uma caminhada um pouco mais rápida até um restaurante no horário do almoço.

Dica: tenha sempre na sua bolsa um tênis ou um sapato mais confortável para, caso surja uma oportunidade, dar uma caminhada mesmo que seja para passear no shopping ou para ir até uma loja ver a última liquidação de produtos para bebê.

2. E para quem já pratica atividade física, o que deve ser alterado?

Devido à gestação, o corpo precisa de mais oxigênio para o bebê e sobrará menos oxigênio para se exercitar. Assim, ao se sentir mais cansada que o normal, não se culpe, diminua seu ritmo ou simplesmente pare e descanse. O corpo da gestante é inteligente e à medida que a barriga cresce, naturalmente a futura mamãe irá desacelerar a atividade: basta que as necessidades do corpo sejam ouvidas!

3. Como saber se a gestante está se exercitando na intensidade correta para não prejudicar o bebê?

Avalie sua respiração e sua frequência cardíaca. Aqui vai uma regra de ouro: você deve ser capaz de ter uma conversa normal, sem ofegar, enquanto está se exercitando!

4. As gestantes que já praticavam musculação antes de engravidar podem continuar com o mesmo treino?

Gestantes que praticam musculação devem tomar cuidado com a carga, priorizando séries de exercícios com mais repetições e menos carga. Os hormônios da gestação causam maior frouxidão em todos os ligamentos e articulações, tornando-os mais suscetível a entorses e lesões.

5. Quais são os outros exercícios para gestantes que podem ser praticados?

Encontre a atividade física que mais se adapte ao seu estilo de vida e ao seu momento atual. Sempre com consentimento do seu obstetra e evitando esportes de contato e atividades que possam jogá-la fora de equilíbrio, tais como passeios a cavalo, esqui, jiu jitsu.

6. Que outra recomendação você daria para as gestantes que querem se manter fisicamente ativas?

Hidrate-se! Sendo previamente ativa ou não, é importante hidratar-se regularmente durante todo o dia. Ao estar realizando uma atividade física, faça paradas periódicas para tomar o equivalente a um copo de água a cada 20 minutos.

A gestação e o crescimento do bebê dependem da qualidade de vida das futuras mães. Os especialistas estão de acordo no quanto é importante a gestante manter-se ativa: mulheres grávidas que se exercitam sentem menos os sintomas da gravidez, menos inchaços, relatam menos dores, mais energia, uma imagem corporal melhor e uma melhor recuperação pós-parto.

A gestação é um período especial e único da mulher, cada gestação é diferente. Por isso, é fundamental passar pela avaliação do obstetra antes de iniciar qualquer programa de atividade física e consultá-lo à medida que surjam dúvidas a respeito da sua saúde e da saúde de seu bebê.

Suporte durante a gravidez

Meninas, gostaram das dicas da Fernanda relacionadas aos exercícios para gestantes? Se você costuma ter dúvidas durante a sua gravidez ou se está tentando engravidar, vale muito a pena conhecer o Alô Mamãe, um serviço super bacana que foi criado para tirar essas e outras dúvidas das futuras mamães!

Mais sobre o Alô Mamãe:
O Alô Mamãe (parceiro do blog Mamãe Prática) é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante e seu bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato com você para fazer o acompanhamento da sua saúde e do seu bebê em cada período da gestação. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

As assinantes do Alô Mamãe também participam do clube Alô Mamãe, um clube de descontos exclusivos em lojas online com produtos para mamãe e bebê, além de receberem descontos de até 60% em medicamentos nas farmácias credenciadas.

Site: www.alomamae.net
Fone: 0800 888 8121

Beijos, da Mamãe Prática Mari

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8 comentários em “Exercícios para gestantes: o que você precisa saber antes de começar!”

  1. Eu fui uma sedentária na gestação e gostaria de ter tido uma consultoria especializada para exercícios físicos direcionados e assim não ter ficado tão parada. Excelente post para direcionar as gravidinhas a aproveitar melhor cada fase da gravidez.

  2. Ótimas as dicas. É importante fazer exercícios durante a gravidez, mas é importante ter a orientação correta e fazer o exercício adequado para cada uma. Eu fiz caminhadas e hidroguinástica. Uma coisa que foi ótima para mim na segunda gestção e que me fez sentir grande diferença foi a RPG.
    beijos
    Chris

  3. Eu já praticava atividade física antes de engravidar e só continuei. Claro que com acompanhamento e alterando algusn exercçios e me senti bem mais disposta. é muito bom fazer alguma coisa durante este período.

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