rotina

Rotina com filhos: como torná-la mais leve (e menos estressante)

Se você é mãe de bebê ou criança pequena talvez concorde comigo que a rotina com os filhos pode ser bem cansativa e estressante. Por mais que seja maravilhoso ter filhos, a maternidade real está longe de ser um conto de fadas.

Algumas (ou muitas) vezes os nossos dias são cheios de gritarias, brigas e correria, uma verdadeira maratona para dar conta de tudo e, ao mesmo tempo, criar e educar nossos filhos!

Durante uma simples manhã na semana, por exemplo, precisamos preparar o almoço, colocar roupa na máquina de lavar, limpar a sujeira do cachorro (aqui em casa são gatos), arrumar os filhos para a escola, responder dois ou três e-mails importantes de trabalho, nos arrumar para um compromisso e tantos outros afazeres (seja para quem é mãe integral ou quem divide o tempo com o trabalho fora de casa).

Mas fazer tudo isso com crianças por perto não é tão simples. Provavelmente o que faríamos em 1 hora, com os filhos juntos, levamos o dobro ou o triplo do tempo!

Alguém se identifica?

Minha rotina é quase sempre assim e, confesso, às vezes muito estressante. Tem horas que meu filho (4 anos) não quer tomar banho e colocar o uniforme da escolinha; não me deixa pendurar a roupa no varal; se está frio quer colocar roupa de verão e vice-versa; demora uma eternidade para comer e logo está na hora de sair; se pego o computador para resolver algo começa a “causar” pela casa; e por aí vai…

Também é assim na sua casa? Então estamos todas no mesmo barco!

Como deixar a rotina com a criança mais leve

Depois de muito refletir e ler sobre o assunto (maternidade – filhos – como educar) comecei a entender que nossos filhos estão apenas sendo crianças. Tudo o que eles querem é a nossa presença e atenção (100% do tempo se possível), além de brincar, brincar e brincar.

Foi então que comecei a incorporar mais brincadeiras na rotina com meu filho e percebi que esta é uma maneira de descomplicar o estresse do dia a dia, a rotina com as crianças. E sabe o que mais? Tem funcionado!

Se ele não quer ir tomar banho, digo que o último a chegar é a mulher do sapo, que vou chegar antes dele (aí ele vai correndo e se diverte!). Se não quer sentar para comer, chamo os amiguinhos para o almoço (o urso, o dinossauro ou outro brinquedo), falo para ele fazer boca de jacaré, de leão, de tubarão.

E se estou cuidando dos serviços de casa (roupa, faxina, comida), tento envolvê-lo de alguma forma para ele ajudar. Outro dia enquanto eu cozinhava brincamos de pizzaria. Eu fingia que ligava para a “Pizzaria do Serginho”. Ele atendia, perguntava o que eu queria, eu fazia o pedido e ele brincava com as comidinhas dele. No fim, foi divertido e rimos juntos, consegui cozinhar e ele teve a minha atenção.

Dessa forma, tenho aprendido a deixar a nossa rotina mais leve e descomplicada.

Como sei que muitas mamães, como eu, vivem essas situações e dilemas, quero compartilhar com vocês algumas ideias e sugestões de brincadeiras (super simples) que podem ser incorporadas no dia a dia com as crianças. Olha só:

1 – Faça cócegas quando o seu filho estiver nervoso ou fazendo birra. Isso irá tirar o foco da situação!

2 – Imitem bichos juntos enquanto você faz algum serviço de casa.

3 – Cantem e inventem musiquinhas para a hora de lavar a mão, de comer, de tomar banho ou ir dormir. Essa estratégia aumenta a colaboração da criança para fazer algo.

4 – Convide a criança para participar da cozinha. Ela pode lavar o alface, juntar ingredientes, misturar algo na vasilha ou simplesmente brincar de comidinha enquanto você cozinha. Esse é um hábito que contribui para o interesse das crianças pelos alimentos.

5 – Deixe a criança ajudar nos serviços da casa. Exemplo: enquanto você pendura a roupa lavada, peça para seu filho lhe dar o pregador ou as peças de roupa. Enquanto você varre o chão da cozinha, peça para ele “varrer” o quintal.

6 – Na hora de comer, brinquem quem vai fazer a maior boca de leão e chamem os “amigos” para almoçar o jantar. Pode ser um brinquedo, um super-herói, um ursinho.

7 – Leve brinquedos para o banho e use canetas coloridas de azulejos para criarem uma história na parede do banheiro.

8 – Dentro do carro, brinquem de achar carros ou coisas na rua de diferentes cores (vermelho, preto, laranja, branco…)

9 – Brinquem de inventar uma história. Você começa “Era uma vez um gato que vivia no telhado…”, a criança complementa e vocês vão criando juntos uma historinha.

10 – Combinem um horário para brincar. Por exemplo, diga que depois de tomar banho e jantar vocês irão sentar e brincar juntos de massinha, de desenhar ou outra coisa.

Espero realmente que essas dicas possam ser úteis para a sua família e que você também consiga, aos poucos, criar uma rotina mais gostosa e menos estressante com seus filhos.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Registro da querida Luciana Morassi (Eu e meu filho Serginho, na época com quase 2 aninhos)

OBS: Escrevi esse texto, originalmente, para o site do projeto Descomplica Mãe. Fica a dica para você conhecer: http://descomplicamae.com.br/

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

12 ideias sobre “Rotina com filhos: como torná-la mais leve (e menos estressante)”

  1. Fabi do céu! Achei que estava lendo um texto meu!! Aqui em casa é EXATAMENTE igual! Até a idade do filho! Por aqui também uso dessas estratégias. E propor uma corrida para o chuveiro é certeza de diversão e banho na hora Amei o post!!

  2. Que delícia de Post… aqui é muito parecido e algumas destas estratégias já usamos em casa e outras aprendi e vou aplicar ehehe!!! bjooo

Deixe uma resposta