Brincadeiras

Brincadeiras para seu filho lembrar a vida toda

Olá meninas, recentemente aconteceu a 1ª Jornada do Brincar, um evento 100% online e gratuito para pais, cuidadores e educadores que reuniu informações valiosas quando o assunto são as brincadeiras e o papel do brincar como ferramenta de transformação da criança. Até 20 de outubro, você pode se inscrever aqui para assistir a todas as palestras gratuitas.

E as organizadoras do evento (do Instituto Brincar) prepararam um artigo muito especial sobre o brincar exclusivo para você, nossa leitora. Com a palavra, a pedagoga Natalia Vitorino:

Bolinha de gude, queimada, jogo de botão, pega-pega, esconde-esconde…

Será que somente as brincadeiras antigas são as melhores brincadeiras?

Acreditamos que o brincar, de qualquer forma e em qualquer idade, auxilia no desenvolvimento da criança. Um brincar livre, direcionado, mas que seja principalmente divertido e que fique eternizado na mente das crianças, aquela brincadeira que nos dá lembranças maravilhosas quando crescemos!

E quem pode desenvolver melhor as crianças? Aquelas pessoas queridas que que estão mais perto delas. Além dos pais, trata-se da rede de apoio, como tios, primos, avós, vizinhos e amigos são fundamentais para que isso aconteça da melhor forma possível.

Contar histórias por meio de livros, histórias inventadas, criar junto, desenvolver alguma atividade de criação em conjunto com as crianças são algumas das possibilidades de perpetuar isso para sempre.

Tenho grandes memórias de brincadeiras com meus primos, no sítio que frequentávamos em família: jogávamos futebol, queimada, vôlei; brincávamos de pega-pega e polícia e ladrão; brincávamos na piscina e fazíamos teatro para a família inteira.

Eram dias mágicos, contávamos nos dedos os dias durante o ano para que pudéssemos estar juntos e até hoje, mais de 20 anos depois, nos reunimos e lembramos dessas histórias.

E você? Que memórias do brincar está criando com a sua criança?

A Alessandra Palazzin, também do Instituto Brincar, completa este artigo com dicas de brincadeiras para nossas crianças lembrarem por toda a vida. Veja que bacana:

Sugestões de brincadeiras com bola

Como brincar com bola

1. Para menores de 1 ano: boliche sentado
Para os bebês que já sentam sozinhos, colocar uma bola entre as pernas e ele rola ou joga a bola para derrubar os pinos (ou garrafas de água vazias). Só precisa de 1 pino para a brincadeira ser sucesso.

 2. Para bebês que já estão andando: rolar a bola!
Vamos rolar a bola “gigante” até o outro lado da sala? E para ficar mais divertido, ainda cole com durex as pontas de algumas tiras de papel ou fitas de cetim em uma parte da bola. Seu filho vai adorar vê-las se movimentando, aparecendo e desaparecendo enquanto a bola rola.

3. Para os maiorzinhos: dança da laranja adaptada
Lembra da brincadeira da dança da laranja? Esta é parecida, só que com bola. Você pode começar usando uma bola não tão pequena para facilitar. E, ao invés de uma música, uma tarefa: levantar e abaixar os braços dez vezes, por exemplo. As tarefas vão mudando e as crianças podem sugeri-las também.

Mais sobre a 1ª Jornada do Brincar
A 1ª Jornada do Brincar é organizada por Jacque Leandro, do Criando com Empatia, Graziela Portiolli Faelli e Alessandra Palazzin, do Tempo Mágico, e Natália Vitorino, do Tempo para Brincar. Em cada um de seus projetos individuais elas procuram auxiliar pais a fazer de seu tempo com as crianças o melhor possível, gerando um futuro melhor. “Por isso nos unimos num projeto que visa trazer esse conhecimento do brincar dentro e fora da escola na Jornada do Brincar, de 16 a 20 de outubro”, conta Natália. Acesse aqui a programação: www.institutobrincar.com.br

Criando AMORas na Jornada do Brincar
Meninas, espero que vocês tenham gostado destas dicas e que aproveitem ao máximo essa semana na Jornada do Brincar! Eu estive no evento, no dia 18/10, às 10h, com a palestra: “Alimentação lúdica: como fazer comidas criativas com frutas, legumes e verduras”. Para assistir a minha palestra, inscreva-se aqui: http://bit.ly/OLudicoNaCozinha

O lúdico na cozinha

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

 

Deixe uma resposta