nascimento dos dentes

Nascimento dos dentes do bebê: cuidados e dicas para aliviar os incômodos

Olá meninas! O nascimento dos dentes de leite é uma preocupação de todas nós mamães (e papais), principalmente porque durante a erupção dos primeiros dentinhos é comum o bebê se sentir incomodado com a coceira na gengiva e, consequentemente, ficar mais irritado.  Lembro bem dessa fase!

Se você está com um bebê em casa provavelmente tem algumas dúvidas sobre a primeira dentição do seu pequeno, por isso, achei legal dividir com vocês essas informações que a pediatra e neonatologista Lisiane Dresch, especialista do Alô Mamãe, nos enviou sobre o tema.

Olha que curioso!

  • Em média, os primeiros dentes costumam aparecer a partir dos 6 meses, mas isso pode variar entre os bebês. No entanto, se os primeiros dentinhos não surgirem até os 18 meses é importante levar o bebê para uma avaliação com o odontopediatra!
  • No total, os bebês terão 20 dentes de leite que devem surgir até os 3 anos de idade.
  • Não existe cientificamente nada comprovado que o dente possa causar febre, diarreia ou aumento da salivação. Esses sintomas podem ocorrer também nesse período por outras causas.

Como cuidar

  • A coceira e o desconforto na gengiva durante o período de erupção dos dentes podem ser amenizados com uso de mordedores, especialmente os que vão à geladeira. Alguns especialistas também podem prescrever medicamentos tópicos ou fitoterápicos.
  • A higiene bucal deve ser iniciada, obrigatoriamente, quando o primeiro dente aponta. Nesse caso, você pode usar uma escova macia com creme dental especial para bebês, ou seja, com flúor em proporções recomendáveis e quantidade proporcional a um grão de arroz (converse com o seu odontopediatra).
  • As dedeiras de silicone são usadas para massagear a gengiva, mas não servem para higienização dos dentes.
  • Procure um odontopediatra para a primeira consulta assim que nascer o primeiro dentinho ou com 12 meses se ainda não tiver surgido nenhum.

O que não é legal

  • O uso de chupetas e mamadeiras pode prejudicar a dentição se forem utilizados de forma prolongada. Fique atenta!
  • Evite oferecer doces ao bebê antes dos 2 anos de idade. Dessa forma, seu filho poderá ter uma dentição mais saudável.

Sobre Alô Mamãe

O Alô Mamãe (parceiro do blog Mamãe Prática) é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê.

Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

As assinantes do Alô Mamãe também participam do clube Alô Mamãe, um clube de descontos exclusivos em lojas online com produtos para mamãe e bebê, além de receberem descontos de até 60% em medicamentos nas farmácias credenciadas.

Site: www.alomamae.net
Fone: 0800 888 8121

Vale lembrar que é importante consultar um odontopediatra sempre que surgir alguma dúvida sobre o nascimento dos dentes, além de manter visitas regulares a cada seis meses.

Aqui em casa, fazemos esse acompanhamento desde o surgimento dos primeiros dentes do Serginho, aos seis meses, e felizmente até agora ele não teve nenhum problema com a saúde bucal (ufa!!!).

Espero que as dicas da pediatra Lisiane sejam úteis e te ajudem a cuidar ainda melhor do seu bebê!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Estúdio Lidi Lopez

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades

3 comentários em “Nascimento dos dentes do bebê: cuidados e dicas para aliviar os incômodos”

  1. Aqui quando começou a dar sinal de que iam aparecer começamos a higienização com pano e água e depois passei para as dedeiras, para aliviar sempre tinha um mordedor por perto, principalmente aqueles que deixava na geladeira para ficar geladinho, a pediatra na época era homeopata então entramos com remédio manipulado e a fase aqui foi syoer tranquila, sem grandes dores, febres ou diarréias, o que teve muito era babação rs

    Bjs Mi Gobbato

  2. Adorei o post super completo. O primeiro dente da Lara nasceu quando ela tinha 3 meses, já o primeiro da Lia nasceu quando ela tinha 7 meses. Antes disso não faziamos a higienização porque elas se alimentavam exclusivamente de leite materno e o pediatra não recomendou. Mas depois, escova!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.